Normalmente, a cirurgia consiste em realizar uma descompressão do nervo, ou seja, eliminar os fatores que causam a compressão. Este é um procedimento que costuma ser minimamente invasivo e trazer excelentes resultados desde que feito no momento correto e de maneira completa (liberação completa da compressão).
Como é feita a cirurgia de transferência de nervos? Trata-se de microcirurgia. O material cirúrgico utilizado é muito mais delicado do que o usado em outras cirurgias. Vemos na parte de cima alguns instrumentais cirúrgicos usados de rotina em cirurgia da mão.
É importante entender que os nervos se regeneram a uma taxa muito lenta, cerca de um milímetro por dia. Portanto, a recuperação é um processo longo e gradual, que geralmente leva vários meses a um ano. Geralmente utilizamos imobilização nas primeiras semanas, dependendo do tipo de lesão e da localização.
Evitar atividades que causam dor, realizar fisioterapia apropriada com as medicações orais e bloqueios seletivos da raiz nervosa ou injeções epidurais de esteroides na área de irritação e inflamação garantem o bom resultado do tratamento.
O QUE É A MINHA ESPECIALIDADE CIRURGIA DE NERVOS PERIFÉRICOS
O que acontece se perder um nervo?
Também perderá o comando dos músculos que são controlados por aquele nervo. Os músculos se tornam flácidos e sem função, podendo ocasionar deformidades nas articulações. Sempre que há um corte no local anatômico do trajeto de um nervo e há dormência na pele, existe uma forte suspeita de ruptura do nervo.
Como fazer: deitar no chão com a barriga para cima, com as pernas estendidas. Dobrar a perna direita e colocar a mão em volta do joelho. Puxar a perna suavemente para o lado esquerdo do corpo o máximo que conseguir, sem fazer esforço excessivo, pois deve-se sentir o alongamento sem dor.
Ao contrário do que se pensa, o nervo é capaz de se regenerar, total ou parcialmente, mesmo quando seccionado, dependendo, para isso, de um tratamento correto e tempestivo.
O procedimento completo dura de 4 a 6 horas e a recuperação costuma ser rápida. “Com os testes feitos durante a cirurgia, o paciente pode ter alta em poucos dias”, afirma Dr. Mattozo. A Craniotomia com o paciente acordado é realizada no Hospital Marcelino Champagnat desde julho de 2019.
Quando a lesão nervosa resulta em uma separação limpa sem perda significativa de tecido nervoso, a reconstrução pode ser feita por meio de um reparo direto. Este método envolve a sutura das extremidades cortadas do nervo.
Terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas especializados em lesões nervosas são essenciais para ajudar os pacientes a recuperar a função muscular e sensorial.
O efeito do bloqueio de nervos pode durar até 48 horas. Durante este período, a parte do corpo que foi anestesiada sentir-se-á muito pesada e terá de ser apoiada até que os seus músculos comecem a atuar novamente.
A cirurgia de nervos periféricos é uma opção valiosa para pacientes que sofrem de dor crônica e disfunção nervosa devido a lesões ou compressões nervosas. Com diagnóstico preciso e planejamento cuidadoso, muitos pacientes podem experimentar alívio significativo da dor e melhora da função após a cirurgia.
Depende do tipo de lesão e do tipo de nervo que foi acometido. Lesões desmielinizantes podem se recuperar em alguns meses, lesões axonais podem demorar de meses a anos. Há ainda os casos de lesão permanente.
É fundamental entender que os nervos podem sim se regenerar, mas isso acontece de forma muito lenta e nem sempre 100% eficiente. O processo pode levar meses a anos e depende da gravidade da lesão. Então, fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento rápido melhora muito as chances de recuperação.
Traumas – acidentes, fraturas ou cirurgias podem causar lesões nos nervos que levam a dores agudas, de grande intensidade, no período pós-operatório. Essas dores podem se tornar crônicas caso não sejam tratadas adequadamente.
demonstraram que as vitaminas B12, B6 e B1 (piridoxina 50mg, tiamina 50mg, cianocobalamina 1mg) associadas a anti-inflamatórios (diclofenaco 50mg) reduziram mais eficazmente a lombalgia aguda que o anti-inflamatórios isoladamente.
O Citoneurin 5000 é recomendado para tratar condições que afetam os nervos periféricos, como neurites e neuropatias, oferecendo suporte e estimulando a função neurológica.
Sabemos que uma alimentação balanceada e rica em vitamina B12 e ácido fólico ajuda na manutenção da boa saúde do sistema nervoso. Importante também evitar consulmo exagerado de álcool, que prejudica muito o sistema nervoso quando em excesso, e evitar cigarro de todas as formas.
Existem várias causas para os nervos comprimidos. A hérnia de disco é uma das causas mais comuns, em que um disco entre as vértebras da coluna vertebral se projeta para fora e pressiona os nervos ao redor. No entanto, outras condições também podem levar à compressão dos nervos, como: Estenose espinhal.
O que fazer quando o nervo das costas sai do lugar?
Medidas conservadoras, como fisioterapia, exercícios de fortalecimento e medicamentos para dor, são comuns. Em casos mais severos, onde há comprometimento neurológico ou falha no tratamento conservador, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
Cervicobraquialgia se trata de uma dor na região da coluna, mais especificamente, nas vértebras cervicais (C1 a C7). Ele é caracterizada por uma dor na área do pescoço que irradia para os braços, cotovelo, antebraço, punho e mãos, seja de forma uni ou bilateral.