Avaliação Psicopedagógica Institucional Isso é feito por meio de observações, entrevistas com membros da equipe escolar (como diretores, professores, orientadores educacionais), análise de documentos institucionais e dados estatísticos e aplicação de questionários.
O processo de avaliação inicia-se com uma entrevista de anamnese aos pais (a história de vida), onde são recolhidos dados fundamentais referentes à criança, assentes no seu desenvolvimento, história clínica, percurso escolar, dinâmicas familiares e outros fatores considerados relevantes.
As provas podem durar de uma a duas sessões. São análises de desenhos que o sujeito faz, guiado pelo psicopedagogo. Essa aplicação tem o objetivo de investigar a rede de vínculos que o sujeito tem. Os três vínculos analisados são o escolar, o familiar e o vínculo consigo mesmo.
Em que consiste a avaliação psicopedagógica? Esse processo tende a investigar e observar os caminhos que influenciam o ensino e a aprendizagem da criança, por meio do levantamento de informações sobre o aluno. O diagnóstico originado dessa análise é fruto do trabalho investigativo realizado.
Na avaliação psicopedagógica o profissional vai tratar de apurar sobre o processo de aprendizagem do indivíduo, procurando compreender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.
O período para uma avaliação psicopedagógica dura em torno de 8 a 10 sessões. Cada sessão tem a duração de 40 a 50 minutos, conforme combinado com a família, e estas sessões podem acontecer uma ou duas vezes por semana.
Testes Psicométricos (avalia o funcionamento cognitivo) Testes Psicopedagógicos (avaliam dificuldades ao processo de aprendizagem) Análise de Trabalhos Escolares. Questionários (aplicados a pais e professores para avaliar o comportamento do aluno)
Os psicopedagogos podem contribuir para a avaliação diagnóstica por meio da identificação de padrões de comportamento e dificuldades de aprendizagem que são consistentes com o TDAH.
Quais são os instrumentos utilizados na avaliação psicopedagógica?
Dessa forma, os instrumentos para auxiliar na avaliação psicopedagógica da discalculia elencados por esta pesquisa são: BAC-MAT, Protocolo de Cálculo e Resolução de Problemas, Prova Aritmética, TDE, TDE-II, THM e Escala de Ansiedade à Matemática.
Logo, entendemos que a avaliação psicopedagógica serve primeiramente para o sujeito, para que ele compreenda qual é a sua maneira de aprender e com isso se reconheça como um sujeito singular, sujeito autor de sua aprendizagem.
QUANTO CUSTA UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA? Segundo a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, os valores da avaliação tem uma variação entre R$800,00 a R$1.200,00 (de 3 a 4 sessões de 1h e 1/2 para elaboração de relatório. Normalmente é solicitada por profissionais da saúde para fechamento de diagnósticos).
Esse laudo é utilizado para identificar dificuldades de aprendizagem, distúrbios, transtornos ou necessidades educacionais especiais que possam estar afetando o processo de aprendizado do indivíduo.
Testes Psicopedagógicos são instrumentos que auxiliam o profissional a identificar dificuldades de fala, leitura ou escrita. A identificação do problema por meio dos testes psicopedagógicos permite que profissional elabore o plano de intervenção mais apropriada para a escola, pais e na clínica.
Como se aplicam as provas e testes psicopedagógicos?
A avaliação psicopedagógica inicia-se com uma entrevista com os pais ou responsáveis pela criança, nela o psicopedagogo também irá analisar o material escolar, as atividades de leitura, escrita, matemática, como também aplicar testes e provas que avaliem o nível de pensamento e outras funções cognitivas.
O que o psicopedagogo deve fazer após a primeira entrevista?
E somente após a entrevista com os pais e com a criança, o psicopedagogo poderá indicar qual será o tratamento necessário. Caso ele identifique outros problemas, ele poderá indicar um psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, ou outro profissional qualificado para ajudar no tratamento.
A Psicopedagogia é uma abordagem de fundamental importância para intervir nos Transtornos de Aprendizagem. Os Transtornos de Aprendizagem mais comuns são: a Dislexia, a Discalculia e o Transtorno de Déficit Atenção Hiperatividade – TDAH, mas existem outras dificuldades de aprendizagens mais brandas ou mistas.
Na sessão de Devolutiva, o psicopedagogo comunica, verbalmente, através do Informe Psicopedagógico, aos pais ou responsáveis, os resultados do Diagnóstico e as conclusões a que chegou sobre a problemática apresentada na queixa. Deve-se iniciar a Devolutiva pelos aspectos mais positivos do sujeito ou do grupo.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.
No diagnóstico psicopedagógico clínico é necessário identificar como acontece o processo do desenvolvimento do sujeito assim como seus aspectos emocionais, cognitivos, relação familiar e grupos sociais em que ele vive para que possa compreender sintomas.
Quais são as etapas de uma avaliação psicopedagógica?
O atendimento psicopedagógico é estruturado em duas etapas: diagnóstico e tratamento. O diagnóstico permite que o psicopedagogo realize uma investigação detalhada e descubra quais fatores estão interferindo na aprendizagem do sujeito.
Em resumo, os testes e avaliações psicopedagógicas são ferramentas importantes para ajudar a identificar necessidades educacionais especiais e desenvolver planos educacionais individualizados.
Assim, a avaliação psicopedagógica contempla: a avaliação do desenvolvimento intelectual, das funções atencionais, do perfil de autorregulação comportamental, assim como a avaliação ao nível dos desempenhos das diferentes aprendizagens como a leitura, escrita e o raciocínio lógico-matemático.