São dois passos simples, olha só:
- Passo 1: Somar os últimos 12 salários de contribuição (que precisam estar dentro de um período máximo de 15 meses)
- Passo 2: Dividir o valor da soma por 12 (meses de contribuição) pra descobrir o salário-maternidade.
Como é calculado o valor do salário-maternidade?
A renda do mensal do benefício corresponderá a 1/12 (um doze avos) da soma dos 12 últimos salários de contribuição, apurados em período não superior a 15 meses, anteriores ao fato gerador. O valor do benefício é limitado ao máximo do salário de contribuição.Qual é o valor do salário-maternidade em 2024?
Para aquelas que estão empregadas, o valor do salário maternidade será exatamente igual ao seu salário atual na empresa. Para empregadas domésticas, o valor será do último salário de contribuição pago pela Previdência Social. Para seguradas especiais, o valor será de um salário-mínimo, que em 2022 foi de R$1.212.Como funciona o pagamento do salário durante a licença-maternidade?
Quem trabalha com carteira assinada recebe durante a licença-maternidade o mesmo valor do salário pago pela empresa. Vale também para as trabalhadoras avulsas. No caso de remuneração variável, como acontece com quem ganha por comissão, o valor do benefício será a média das últimas seis remunerações.Como calcular licença-maternidade 120 dias?
Exemplo de cálculo
- Calcula-se o valor da Maior Remuneração em 13º: Exemplo: R$ 1.704,00.
- Este valor é dividido por 30 para chegar ao valor de 1 dia: ...
- Divide-se o valor de 01 dia pelos Avos de Direito, neste exemplo, 12: ...
- O valor encontrado é multiplicado pelos dias de maternidade (120 dias):
Como calcular o valor do SALÁRIO MATERNIDADE?
Como calcular a média da licença-maternidade?
Para segurada EMPREGADA: valor mensal igual à sua remuneração integral, no mês de seu afastamento ou em caso de salário variável, igual à média dos 6 (seis) últimos meses de trabalho, apurada conforme a lei salarial ou dissídio da categoria (art. 393 da CLT).O que mudou na licença-maternidade 2024?
A inclusão das trabalhadoras da economia informal em programas de auxílio durante a licença-maternidade é uma das mudanças mais significativas de 2024. Agora, essas mulheres têm acesso a um auxílio financeiro, garantindo proteção mesmo sem um vínculo empregatício formal.Como calcular a volta da licença-maternidade?
Quanto tempo é a licença-maternidade? 120 dias, a contar do dia do nascimento ou até 28 dias antes mediante atestado médico. Mais duas semanas de repouso antes e depois do parto, também mediante atestado. 120 dias, mediante apresentação de termo judicial.Como deve ser pago o salário maternidade?
Para a segurada: empregada e trabalhadora avulsa: o salário-maternidade consistirá numa renda igual a sua remuneração integral. empregada doméstica: corresponderá ao valor do seu último salário de contribuição.Quantas parcelas tem o salário maternidade?
Em quantas parcelas é assegurado o salário maternidade? Em uma parcela única, no valor médio dos salários recebidos nos últimos 12 (doze) meses, contanto que esse média não seja inferior a um salário mínimo.O que pode ser descontado do salário-maternidade?
Durante a licença-maternidade, alguns descontos podem ser realizados normalmente, tais como FGTS, INSS e IRRF. O salário-maternidade conta como tempo de contribuição e, por isso, há o desconto do INSS. O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) também desconta normalmente do salário-maternidade.Como consultar o salário-maternidade?
O salário maternidade para a(o) empregada(o), deve ser pago diretamente pela empresa.
- Pedir o benefício. Entre no Meu INSS; Clique no botão“Novo Pedido”; Digite “salário-maternidade urbano”; ...
- Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;