O cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.
Como deve ser feito o pagamento do décimo terceiro?
duas parcelas: 1ª deve ser paga até 30 de novembro e a 2ª, até 20 de dezembro; parcela única: empregador pode optar por pagar o 13º em uma parcela única, desde que o valor seja depositado até 30 de novembro; férias: 1ª parcela do 13° salário pode ser recebida nas férias, caso faça parte da política da empresa.
Qual é o valor da primeira parcela do décimo terceiro?
O décimo terceiro salário deve ser pago pelo empregador em duas parcelas. A primeira parcela deve ser creditada ao trabalhador entre o período de 1º de fevereiro a 30 de novembro. Essa primeira parcela corresponde a 50% do valor total do décimo terceiro salário e é conhecida como adiantamento do décimo terceiro.
Quando sai a primeira parcela do décimo terceiro 2024?
Quando vai sair a primeira parcela do décimo terceiro do INSS 2024? A primeira parcela do 13º salário do INSS 2024 vai sair 24 de abril para beneficiários com NIS final 1 que recebem até um salário mínimo.
COMO CALCULAR O DÉCIMO TERCEIRO SALARIO? 🤔 Cálculo do 13º Salário 💲 Passo a Passo Explicado 2022
Qual o valor do décimo terceiro de um salário mínimo 2024?
Para calcular seu décimo terceiro, basta você dividir o seu salário bruto por 12 e depois multiplicar pelos meses em que você trabalhou no ano. Por exemplo, se você entrou na empresa em março de 2024, então o seu décimo terceiro em 2024 deve ser 1/12 do seu salário multiplicado por 9 meses trabalhados.
Basta ter trabalhado, no mínimo, 15 dias na empresa para receber a gratificação. Nos casos em que o empregado tenha trabalhado durante um ano na empresa, ele receberá o equivalente a um salário de um mês. Se tiver trabalhado menos que um ano, ele receberá o valor equivalente aos meses trabalhados.
Como fazer o cálculo do décimo terceiro em parcelas? Divida o salário bruto por 12, multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados e divida por 2. A primeira parcela é paga sem descontos, e da segunda parcela devem ser feitos os descontos legais, como INSS e IRRF.
Como é dividido as duas parcelas do décimo terceiro?
O cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.
Em resumo, os descontos no 13º salário incluem Imposto de Renda, INSS e FGTS, sendo que esses descontos ocorrem na segunda parcela, caso o pagamento seja dividido. Certifique-se de entender as faixas de desconto de INSS de acordo com sua faixa salarial.
O número de pessoas que recebe até um salário mínimo é de 27.640.302. Os que ganham acima do piso nacional somam 12.260.428 pessoas, segundo dados de janeiro deste ano. Os beneficiários podem saber quanto vão receber de duas formas: ligando para a central de atendimento 135 e pelo aplicativo ou site Meu INSS.
O décimo terceiro é pago de maneira parcelada. Primeira parcela do décimo terceiro: metade do décimo terceiro precisa ser paga até o dia 30 de novembro. Nesta parcela, é pago 50% do salário bruto, sem os descontos.
Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ser feito até o dia 30 de novembro. O pagamento feito em uma única parcela apenas em dezembro é ilegal.
1º - A gratificação salarial instituída pela Lei número 4.090, de 13 de julho de 1962, será paga pelo empregador até o dia 20 de dezembro de cada ano, compensada a importância que, a título de adiantamento, o empregado houver recebido na forma do artigo seguinte. Parágrafo único. (Vetado).
A gratificação natalina (13º salário) era paga no mês de dezembro, entretanto, a partir de dezembro de 2007 passara a ser paga na data do aniversário, o que proporcionara prejuízos posto que faz aniversário antes de dezembro.
O que significa que o parcelamento do 13º salário deve ocorrer em duas parcelas, onde a primeira deve ser equivalente a 50% do valor estabelecido como direito, e o pagamento deve ser feito até o dia 30/11 do ano vigente, e a segunda, com os 50% restante, o pagamento deve ser feito até o dia 20/12 do ano vigente.
Para calcular a segunda parcela, subtraia o valor da 1ª parcela do valor total do 13° salário e desconte os valores referentes ao INSS e Imposto de Renda, quando aplicáveis.
Como calcular o décimo terceiro salário? O valor do 13º salário é calculado considerando a quantidade de meses trabalhados em determinada empresa. Assim, o salário base é dividido em 12 e multiplicado pela quantidade de meses que aquele trabalhador esteve vinculado à fonte pagadora.
Porque a segunda parcela do décimo terceiro e maior?
Como disse ainda nesse tópico, o valor da segunda parcela é menor do que o da primeira. Mas, o que isso quer dizer? É simples, isso quer dizer que a segunda parcela da bonificação acaba sofrendo os descontos do INSS e do Imposto de Renda. E isso implica na maneira de como fazer o cálculo do décimo terceiro.
O que é descontado na segunda parcela do décimo terceiro?
O que é descontado no décimo terceiro salário? A segunda parcela do 13º salário tem desconto do INSS e do Imposto de Renda. Também são descontados pensão alimentícia, faltas e atrasos não justificados, se for o caso, entre outros.
Embora a lei não recomende o pagamento do 13º salário em parcela única, também não há uma proibição explícita. Portanto, se a empresa optar por esse formato, o pagamento deve ser feito até a data-limite da primeira parcela, que é 30 de novembro, conforme estabelecido pelo Art. 2º da Lei nº 4.769/1965: “Art.