1 – Amoleça a casca do coco. O primeiro passo para plantar um coqueiro é escolher um coco fresco, com água dentro, e mergulhá-lo em um balde com água. ...
No caso do coqueiro o que ocorre é uma dupla fecundação. Um gameta masculino se une à célula ovo, oosfera, dando origem ao embrião. Outros dois gametas femininos se unem dentro do próprio fruto e a eles se junta outro gameta masculino. Esse casamento dará origem ao endosperma, o tecido nutritivo que envolve o embrião.
As variedades anãs iniciam a germinação entre 40 e 60 dias, enquanto que as gigantes levam de 100 a 150 dias. As sementes que não germinarem até 120 dias devem ser eliminadas.
Quando a produção se destina ao consumo da água de coco, o fruto deve ser colhido entre 6 e 8 meses de idade. Quando o destino da produção é a industrialização e/ou venda do fruto seco in natura, como também para utilização da semente para produção de mudas, a colheita deverá ser realizada entre 11 e 12 meses de idade.
Para alcançar uma boa produção, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, com boa disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade. Igualmente importante é contar com a qualidade da muda que originou a planta adulta.
Como plantar muda de coco corretamente? passo a passo
Quanto tempo leva um pé de coco para produzir?
No geral, o coqueiro-anão começa a produzir frutos com dois ou três anos de idade. Em média, ele pode produzir até 14 cachos por ano. Após a colheita, é interessante fazer uma limpeza da copa, retirando folhas secas e podando galhos, para garantir que a planta continue frutificando.
1 – Amoleça a casca do coco. O primeiro passo para plantar um coqueiro é escolher um coco fresco, com água dentro, e mergulhá-lo em um balde com água. ...
Cada coqueiro pode produzir ao ano uma média de 200 frutos, sendo 15 cocos por cada cacho a cada trinta dias. De acordo com o instrutor, o coco exige alguns cuidados especiais.
Folha do coqueiro, cortar a folha do coqueiro deve ser evitado pois as folhas do coqueiro ao envelhecer protegem as mais novas, evitas fungos #OscarMT.
O solo precisa estar sempre úmido para favorecer a absorção dos nutrientes pela planta. Entretanto, é preciso atenção para não deixá-lo encharcado, pois há risco de apodrecer as raízes. Regar a terra de duas a três vezes por semana é o suficiente.
Para coqueiros da variedade Gigante, o triângulo deve ter 9 m de lado, totalizando 142 plantas/ha. No caso dos Anões, a recomendação seria adotar uma distância de 7,5 m (205 plantas/ha), e para as cultivares híbridas 8,5 m (160 plantas/ha).
Freixa e Chaves (2008) também concordam que a fruta, coco, é de origem asiática, porém afirmam que foram os africanos que o trouxeram para o Brasil e Radel (2012) ressalta que o fruto foi trazido das praias de Cabo Verde para a Bahia pelos portugueses e o coqueiro foi levado pelos portugueses para Cabo Verde na volta ...
Fatores como o clima do local de plantio, hidratação e nutrição podem influenciar na queda de cocos. Os cachos do meu coqueiro ficam pretos e os frutos, ainda pequenos, caem.
Desde o primeiro ano de cultivo até a idade adulta, mais de 80% das raízes absorventes do coqueiro-anão irrigado concentram-se até 0,6 m de profundidade (Fig. 2). Cerca de um ano e meio após o plantio, mais de 80% das raízes absorventes encontram-se até 0,6 m de distância do tronco.
É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.
As melhores condições de umidade relativa para se obter boas produções da cultura do coqueiro são aquelas entre 60% e 85%. Nas folhas das plantas, existem orifícios, invisíveis a olho nu, pelos quais as plantas transpiram parte da água que retiram do solo, e absorvem o CO2 da atmosfera.
Imersão: Mergulhe o coco em um recipiente com água por 2 a 3 dias. Isso acelera a germinação. Preparação do Solo: Se plantar em um vaso, escolha um grande e preencha com solo de boa qualidade. Se plantar no solo, opte por um local ensolarado com boa drenagem.
A casca, composta principalmente por fibras, é bastante espessa e serve para proteger a semente. A parte da semente do coqueiro que dá origem a uma nova planta é uma estrutura de menos de 1 centímetro, que fica junto à parte branca do fruto. Ao encontrar a terra, ela germina, criando um novo coqueiro.
Quantos litros de água um pé de coco precisa por dia?
As áreas das unidades de produção variam de 3 ha a 250 ha, ou seja, plantios de pequena e média escala. Os volumes médios de irrigação variaram de 55 L/planta/dia a 222 L/planta/dia, sendo que 45% aplicam uma quantidade próxima a 150 L/planta/dia, a qual é comumente denominada como a lâmina nominalmente aplicada.
Recomenda-se utilizar uréia, superfosfato triplo, cloreto de potássio, óxido de magnésio e bórax. Para reduzir o fornecimento de fertilizante nitrogenado, pode-se fazer o plantio de alguma planta leguminosa como cobertura verde.
Em geral, os vasos de barro são os mais indicados para o cultivo do coqueiro em casa, já que eles têm maior permeabilidade, o que auxilia na drenagem e na retenção de nutrientes. Como o coqueiro é uma planta de alto porte, invista em um vaso grande, com pelo menos 50 cm de profundidade.