Com o paciente em decúbito dorsal, é feita a análise da anatomia abdominal, localizada entre o umbigo e a crista ilíaca direita. Inicialmente McBurney colocou como medida 1,5 a 2,0 polegadas (3,8 a 5,0 cm) de uma extremidade superior do lado direito do osso pélvico, fazendo uma linha imaginaria até o umbigo.
Ponto de McBurney é um ponto situado entre o umbigo e a espinha ilíaca ântero-superior. Quando o apêndice está inflamado (apendicite), pode ser percebida uma sensibilidade no quadrante inferior direito, no ponto de McBurney.
O ponto de Mc Burney é aquele localizado na linha imaginária traçada entre a espinha ilíaca ântero-superior e o umbigo, na junção entre o terço lateral e o terço médio. Legenda: Ponto de McBurney.
Sinal de Blumberg. O sinal de Rovsing é realizado pela palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome, embora o paciente apresente dor no quadrante inferior direito. Assim, caso o paciente sinta dor, é também um indicativo de apendicite. . O sinal do Obturador é feito à flexão e rotação externa da coxa direita.
É a mais usada para acessar o apêndice vermiforme. Trata-se de uma incisão oblíqua, perpendicular à linha imaginária que une a cicatriz umbilical à crista ilíaca anterossuperior, contendo o ponto de McBurney, de comprimento variando de 5 a 10 cm, conforme espessura do panículo adiposo.
Como realizar a manobra de Blumberg e localizar o ponto de McBurney.#blumberg #mcburney #Semiologia
Como é feito o teste de McBurney?
Com o paciente em decúbito dorsal, é feita a análise da anatomia abdominal, localizada entre o umbigo e a crista ilíaca direita. Inicialmente McBurney colocou como medida 1,5 a 2,0 polegadas (3,8 a 5,0 cm) de uma extremidade superior do lado direito do osso pélvico, fazendo uma linha imaginaria até o umbigo.
INCISÃO: É o procedimento através do qual o bisturi comunica o meio externo com o interno. DIVULSÃO: É a cuidadosa separação dos tecidos. Deve ser feita com instrumento rombo. DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico.
O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.
Sinal de Blumberg: Dor à descompressão brusca no ponto de McBurney. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome. Pode indicar apendicite aguda.
Cístico: situa-se no ângulo formado pelo rebordo costal direito com a borda externa do músculo reto abdominal. Na interseção da linha hemi clavicular com o rebordo costal direito. Deve ser palpado em busca do Sinal de Murphy que pode estar presente na colecistite aguda.
Essa dor é localizada no lado direito e na parte inferior do abdômen, próximo ao umbigo. Quando o médico aperta a barriga nessa região, o paciente sente dor.
Porém, a sensibilidade desse sinal é de apenas 63%, ou seja, quase 40% dos pacientes com apendicite aguda terão um teste de Blumberg negativo! Isso significa que o sinal de Blumberg não tem acurácia suficiente para confirmar o diagnóstico de apendicite aguda.
Como saber se o que tenho são gases ou apendicite?
O inchaço abdominal pode ser um indicativo de apendicite, especialmente quando acompanhado de outros sintomas. Este inchaço pode ser resultado da inflamação e do acúmulo de gases no intestino, fazendo com que o abdômen se expanda e fique sensível ao toque.
Pacientes com Apendicite procuram se movimentar o mínimo possível devido à irritação peritoneal, então movem-se devagar e com cautela. Quando deitados, assumem uma atitude característica: permanecem em decúbito dorsal com as pernas fletidas (posição antálgica).
O diagnóstico do Sinal de Cullen geralmente é feito por um médico, que irá realizar um exame físico detalhado e questionar sobre a história clínica do paciente.
Conhecido como Sinal de Blumberg – dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney (situado dois terços da distância da cicatriz umbilical à espinha ilíaca ântero-superior direita ).
A pesquisa do sinal é feita no ponto de McBurney, também chamado de ponto apendicular. É traçado uma linha que liga a cicatriz umbilical com a espinha ilíaca ântero-superior. Divide-se esta linha em 3 partes, sendo o ponto referido o local que corresponde ao encontro do terço médio com o terço distal da linha.
A apendicite pode ser confundida com diversas outras doenças, como problemas alimentares, viroses, obstrução intestinal, pedra nos rins, gravidez ectópica, torção dos ovários, prisão de ventre e entre outras.
Sinal de Jobert: perda da macicez hepática durante a percussão do hipocôndrio direito, que indica a presença de perfuração de víscera oca em peritônio livre, como na úlcera péptica. Durante a palpação do abdome, há rigidez involuntária com descompressão brusca positiva em todo o abdome (“abdome em tábua”).
O sinal de Kehr é um sinal médico de ocorrência de dor aguda no ombro devido a presença de sangue ou outros irritantes na cavidade peritoneal homolateral quando uma pessoa está deitada e com as pernas elevadas. O sinal de Kehr no ombro esquerdo é considerado um sinal clássico de ruptura de baço.
Incisão de Kocher: incisão subcostal paralela à margem costal, começando abaixo do apêndice xifóide e estendendo-se lateralmente; esta incisão é usada para aceder à vesícula biliar; estas incisões proporcionam boa exposição de vísceras abdominais e boa cicatrização.
Qual o tipo de anestesia para cirurgia de apendicite?
É realizada sob anestesia geral ou raqui anestesia. Quando o caso não apresenta um nível alto de complicação, demora cerca de 30 minutos a uma hora para ser finalizada. Em casos onde existem complicações mais sérias, o tempo pode ser superior.
O que é a incisão de Pfannenstiel? O parto cesáreo é a extração fetal através de uma abertura na parede abdominal e uterina. Esse acesso ocorre, por sua vez, principalmente por meio da incisão de Pfannenstiel, uma incisão transversa, curvada, com 8 a 12 cm de extensão e realizada de 2 a 3 cm acima da sínfise púbica.