Há três alfabetos predominantes no Japão: Hiragana, Katakana e Kanji. Hiragana e Katakana são bastante semelhantes, ambos possuem 46 caracteres que representam, em sua maioria, sílabas de duas ou três letras. Em ambos os alfabetos, as vogais A, I, U, E, O e a consoante N são representadas por apenas um símbolo.
A letra “I” em japonês é uma vogal essencial no alfabeto japonês. Representada pelos caracteres い (hiragana) e イ (katakana), é a segunda vogal no sistema de escrita japonês.
Por isso que se diz ichi ( lê-se iti) man 1万 (1 man=10.000 ) , juu man 10万 (10 man=100.000), hyaku man 100万(100 man=1.000.000), sen man 1000万 (1000 man=10.000.000) ichi oku 1億 (1 oku=100.000.000) etc. E por mais que imaginemos dá um nó na nossa cabeça para raciocinar em man ou em oku (4 em 4).
O kanji é um dos alfabetos japoneses, e talvez seja o mais conhecido pelos ocidentais. Ao contrário dos outros alfabetos, compostos por caracteres, o kanji é um ideograma. Isso quer dizer que cada ideograma, mais que representar um som, representa uma ideia ou conceito.
A letra C em japonês é representada pelo caractere "シ" (shi). Este caractere faz parte do alfabeto japonês chamado "katakana", que é utilizado para escrever palavras estrangeiras, onomatopeias, nomes próprios e alguns termos técnicos.
O alfabeto japonês contempla três formas distintas e complementares de escrita. Duas delas são baseadas em sons, como as sílabas em nossa língua, o hiragana e katakana. O terceiro, o kanji, é baseado em caracteres de origem chinesa que representam ideias em vez de sons.
Quando usar a letra J? Além de ser usada antes das vogais A, O e U para as sílabas “ja”, “jo” e “ju” (som que não ocorre com a letra G em “ga”, “go” e “gu”), a letra J, nas sílabas “je” e “ji”, também segue algumas tendências. Não pare agora...
Pronúncia da letra “j”: Em inglês, a letra “j” tem um som mais parecido com o “dji”, como na palavra “jacket” e “jungle”. Pronúncia da letra “w”: Em inglês, a letra “w” é pronunciada com uma vibração dos lábios, como em “water” e “window”.
O número 100 se pronuncia ''Hyaku'', tendo em mente isso, basta apenas pegarmos os primeiros números e adicionar o 100. Já o 700 em japonês falamos ''Nana-hyaku'', a mesma coisa na escrita japonesa, ''なな'' que é 7 em Hiragana e adicionar '' ひゃく'' que é o número 100 da mesma escrita.
A letra “Z” em japonês é escrita usando os caracteres katakana ザ (za), ジ (ji), ズ (zu), ゼ (ze) e ゾ (zo). Esses caracteres são utilizados principalmente para palavras de origem estrangeira, onomatopeias e nomes próprios.
Os kanjis são ideogramas que expressam conceitos concretas e abstratas, através de radicais (partes indivisíveis dos kanjis) que dão a sugestão de que somadas formam a palavra (às vezes o radical é o próprio kanji, ou a palavra é formada por mais de um kanji).
Kyū (級) é um termo japonês usado nas artes marciais, cerimónia do chá, ikebana, go, shogi e outras atividades semelhantes para definir várias graduações e níveis referentes à experiência.