Duas ou mais retas podem se cruzar, e o ponto de encontro entre elas é chamado de ponto de intersecção. No dia a dia podemos ver a intersecção de duas retas em vários casos. Na imagem a seguir vemos muitas ruas se cruzando, e se pensarmos que essas ruas são retas, temos várias intersecções de retas.
Como elemento conceitual, poderíamos definir a linha como um ponto em movimento, ou como a memória do deslocamento de um ponto, isto é, sua trajetória. Como elemento visual, não só tem comprimento como largura.
Duas retas são classificadas como concorrentes quando se encontram em um único ponto. Além delas, existem as retas paralelas e as retas coincidentes. Duas retas são concorrentes quando elas se encontram em um único ponto.
O que é reta transversal? Tendo um feixe de retas paralelas, conhecemos como reta transversal a reta que corta as retas paralelas. Na imagem, as retas r e s são paralelas. Note que elas estão sendo cortadas por uma reta t, então dizemos que a reta t é uma reta transversal às retas paralelas.
"Duas Linhas não se cruzam à toa", essa é a afirmação poética desta Unquê que celebra a beleza e a importância dos encontros inesperados e transformadores que marcam nossas vidas.
Quando não há cargas pontuais, as linhas não se cruzam, pois isso resultaria em uma ambivalência na direção da força em determinado ponto. A exceção fica por conta dos lugares no espaço onde o campo é nulo, caso em que poderá ocorrer o cruzamento das linhas de campo sem gerar qualquer ambiguidade.
Cruzamento é a reprodução entre animais de raças diferentes. A prole resultante de um cruzamento, chamada de mestiço ou meio-sangue, é um animal com pais de raça pura de duas — ou mais — raças, variedades ou populações diferentes.
Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades. Esses segmentos de reta nos polígonos são chamados de lados, assim, outra definição, mais comum que a primeira, é a seguinte: polígonos são figuras geométricas inteiramente formadas por lados.
As retas paralelas são, basicamente, duas linhas retas que não apresentam um ponto em comum. Em outras palavras, são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido. Outra característica que as definem é que elas mantêm a mesma medida de inclinação, chamado de coeficiente angular.
Como já dito, duas retas são consideradas concorrentes quando se cruzam em um ponto comum. Essa interseção dá origem a quatro ângulos, que podem ter medidas iguais ou não. Se um dos ângulos formados é igual a 90°, ou seja, é um ângulo reto há um caso de retas perpendiculares.
ESSAS RUAS SEGUEM NA MESMA DIREÇÃO, UMA AO LADO DA OUTRA, E NÃO SE CRUZAM. NA GEOMETRIA, DIZEMOS QUE DUAS RETAS SÃO PARALELAS QUANDO TÊM A MESMA DIREÇÃO SEM SE ENCONTRAREM.
A linha ou traço pode ser definido como o rastro que um ponto deixa ao ser deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns aos Page 2 outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. há muitos tipos de linha.