Urticária são lesões vermelhas e inchadas, como vergões, que aparecem na pele rapidamente e coçam muito. O nome da lesão é urtica. Elas podem ser pequenas, isoladas ou se juntar e formar grandes placas vermelhas, com desenhos e formas variadas, sempre acompanhadas de coceira.
Bolinhas brancas ou avermelhadas e, junto com elas, coceira intensa. Esses podem ser os primeiros sinais de alergia na pele. Esse tipo de reação é comum, mas a boa notícia é que as alergias na pele, muitas vezes, são simples e seus sintomas podem ser tratados.
Caracteriza-se por bolinhas vermelhas e bolhinhas de água, agrupadas, assim como lesões maiores vermelhas, inchadas, com muita coceira, geralmente localizadas ao redor do couro cabeludo e em cotovelos, joelhos e glúteos.
Como tratar: pode-se fazer uma compressa de gelo no local por dez minutos. É importante também evitar coçar a área, para prevenir a irritação da pele. Além disso, o médico também pode recomendar o uso de pomadas antialérgicas e anti-inflamatórias, como dexametasona e prometazina.
Lesões avermelhadas, coceira, áreas mais grossas, descamação e até mesmo vesículas e bolhas podem ser sinais de algum tipo de alergia na pele. Um grupo importante das alergias cutâneas é o da urticária, que se caracteriza por lesões avermelhadas, geralmente arredondadas, um pouco elevadas na pele, com coceira intensa.
A dermatite de contato é uma variação de reação alérgica. Nesse caso, as bolinhas e carocinhos surgem quando a pele interage diretamente com uma substância tóxica ou irritante.
A dermatite de contato irritante causa mais dor do que coceira. Os sintomas geralmente diminuem de intensidade após um ou dois dias, logo que não haja mais exposição à substância irritante. A dermatite de contato alérgica geralmente causa mais coceira do que dor.
Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona. Casos menos graves podem ser tratados com produtos hipoalergênicos calmantes e loções com substâncias como camomila ou alfazema.
Existem diferentes tipos de alergia, sendo as mais comuns as respiratórias, cutâneas, alimentares e medicamentosas. As causas para o desenvolvimento de alergias incluem fatores hereditários (genéticos) e ambientais.
As alergias de pele podem apresentar reações por um tempo maior do que alergias respiratórias ou alimentares. Podem se estender por semanas ou meses, a depender da sensibilidade do paciente, tempo de exposição, tipo de fator desencadeante e tratamento administrado.
Pomadas e cremes: anti-histamínicos e anti-inflamatórios tópicos podem ser recomendados em casos como picadas de insetos e de alergias. Procedimentos: a remoção do caroço pode ser indicada, principalmente em casos em que possa haver suspeita de câncer de pele ou outras condições graves.
A dermatite de contato fotoalérgica é uma variante da DCA em que uma substância só se torna sensibilizante após sofrer alteração estrutural desencadeada pela luz ultravioleta. As reações podem se estender para áreas de pele não expostas ao sol.
Estou com caroços no corpo e coçam. O que pode ser?
Os pequenos caroços ou bolinhas no corpo podem ser sinal de queratose pilar, alergias, foliculite, lipoma ou ainda intolerância ao glúten, sobretudo se acompanhados de coceira e problemas gástricos.
Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.
O que fazer: o dermatologista ou alergologista pode recomendar um tratamento com um antialérgico, como hidroxizina ou cetirizina, por exemplo, e a lavagem da área que foi exposta ao alérgeno, nos casos mais leves. Em casos mais graves é preciso ir a uma urgência, pois pode ser necessário uso de medicamentos injetáveis.
Os caroços na pele podem ser causados por situações simples, como foliculite, verruga, lipoma ou furúnculo, ou ainda indicar condições mais sérias, como câncer de pele.
Quando uma pessoa está sob estresse extremo, o corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol, que podem afetar o sistema imunológico e desencadear respostas inflamatórias no corpo — causando sintomas como vermelhidão e coceira na pele, segundo Rosângela Casseano, psicóloga e terapeuta cognitivo comportamental, ...
Como descobrir o que está causando alergia na pele?
Exames de sangue: eles medem os níveis de anticorpos IgE para alérgenos específicos no sistema imunológico. Testes cutâneos: o médico fará uma pequena perfuração na pele com uma pequena quantidade de um possível alérgeno.
Em casos graves de alergia na pele, podem surgir sintomas de anafilaxia, como inchaço na boca, língua ou garganta, dificuldade para respirar, devendo-se procurar o pronto socorro mais próximo imediatamente, pois pode colocar a vida em risco.
Sendo assim, quando o caroço surge e vem acompanhado de dores de garganta frequentes, rouquidão, dificuldade para engolir, cansaço, perda de apetite e febre é imprescindível procurar um médico.
Urticária são lesões vermelhas e inchadas, como vergões, que aparecem na pele rapidamente e coçam muito. O nome da lesão é urtica. Elas podem ser pequenas, isoladas ou se juntar e formar grandes placas vermelhas, com desenhos e formas variadas, sempre acompanhadas de coceira.
Se encontrar qualquer nódulo preocupante, procure um especialista. Quando a formação apresenta contorno irregular, crescimento acelerado, ou sintomas, pode se tratar de um tumor maligno.
Em crianças maiores e em adultos, as lesões localizam-se menos no rosto e mais nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelo, atrás do joelho, mãos e tornozelos.
Na dermatite alérgica, é comum observar uma erupção vermelha onde a substância entrou em contato, podendo surgir entre 24 a 48 horas após a exposição. Essas lesões podem ser avermelhadas e inchadas, podendo ou não conter bolhas – além de ser quente e formar crostas.
Manchas avermelhadas, descamação da pele, coceira e desconforto. Além de vários sintomas parecidos, a psoríase e a dermatite atópica podem dificultar as tarefas diárias e abalar a autoestima.