Já um autista sente-se igualmente confortável com qualquer um”, lembra o psiquiatra. O choro quase ininterrupto, uma inquietação constante ou, ao contrário, uma apatia exacerbada também merecem atenção.
Além disso, a criança pode apresentar choro/gritos por não saber lidar com situações novas (são muito rígidos em sua rotina) ou por apresentar alterações sensoriais, onde os sons/ barulhos, os cheiros, as texturas não são suportados.
Essas crises nervosas são acompanhadas de sintomas, como gritos, choros, enjoos, tremores, mal-estar ou comportamento autoagressivo. Muito diferente de uma birra, que é uma estratégia para conseguir algo que deseja.
Geralmente pessoas com Transtorno do Espectro Autista lidam com a desregulação emocional, responsável pelas crises de comportamento, como euforia exacerbada, birras, agressividade, entre outros comportamentos atípicos e isso pode ser tratado e minimizado com a AUTORREGULAÇÃO dentro das intervenções baseadas em ABA.
Crianças com autismo leve podem ter dificuldade em iniciar e manter conversas, muitas vezes usando frases que parecem desconexas ou fora de contexto. Elas podem utilizar palavras de maneira incorreta ou em situações inadequadas, o que pode confundir as pessoas que tentam entender essas crianças.
Fatores ambientais, como idade avançada dos pais, também podem contribuir para uma variação no número de pessoas com TEA. Em 2000, os Estados Unidos registraram um caso de autismo a cada 150 crianças observadas. Em 2020, houve um salto gigantesco: um caso do transtorno a cada 36 crianças.
Piadas e trocadilhos são repletos de informações implícitas, inferenciais e associações que podem ser complexas para indivíduos com o transtorno. Por esse motivo, há uma tendência de pessoas autistas apresentarem comportamentos mais literais ou “ao pé da letra”.
Dificuldade em focar-se numa tarefa simples e concretizá-la. Preferência por ficar sozinho do que brincar com outras crianças. Não ter, aparentemente, medo de situações perigosas. Ficar repetindo palavras ou frase em locais inapropriados.
Segundo o psicólogo e especialista em autismo Bill Nason, a pessoa no espectro autista, principalmente as crianças, tem uma velocidade de processamento e ritmo mais lento sempre que vai fazer alguma coisa. Você não pode apressá-lo. Muitas pessoas no espectro atrasam o processamento da informação e respondem lentamente.
Alguns exemplos de situações que podem levar a uma crise incluem: Sobrecarga Sensorial: Salas de aula barulhentas, iluminação excessiva, texturas desconfortáveis em roupas ou móveis podem sobrecarregar os sentidos das crianças autistas.
#Músicas clássicas pra alguns funcionam, MPB, ou cantar algo que gostem de ouvir. #Massagem nas costas, pernas, e no coro da cabecinha . #Banho. (água pode ajudar a tranquilizar a pessoa com TEA).
As crises de agressividade no autismo podem ser desencadeadas por uma série de fatores, tais como: Sobrecarga sensorial: Sensibilidades sensoriais podem levar a uma sobrecarga de estímulos, como barulhos altos, luzes fortes ou texturas desconfortáveis, que podem desencadear uma resposta agressiva.
2020). Pesquisas indicam que pessoas autistas podem ser mais propensas a experimentar eventos traumáticos na vida, particularmente traumas interpessoais, como bullying e abuso físico e sexual. Na população geral, a exposição a traumas interpessoais e a falta de apoio social aumentam o risco de TEPT (Brewin et al.
Ainda não há marcadores biológicos e exames específicos para autismo, mas alguns exames, como o cariótipo com pesquisa de X frágil, o eletroencefalograma (EEG), a ressonância magnética nuclear (RNM), os erros inatos do metabolismo, o teste do pezinho, as sorologias para sífilis, rubéola e toxoplasmose; a audiometria e ...
Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo: elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.
Muitas vezes, a forma de uma pessoa autista expressar seus sentimentos amorosos é demonstrada em comportamentos de colaboração na vida cotidiana, oferecer informações intelectuais valiosas e resoluções práticas do cotidiano.
Alguns autistas apresentam problemas de fala ou atraso de linguagem. Seguem alguns exemplos: Ecolalia: pessoas com ecolalia repetem barulhos e as frases que ouvem. Eles podem não conseguir se comunicar de forma eficaz porque lutam para expressar seus próprios pensamentos.
As pessoas com autismo podem expressar emoções de maneiras diferentes das esperadas pela maioria das pessoas. Por exemplo, eles podem ter dificuldade em entender e interpretar expressões faciais ou linguagem corporal, mas ainda podem sentir emoções intensas.
Quando um autista sorrir é porque realmente ele viu alegria em você. Quando um autista tentar te abraçar é porque ele sentiu acolhimento em teus gestos. Quando um autista procurar o teu olhar, se orgulhe ! Ele está fazendo um grande esforço pra tentar te conhecer.
Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo. Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas e dificuldade de imaginação.
Enquanto neurotípicos se acostumam ao receber diversos tipos de estímulos diferentes, os autistas continuam se sentindo cansados e ansiosos, pois não possuem tempo para digerir todas as informações de uma vez, independente do ambiente que esteja.
O autismo é dividido nos níveis leve, moderado e severo, conforme a autonomia da pessoa, sua necessidade de ajuda e a intensidade das características do autismo.