A pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode expressar seu descaso pelos outros e pela lei ao destruir propriedade, assediando outros ou roubando. Ela pode enganar, explorar, fraudar ou manipular as pessoas para conseguir o que quer, por exemplo, dinheiro, poder, sexo ou gratificação pessoal.
Quais são as características de uma pessoa antissocial?
Pessoas com transtorno de personalidade antissocial cometem atos ilegais, fraudulentos, exploradores e imprudentes para ganho pessoal ou prazer e sem remorsos; eles podem fazer o seguinte: Justificar ou racionalizar seu comportamento (p. ex., achar que perdedores merecem perder, tomar cuidado com o número um)
Quais são as 4 marcas de uma personalidade antissocial?
Quais são os principais sintomas? Pessoas com o Transtorno da Personalidade Antissocial são mentirosas, manipuladoras, impulsivas, irresponsáveis e até violentas. Desrespeitam e violam os direitos dos outros e não sentem remorso por isso, além de terem dificuldade para seguir planos e normas.
Segundo a pesquisa, pessoas com características antissociais podem ter altos níveis de criatividade. Características antissociais geralmente são apontadas como um problema pela ciência. Estudos anteriores mostraram que pessoas solitárias possuem o mesmo risco de morte prematura que aquelas diagnosticadas com diabetes.
"Essa vontade de ficar só pode se dar por causa de questões psicológicas como timidez excessiva, falta de confiança nas pessoas, medo de se expor, entre outros", conta Andrea Lorena da Costa Stravogiannis, psicóloga e doutoranda em Ciências pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
Não se importam com a moralidade dos atos, embora possam ter senso de ética. Diferente do caso dos psicopatas, eles muitas vezes agem por impulso e não pensam nas reações das pessoas antes de fazer algo. Muitas vezes desconhecem nenhum norte moral, o que favorece atitudes hostis.
Em geral, os sociopatas seguem o mesmo padrão, em graus muito elevados, não sentindo remorso, podendo ser violentos e desconsiderando o que é certo e o que é errado. Seu comportamento tende a ser agitado e com humor hostil, sendo propensos à violência.
Se a ansiedade em situações sociais, públicas e em que pode ser avaliado pelos outros é muito elevada e o prejudica, ele pode ter fobia social. Já a personalidade antissocial é aquela que rejeita regras, normas e desconsidera o direito e sentimento dos outros.
Como dito no tópico acima, pessoas perigosas muitas vezes têm uma habilidade manipuladora e demonstram uma falta de empatia em relação aos outros, mesmo que de forma subentendida. Elas podem tentar dominar os ambientes e influenciar os sentimentos e ações das pessoas ao seu redor.
Não conseguir se ajustar às normais sociais; Não conseguir apresentar um padrão de comportamento legal, seguindo o que é indicado pela sociedade, podendo até gerar algum tipo de detenção; Forte tendência a falsidade, falando muitas mentiras; Apresentar impulsividade ou fracasso em fazer planos futuros.
A personalidade antissocial é na verdade um transtorno, conhecido como transtorno de personalidade antissocial, que também pode ser conhecido como sociopatia, e que se caracteriza por um padrão de comportamento de indiferença, descaso e desconsideração pelo certo e errado, ou violação dos direitos ou dos sentimentos de ...
Uma pessoa antissocial é alguém que tende a evitar interações sociais, prefere estar sozinha e geralmente não se sente à vontade em situações sociais. O termo "antissocial" é frequentemente confundido com "asocial", mas eles têm significados diferentes.
Há maior probabilidade de o transtorno de conduta evoluir para transtorno de personalidade antissocial quando os pais praticam abuso ou negligência ou são inconsistentes quanto à disciplina ou ao modo pelo qual criam os filhos (por exemplo, alternar entre afetuoso e apoiador para insensível e crítico).
Muitas vezes, os sociopatas podem apresentar comportamento agressivo e se irritam facilmente. Em geral, os antissociais não sentem empatia pelo outro e nem mesmo remorso das suas ações e conduta. Quem apresenta transtorno de personalidade antissocial tende a ser muito autoconfiante, arrogante e teimoso.
Impulsividade: dificilmente aceitam ser contrariados, rejeitados ou frustrados, por isso reagem impulsivamente de forma mais agressiva e explosiva, sem se importar com o sentimento ou envolvimento de outros ao redor; Egocêntricos e megalomaníacos: possuem orgulho exacerbado e sempre acham que estão certos.
Qual é o transtorno de personalidade mais perigoso?
Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial. Embora pareça um número pequeno, 1% engloba milhões de indivíduos que andam por aí, fingindo serem quem não são.
Os indivíduos com sociopatia não conseguem entender os sentimentos dos outros e, além disso, quebram regras, tomam decisões impulsivas e não sentem culpa ou remorso. Ainda, pessoas com o transtorno antissocial podem utilizar a manipulação para conseguir as coisas que almejam.
Pessoas fechadas geralmente são assim com pessoas que elas não conhecem, depois que você tem uma interação, uma conversa com ela, você vê que é o jeito dela, as vezes a pessoa é tímida, as vezes a pessoa não confia em qualquer um, não dá confiança sabe.
No caso dos introvertidos, há uma menor necessidade do hormônio da recompensa, a dopamina, tornando o caminho neural muito mais longo. Por consequência, esses indivíduos costumam curtir mais seus momentos sozinhos, fazendo atividades individuais, lendo, refletindo e assim por diante.
O indivíduo reservado é emocionalmente estável, mas não tem abertura ou neuroticismo. Não é extrovertido, mas é agradável e consciente. Pessoas exemplares pontuam baixo em neuroticismo e alto em todas as outras características.