Características básicas do comportamento dos bovinos As principais características da organização social dos bovinos incluem a integração de machos e fêmeas em rebanhos mistos, relação com animais jovens, defesa de grupo, lambidas sociais e distância social mínima (Estes, 1974).
Os bovinos normalmente apresentam um padrão de comportamento em que partilham os espaços com tolerância mútua entre si. Não são considerados animais essencialmente territoriais, não sendo comum a defesa de áreas específicas de alimentação, descanso, socialização ou de qualquer outra.
Com boa memória de longo e curto prazo, os bovinos lembram do que ocorreu durante a criação e são capazes de aprenderem habilidades e de serem treinados com recompensas. Por isso, as experiências prévias dos bovinos num ambiente com humanos afetam a forma que reagem aos estímulos do meio.
Qualquer comportamento terá dois tipos base: comportamento normal e comportamento anormal. Este repertório comportamental depende obviamente da espécie. Um gato e um cão, por exemplo, têm repertórios comportamentais completamente diferentes.
Tais animais são ruminantes, dotados de um par de chifres ocos e permanentes. Foram domesticados por nossa espécie há aproximadamente 5000 anos, visando seu leite e utilização como meio de transporte de carga, aproveitando-se também de sua carne e couro, ao morrerem.
Tais animais são ruminantes, possuem porte médio a grande, cauda comprida e, na maioria dos casos, pelagem curta. Quando adultos, geralmente apresentam um par de cornos ocos, não ramificados e permanentes; sendo chamados de mochos aqueles indivíduos desprovidos dessa estrutura.
Os bovinos apresentam a estrutura dos olhos bem parecida com a dos humanos, fato este que o permite distinguir as cores, ou seja, enxergar colorido e não somente branco e preto. Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos.
Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento informacional (o que o indivíduo faz com relação à informação), comportamento animal, comportamento atmosférico etc..
As vacas, geralmente, comem 8 horas por dia, descansam mais 8 horas e, nas 8 horas restantes, elas mastigam o alimento. O tempo de gestação de uma vaca é de mais ou menos 9 meses (281 dias). Geralmente, a vaca cria um bezerro de cada vez, mas existem casos raros de nascerem dois bezerros por gestação.
Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta. Os animais também não tem capacidade para diferenciar entre tonalidades – uma visão análoga ao daltonismo humano. Os bois são extremamente sensíveis a movimentos bruscos e vindos de fora de seu campo de visão.
Segundo Dado e Allen (1995), o comportamento ingestivo do animal é constituído pelos tempos de alimentação, ruminação e ócio e eficiência de alimentação e ruminação. O controle da ingestão de alimentos está diretamente relacionado ao comportamento ingestivo (Chase et al., 1976).
A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é um complexo de enfermidades causadas por infecções decorrentes a dois agentes: a Babesia bovis, um parasita intraeritrocitário e o Anaplasma marginale, uma Rickettsia, que nada mais é que um tipo diferente de bactéria carreada por parasitas.
Em muitos casos, os comportamentos têm tanto um componente inato quanto um componente adquirido. O comportamento é moldado pela seleção natural. Muitos comportamentos aumentam diretamente a aptidão de um organismo, ou seja, ajudam-no a sobreviver e a reproduzir.
Os bovinos conseguem ouvir e identificar sons a maiores distâncias e com frequências mais altas que nós. Os sons têm um efeito importante no comportamento dos bovinos, sons como os gritos, por exemplo, causam desconforto e deixam os bovinos mais agitados.
O comportamento humano pode ser definido como o conjunto de todas as ações físicas e emoções que estão associadas a um indivíduo ou mesmo a um grupo social. Ou seja, são as nossas respostas aos mais variados estímulos do dia a dia, tanto de origem interna quanto externa.
O perfil comportamental é um conjunto de características pessoais que ajudam a prever futuras atitudes diante de diferentes situações. O perfil comportamental é, portanto, uma forma de entender como os colaboradores lidam com diferentes estímulos.
Em geral, usamos a palavra comportamento como um termo genérico aplicado a verbos de ação quando o sujeito da frase é algum animal, inclusive o homem. Os galos cantam, a coruja pia, o cão saliva, o menino corre, etc. O objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano e sua relação com o ambiente em que ocorre.
O comportamento é considerado como o conjunto de atitudes e reações de um indivíduo em face ao meio social, influenciando o ambiente e sendo influenciado por ele. Pode ser entendido como a exteriorização da personalidade, as reações específicas de uma pessoa diante de uma situação.
Com todas estas perguntas respondidas com muita atenção, você levantará as hipóteses das funções do comportamento: atenção, sensorial, tangível e/ou fuga.
Na psicologia, o comportamento é o conjunto de atividades e reações de um indivíduo ao ambiente em que está inserido. Pode indicar um grupo de ações ou uma ação singular. A maneira como nos comportamos passa por diversas metamorfoses ao longo de nossa existência.
A visão das vacas tem acuidade de apenas 1/50 da visão humana. Porém, os bovinos possuem uma estrutura visual chamada de “tapete lúcido”, que permite a esses animais enxergarem quatro vezes melhor que os humanos em baixa luminosidade.
As vacas leiteiras são animais de comportamento social "gregário", que possuem uma estrutura social hierárquica e em sistemas convencionais se deslocam em grupos, como na ordenha. O "comportamento natural de rastreamento" do gado pode ser explorado para facilitar seus movimentos.
Quais comportamentos dos bovinos devemos conhecer?
Os bovinos devem ser conduzidos sempre em grupo. É bastante estressante para esse animal ser separado de seu grupo e, quando isolado, ele tende a mudar seu comportamento, suas reações, tornando-se mais agitado e agressivo.