Transgênero é uma pessoa que nasceu com determinado sexo biológico, e não se identifica com o seu corpo. Um exemplo é o indivíduo que nasceu com genitália masculina, cresceu com as transformações causadas pelos hormônios masculinos, mas sua identificação é com o físico feminino.
Pessoas transgênero ou transexuais são aquelas cujo gênero difere do imposto em seu nascimento. Elas podem ser binárias (mulheres e homens transgêneros ou transexuais) ou não-binárias (pessoas que rejeitam o sistema binário de gênero).
Foi apenas em maio de 2019, durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, que a transexualidade deixou oficialmente de ser considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), depois de ter sido mantida na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas de Saúde (CID) como transtorno ...
Isso vai se dar por influência de alguns hormônios e algumas substâncias que podem estar circulando pela placenta e pelo cordão umbilical. E aí esse cérebro feminino numa genitália masculina, ou ao contrário, cérebro masculino numa genitália feminina, pode explicar a questão da transexualidade", afirma o psiquiatra.
Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.
A transexualidade ainda é considerada um transtorno mental pela Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10, Organização Mundial da Saúde, 1993). Entre os “distúrbios” listados, estão o “travestismo” e o “transexualismo”.
O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram , o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres.
Em resumo, uma pessoa cis é aquela que nasceu com sexo biológico feminino e se identifica como mulher. Ou que nasceu com o sexo biológico masculino e se identifica como homem. "Cis" vem do latim que significa "do mesmo lado". Ou seja, que nasceu e permaneceu com o mesmo gênero que lhe foi designado.
Cisgênero é identidade de gênero. Hétero é orientação afetiva-sexual. Eu, por exemplo, sou cisgênero (me identifico com o gênero que me foi atribuído no meu nascimento, a partir do meu sexo / corpo) e sou uma mulher lésbica.
Pangênero é uma identidade de gênero não-binária de pessoas trans. É uma experiência de gênero que se refere a uma enorme e diversa multiplicidade de gêneros que pode se estender ao infinito, porém sempre dentro da cultura e experiência de vida da pessoa.
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
Transgêneros são pessoas que não se identificam com o gênero a qual foram designadas, baseado em seu sexo biológico. No caso oposto, são os cisgêneros. O prefixo latino trans significa “além de”, enquanto cis significa “do lado de cá” (dicionário Houaiss). Dentro do grupo transgêneros há diversos subgrupos.
Qual a importância do nome para as pessoas transgêneras?
O uso do nome social propicia aos indivíduos transgêneros o reconhecimento da sua verdadeira identidade, ou seja, a qual se reconhecem; além disso, há de se falar ainda que, com o uso do nome social o atendimento a esses sujeitos torna-se mais respeitoso, uma vez que valoriza a subjetividade do indivíduo, pois “todo ...
No Brasil, o processo de transição de gênero é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas de todas as idades. Como primeiro passo, vem o atendimento psicológico e o bloqueio da puberdade, com medicamentos para a inibição hormonal.
Entre os principais exames estão a ressonância magnética, testes genéticos (para verificar os cromossomas) e análises laboratoriais, com a medição da testosterona, principal hormônio masculino que também é produzido por mulheres.
Para a maioria das pessoas, a identidade de gênero é consistente com seu sexo anatômico (de nascimento) e sua expressão de gênero (por exemplo, quando alguém nascido com anatomia masculina [designado como do sexo masculino ao nascimento] tem uma sensação interna de masculinidade e se comporta de maneiras consideradas ...
A identidade de gênero de uma pessoa não tem relação com o seu sexo biológico. Mesmo que seja designado como macho ao nascer, o indivíduo pode se identificar com o gênero feminino. A mesma situação vale para outros gêneros.
É sabido por muitos que, posteriormente, o indivíduo pode acabar por não se identificar com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento, identificando-se com outro. Porém pouco se sabe que existem pessoas que percebem não se encaixar nas categorias de gênero: esses são os agêneros.
Agênero é uma identidade em que a pessoa não se identifica com os gêneros feminino e masculino ou se sente sem gênero. Ela é uma forma de identidade não-binária.
Uma confusão comum é pensar que cisgeneridade e heterosexualidade são a mesma coisa. Não são. Conforme observa o psiquiatra Saadeh, se identificar como uma pessoa cisgênero não implica necessariamente ser hétero. Ou seja, uma pessoa cisgênero pode ser gay, bi, pan, assexual ou hétero.