Como é o currículo escolar da educação quilombola?
34 o currículo da Educação Escolar Quilombola diz respeito aos modos de organização dos tempos e espaços escolares de suas atividades pedagógicas, das interações do ambiente educacional com a sociedade, das relações de poder presentes no fazer educativo e nas formas de conceber e construir conhecimentos escolares, ...
Para tanto, a escola quilombola deve ser inserida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura e ser baseada em valores civilizatórios afro-brasileiros e na política de pertencimento étnico, político e cultural.
O que são as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola?
A Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica defini que a Educação Escolar Quilombola, requer pedagogia própria, respeito à especificidade étnico- racial e cultural de cada comunidade, formação específica de seu quadro docente, materiais didáticos e paradidáticos específicos ...
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, de 2012, estas escolas devem estar inscritas em suas terras, e ter uma pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade, bem como reconhecer e valorizar sua diversidade cultural.
Lei nº 10.639/2003 - Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro- Brasileira".
SEDF: Saiba tudo sobre Currículo Escolar (Banca Quadrix) | Pedagogia para Concurso
Quais são os princípios que fundamentam a educação escolar quilombola?
Os princípios que regem a Educação Escolar Quilombola são: o respeito e reconhecimento da história e da cultura afro-brasileira como elementos estruturantes do processo civilizatório nacional; a proteção das manifestações da cultura afro-brasileira; a valorização da diversidade étnico-racial; a promoção do bem de todos ...
Qual a diferença entre educação quilombola e educação escolar quilombola?
A educação quilombola acontece nas comunidades por meio do compartilhamento de conhecimentos e saberes entre todos. Já a educação escolar quilombola visa uma aproximação entre os saberes da comunidade e os curriculares.
Qual é o principal problema enfrentado por quilombolas em idade escolar?
Muitos quilombos sofrem com a evasão escolar da sua população, que larga os estudos por diferentes motivos, seja dificuldade de mobilidade, falta de estímulo ou até mesmo pela falta de infraestrutura das escolas.
Quais são os desafios da educação escolar quilombola?
Os obstáculos para a implementação dessa educação inclusiva incluem a falta de recursos, a necessidade de formação adequada de professores e a resistência institucional ao reconhecimento das especificidades culturais quilombolas.
Como as crianças quilombolas fazem para frequentar a escola?
A comunidade quilombola trata-se de um fértil território educativo, onde crianças recebem uma educação integral, brincando, experimentando, conversando e observando as demais crianças e adultos.
Destina-se ao atendimento educacional diferenciado das populações quilombolas rurais e urbanas e deve ser garantido pelo poder público e organizado em articulação com as comunidades quilombolas e os movimentos sociais. Por escola quilombola entende-se somente aquela localizada em território quilombola.
Objetivo: Fortalecer os sistemas municipais, estaduais e do Distrito Federal de educação, envolvendo o apoio à coordenação local na melhoria de infraestrutura, formação continuada de professores que atuam nas comunidades remanescentes de quilombos, visando à valorização e a afirmação dos valores étnico-raciais na ...
"A PNEERQ vem disciplinar, criar eixos de atuação, criar estratégias para a implementação da Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas.
O currículo de uma escola quilombola deve oferecer atividades e metodologias que contemplam e valorizam os saberes e fazeres locais, a oralidade e a ancestralidade, fazendo com que os estudantes não se sintam invisíveis e desconexos da sua realidade.
A Educação Escolar Quilombola foi implantada a partir de discussões no campo educacional iniciadas na década de 1980, dotada de forte mobilização e visando à reconstrução da função social das escolas que atendem essas comunidades.
1 – O que é uma pessoa quilombola? É a pessoa que, morando ou não em um quilombo, se identifica com a cultura quilombola. Ela pode estar matriculada em qualquer etapa da Educação Básica, bem como na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O que deve garantir a educação escolar quilombola?
14 A Educação Escolar Quilombola deve ser acompanhada pela prática constante de produção e publicação de materiais didáticos e de apoio pedagógico específicos nas diversas áreas de conhecimento, mediante ações colaborativas entre os sistemas de ensino.
Quais as maiores dificuldades hoje enfrentadas pelo povo quilombola?
Falta de água, de emprego e renda, de acesso às políticas públicas existentes. Esses elementos fazem parte das condições de vida das comunidades quilombolas no Brasil. Contudo, o maior “problema da comunidade é quando os meninos estão pedindo as coisas para comer e não tem.
No Estado de São Paulo há 23 escolas quilombolas, sendo 03 estaduais – EE Bairro Bombas, no município de Iporanga, EE Cangume, no município de Itaóca, ambas pertencentes à jurisdição da Diretoria de Ensino Regional Apiaí e EE Maria Antonia Chules Princesa, em Eldorado, pertencente à jurisdição da Diretoria de Ensino ...
Quais os principais desafios enfrentados pelos professores na educação quilombola?
Os desafios são grandes, sendo necessário modificar a cultura escolar, que exclui a diversidade. Na representação quilombola, não é o passado que retorna. É o presente que faz aflorar a história e a ancestralidade dentro das experiências que levam à organização social.
Quais os desafios da educação escolar indígena e quilombola?
O desafio da educação escolar indígena é se propor um sistema de ensino de qualidade e diferenciado, no sentido de atender as especificidades de um povo diferente da sociedade nacional, considerando que seus horizontes de futuro não são os mesmos que os nossos, e não reduzir a questão ao atendimento por meio dos ...
Aqui enfatizamos a importância de da educação escolar quilombola, como reparação histórica, valorização dos saberes ancestrais, e o desenvolvimento efetivo de uma educação antirracista.
A Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à espeficidade étnico-cultural de cada comunidade e formação especifica de eu quadro docente, observado os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios ...
2 - RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2016-CEE/MT DISPÕE SOBRE A NORMATIZAÇÃO DA EDUCAÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO.
Qual é o principal objetivo da educação quilombola?
Entende-se que a educação no quilombo consiste nos conhecimentos ancestrais repassados de geração a geração, e contempla todas as dimensões sociais do cotidiano da comunidade.