O diagnóstico da hérnia de disco é realizado a partir de exame físico em que o médico realiza testes de função neurológica, avalia sensibilidade, reflexos e força motora. Além disso, a investigação conta com exames de imagem como a ressonância magnética, indicada quando há suspeita clínica da hérnia de disco.
Laudo da ressonância magnética com hérnia de disco
A elaboração do laudo de ressonância magnética é complexa, sendo reservada a radiologistas especializados na área do exame. Eles devem compreender detalhes da anatomia da coluna vertebral, que engloba uma série de pequenas áreas distintas.
Diagnóstico: O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como RX, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e a região da coluna onde está localizada a hérnia.
Além dos laudos, você precisa apresentar o raio-x ou a ressonância magnética, pois sem esses documentos não é possível avaliar corretamente a doença. É a partir da ressonância e do raio-x que o perito verificará o estágio e extensão da hérnia de disco.
A ressonância magnética da coluna é o exame de maior sensibilidade e acurácia para o diagnóstico das hérnias de disco, pois apresenta uma ótima diferenciação das estruturas de partes moles, como o disco intervertebral, as raizes neurais e o canal vertebral.
Hérnia de disco ou herniação discal - DEU NO LAUDO do exame de coluna
Como é o laudo da coluna?
O laudo de ressonância magnética da coluna se destaca por evidenciar detalhes de partes moles, como ligamentos, articulações, discos intervertebrais e medula espinhal. Por isso, o exame é solicitado para investigar a suspeita de inflamações, infecções, desgastes e outros problemas nessas estruturas.
CID M51.1 é o código para Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.
Quais são os direitos de quem tem hérnia de disco?
Como basicamente todas as funções exigem esforço da região lombar e cervical, a pessoa diagnosticada com hérnia de disco terá direito ao benefício por incapacidade, seja o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.
Qual o tipo de hérnia de disco que dá direito a aposentadoria?
Sim, quem tem hérnia de disco L4-L5 pode se aposentar por incapacidade permanente, desde que este diagnóstico impeça a pessoa de trabalhar e seja comprovado por perícia médica.
Qual o valor de uma indenização por hérnia de disco?
Trabalhador ganha indenização de R$ 129 mil após sofrer com hérnia de disco. Um trabalhador que ficou incapacitado para o trabalho após sofrer com hérnia de disco ganhou na justiça indenização no valor de R$ 129.700,75 referentes a danos morais, materiais e lucros cessantes.
Quem tem hérnia de disco sente fraqueza nas pernas?
Uma hérnia de disco também pode causar dormência e fraqueza muscular. Se a pressão na raiz nervosa for grande, a perna pode ficar paralisada. Raramente, o disco pode pressionar a medula espinhal, causando possível fraqueza ou paralisia de ambas as pernas.
Isso ocorre devido à influência que a hérnia exerce sobre o nervo ciático! Esse, que é o nervo mais longo do corpo, está localizado na parte de trás da bacia, através do bumbum e para baixo de ambas as pernas até os pés.
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar.
Qual melhor trabalho para quem tem hérnia de disco?
A fisioterapia é uma ferramenta crucial para o tratamento de hérnia de disco e doenças ocupacionais, proporcionando múltiplos benefícios que melhoram a qualidade de vida dos pacientes.
L4, L5 e L5-S1 são referências específicas na coluna vertebral, especialmente na região lombar. Cada L representa uma vértebra lombar numerada sequencialmente. L4 está acima de L5, que, por sua vez, fica acima de L5-S1.
O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.
Como passar na perícia do INSS com hérnia de disco?
É necessário passar por uma perícia médica do INSS, na qual o médico avaliará a gravidade da condição e sua incapacidade para o trabalho. Além disso, é fundamental apresentar todos os documentos médicos que comprovem a existência da hérnia de disco e sua gravidade.
Uma "corrente" nas redes sociais, principalmente em aplicativos de mensagem, tem divulgado um decreto falso que garantiria "aposentadoria por invalidez para pessoas com hérnia de disco, diabetes e depressão". No entanto, não existe uma lista de doenças passíveis de garantir a aposentadoria por invalidez.
Dois códigos CID frequentemente discutidos são o CID M51. 2 e o CID M51. 3, que se referem à hérnia de disco na coluna lombar, especificamente nas vértebras L4 e L5.
Qual o valor da aposentadoria por hérnia de disco?
Qual o valor da aposentadoria por hérnia de disco? O valor da aposentadoria por invalidez devido à hérnia de disco varia conforme as contribuições do segurado ao INSS. É calculado com base na média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994.
Quem tem hérnia de disco é considerado deficiente físico?
A hérnia de disco, por si só, não é uma deficiência física, a não ser que ela comprima nervos e estes nervos levem a uma diminuição da força na perna. Se você está pensando nisso para se enquadrar como deficiente físico, sugiro que consulte um ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna para uma consulta.
CID M51 inclui transtornos de discos torácicos, toracolombares e lombossacros, de acordo com o DATASUS. Essa CID tem sete subtipos: M51. 0: Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com mielopatia (G99.