O método proposto por Malinowski compreende uma investigação aprofundada da vida nativa de modo que o etnógrafo possa compreender a organização social da vida tribal, sintetizados através da compreensão do ponto de vista nativo.
O que seria o método etnográfico estabelecido por Malinowski?
Busca o sentido de cada aspecto cultural partir do lugar que ocupa no sistema. Ver a realidade social como sistema o leva ao seu conceito de TOTALIDADE, de INTEGRAÇÃO e de inter-relação funcional na análise da cultura.
O que Malinowski fez foi desenvolver um novo método de trabalho de campo específico, que ele denominou observação participante. Sua posição teórica era bastante eclética, mas seguindo os padrões correntes ele denominou seu programa de funcionalismo.
Pai fundador da antropologia social britânica, foi pioneiro dos métodos de trabalho de campo modernos, reinventou a etnografia enquanto género literário, promoveu a antropologia aplicada em África e participou em numerosos debates, tanto dentro como fora da academia.
A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.
Método etnográfico, kula e funcionalismo [Malinowski]
Quais são os princípios do método etnográfico?
Isso nos remete a dois princípios básicos da Etnografia, princípio êmico e ético. De acordo com Rosa e Orey (2012, p. 867), a abordagem ética “[...] refere-se a uma interpretação de aspectos de outra cultura a partir [...]
Como ficou conhecido o método de observação de Bronislaw Malinowski?
Sua obra foi importante tanto para a antropologia como para a sociologia por conta do método proposto para entender a troca ritual chamada kula entre os ilhéus. Seu método de observação ficou conhecido como: Grupo de escolhas da pergunta Observação científica. Observação antropológica.
O desenvolvimento da teoria do funcionalismo psicológico de Malinowski estava intimamente ligado ao seu foco na importância do trabalho de campo: o antropólogo deve, através da observação empírica, investigar as funções dos costumes observados no presente.
Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Todo elemento cultural deve ser estudado em seu contexto. Também estabeleceu a pesquisa de campo como elemento fundamental do estudo antropológico. Palavras-chave: funcionalismo, cultura, crença, antropologia.
Qual a metodologia consolidada por Bronislaw Malinowski 1884 1942 )?
A forma com que Malinowski desenvolve seu trabalho de campo recebe destaque ao romper com a teoria e o método utilizado pelos antropólogos do evolucionismo cultural emergente no século XIX que se utilizavam do método de “etnografia de gabinete ou de varanda” como ficou conhecida.
O Kula foi definido por Malinowski (1976) como um sistema ampliado de trocas de dádivas, no qual indivíduos pertencentes às diversas comunidades melanésias permutam objetos cerimoniais específicos (vaygu'a) que podem ser tanto colares longos de conchas vermelhas (soulava) como braceletes de conchas brancas (mwali).
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...
A importância da obra de Malinowski fica explicitada, portanto, em seu trabalho monográfico, onde estão expressas as possibilidades interpretativas suscitadas pelo método etnográfico.
Uma teoria etnográfica procede um pouco à moda do pensamento selvagem: emprega os elementos muito concretos coletados no trabalho de campo – e por outros meios –a fim de articulá-los em proposições um pouco mais abstratas, capazes de conferir inteligibilidade aos acontecimentos e ao mundo.
Resposta verificada por especialistas. De acordo com a proposta de Bronislaw Malinowski, as alternativas I e II estão corretas. Ele enfatizava a importância de aprender a língua dos nativos e passar um longo período convivendo com eles para entender profundamente suas culturas.
O conceito fundamental elaborado por Malinowski é a observação participante, uma metodologia que revolucionou a Antropologia ao enfatizar a importância da imersão no campo de estudo para compreender uma cultura de maneira mais completa e autêntica.
Qual foi a maior contribuição de Malinowski para a antropologia?
O método etnográfico consolida-se como o principal método de investigação da antropologia, muito em decorrência das contribuições de Malinowski e de sua obraArgonautas do Pacífico Ocidental, publicada em 1922 e consi-derada até hoje uma das principais etnografias na história da antropologia. Na obra, Malinowski (1976)
Os trabalhos de Malinowski sobre a vida sexual e a ideia de família de aborígenes da Melanésia, escritos em uma época ainda marcada pelo puritanismo, tornaram-se suas obras mais populares, e seu livro Argonautas do pacífico ocidental, de 1922, procedeu uma verdadeira revolução na literatura antropológica, carregando em ...
A observação participante é considerada o método por excelência da antropologia. Consiste em o pesquisador se inserir, ser aceito e participar dos eventos do grupo que está estudando para assim entender a lógica que move essa comunidade.
Crítico da perspectiva evolucionista, para a qual as diferenças culturais se distribuem no tempo, evoluindo em estágios, e da difusionista, que privilegia a irradiação e transmissão de culturas a partir de centros geográficos, Malinowski interpreta a cultura como todo integrado e interdependente resultante das funções ...
Um ensaio etnográfico é aquele em que o autor se propõe a descrever e interpretar os hábitos, costumes, valores e práticas de uma comunidade específica.
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.