A cocaína é um potente vasoconstritor, o que significa que ela contrai os vasos sanguíneos do nariz. O uso crônico causa danos à mucosa nasal, levando a inflamação, ressecamento, crostas, sangramentos (epistaxe) e, em casos mais graves, perfuração do septo nasal.
As substâncias podem causar sangramento, vermelhidão, secreção e constrição dos vasos sanguíneos; e também podem tornar a região mais suscetível a infecções, necrose dos tecidos e perda de estruturas anatômicas como o septo nasal.
Alterações de humor: O viciado pode apresentar oscilações extremas de humor, passando da euforia à depressão rapidamente. Mudanças comportamentais são típicas no vício: frequentemente, o usuário de drogas começa a demonstrar sinais crescentes de agressividade, irritação ou paranoia.
Evidências no corpo. Também é possível notar as evidências no corpo do dependente químico. Por exemplo: arranhões, manchas, hematomas e outros ferimentos. Inclusive, devido ao uso da substância, também é possível notar sangramentos no nariz e marcas de agulha no corpo.
Segundo estudos, as principais alterações bucais dos usuários de cocaína são gengivite necrosante aguda, laceração gengival, graves problemas periodontais e até a perda dos dentes. O palato, popularmente conhecido como céu da boca, também tem chances de sofrer alterações como perfurações e fístulas.
Cocaína causa perfuração no septo nasal ? causa perfuração no palato? Dr.Renato Ponte Otorrino
O que a cocaína faz com o rosto?
O uso de cocaína pode causar lesões destrutivas faciais que imitam o quadro clínico de outras doenças associadas a lesões necrotizantes da região média da face. Trata-se de importante achado clínico, que pode se tornar mais frequente com o aumento mundial do uso da droga.
Isso resulta em sintomas como: Nervosismo extremo • Delírios, • Insônias, • Alucinações • E constipação. A cocaína também aumenta a frequência cardíaca, elevando a chance de infarto, mesmo em pessoas jovens.
Quais são as características de uma pessoa que cheira pó?
Geralmente, as pessoas que estão usando cocaína, a curto prazo, apresentam agressividade excessiva e alteração significativa no apetite, como já mencionado. Nesse momento costumam se afastar das pessoas, e apresentam comportamento agitado, de maneira que não conseguem conversar por alguns minutos com ninguém.
O efeito estimulante ou de euforia da cocaina dura em média 30 a 40 min. Isso é uma estimativa. Os efeitos dependem da quantidade usada, da forma de administração e da tolerância do seu organismo a essa droga.
A cocaína em pó é geralmente utilizada por via intranasal ou via endovenosa. Provoca excitação, melhora o estado de alerta, diminui o sono, provoca sensação de prazer e autoconfiança. Também pode provocar ansiedade, depressão e paranoia. Apresenta potencial de causar dependência.
Além disso, a sua detecção no organismo também depende de qual exame toxicológico será utilizado para a análise e identificação, seja exame de sangue, urina ou de queratina (cabelos ou pelos). A cocaína pode ser identificada na urina a partir de 3 à 4 dias. No sangue, o período é de 1 a 2 dias.
Isso se deve, sobretudo, ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos que irrigam o local. Por que o uso da cocaína pode fazer a barriga doer? O uso contínuo e abusivo de cocaína pode trazer complicações gastrointestinais graves, que podem começar por uma leve dor de barriga.
Entre eles podemos citar tremores, ansiedade, nervosismo, fissura, sudorese, pele úmida e fria, fraqueza, dores musculares, perda de apetite, náuseas e vômito, inquietude, insônia, confusão e desorientação mental, delírios e alucinações, dilatação pupilar, formigamento e até mesmo convulsões.
O uso de drogas pode causar sintomas físicos, comportamentais e psicológicos como aumentos dos batimentos cardíacos e pressão arterial, dilatação das pupilas, isolamento ou preocupação excessiva, além de perda do sono, podendo variar de acordo com a droga consumida.
A lavagem nasal convencional é feita apenas com água e sal. Aqueça 200 mililitros de água potável e misture uma colher de chá de sal. A solução salina feita dessa mistura deve ser colocada em um irrigador nasal apropriado, e você deve repetir o procedimento nas duas narinas.
Problemas respiratórios. O fato do consumo de cocaína geralmente ser por via nasal faz com que o usuário tenha sinusite, rinite crônica, úlceras de orofaringe, perfuração do septo nasal e também necrose da mucosa nasal.
Olhos vermelhos, inchados ou mucosas do nariz irritadas também são indícios do uso de substâncias químicas. Alterações no sono também devem ser consideradas. Problemas como insônia, sonambulismo ou uma inversão de hábitos podem surgir como efeito do abuso de tóxicos.
Quais são os efeitos colaterais de quem cheira pó?
Os efeitos de quem aspira ou injeta o pó (Cocaína) já é perceptível nos momentos iniciais ao consumo, agindo instantaneamente no corpo humano. Ela afeta principalmente as atividades cerebrais e influencia na capacidade motora e sensorial do corpo de um motorista. Isso resulta em sintomas como: Nervosismo extremo.
A cocaína pode ser consumida de várias maneiras, incluindo inalação nasal, fumada e injetada. A forma mais comum de uso é a inalação nasal, que geralmente produz efeitos que duram de 15 a 30 minutos.
Lesões destrutivas nasais e de linha média da face são descritas pelo uso contínuo de cocaína. Intensa vasoconstricção local, irritação mucosa e necrose isquêmica osteocartilaginosa podem ocorrer, ocasionando desde perfurações septais isoladas até destruição extensa da linha média e palato.
Quando a cocaína em pó é aspirada, os vasos sanguíneos no revestimento do nariz encolhem e, em seguida, dilatam-se, resultando em um nariz vermelho, escorrendo e entupido. Após o uso repetido, os vasos sanguíneos podem ficar permanentemente danificados, afetando o olfato do usuário de cocaína.
Os sintomas vistos em usuários de cocaína incluem dor abdominal e sensibilidade ao toque, náusea, vômitos e diarréia com sangue e ocorrem até 48 horas depois do consumo da droga.
O principal efeito recreativo da droga é uma euforia de duração rápida (menos de 1 hora). A droga causa rápidas mudanças de humor, sendo usada não apenas no contexto recreacional, mas também como um estimulante diário para pessoas com dependência química.
A cocaína é um potente vasoconstritor, o que significa que ela contrai os vasos sanguíneos do nariz. O uso crônico causa danos à mucosa nasal, levando a inflamação, ressecamento, crostas, sangramentos (epistaxe) e, em casos mais graves, perfuração do septo nasal.
A cocaína também pode levar a comportamentos paranoicos, tornando os usuários excessivamente desconfiados e suspeitos de que outros estão conspirando contra eles. Isso contribui para um estado de agitação e irritabilidade.