A Salmonela, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde. Esse micro-organismo pode ser de vários tipos e espécies, responsáveis por quadros clínicos bem diferentes.
Salmonella é um grupo bacteriano que pode causar gastrenterites, encontrada, em geral, em alimentos de origem animal, como carnes, aves, ovos, leite e outros. Salmonella Enteritidis é um dos tipos mais comuns no mundo e é transmitido principalmente por ovos consumidos crus ou mal cozidos.
A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).
Dr. Bactéria: pode comer ovo cru? - Estação Band FM
O que mata a bactéria Salmonella?
Em geral, a infecção causada pela Salmonella (salmonelose não tifoide) não precisa de internação ou de outras intervenções médicas. Nestes casos, o tratamento é feito em casa, por meio de repouso, ingestão de bastante água para manter hidratação e controlar os sintomas.
Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C. O mais importante é que a gema fique dura.
Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.
A Salmonella enterica é o tipo que causa doenças como a enterocolite aguda, que causa dores intensas e inflamações no trato do sistema digestivo, com foco nos intestinos delgado e grosso.
Observou-se que o tempo mínimo necessário para eliminar a contaminação com o procedimento de cozimento é de 5 minutos após a fervura da água e que o cozimento no forno microondas eliminou a contaminação bacteriana.
O tratamento, quando indicado, é feito com SMX-TMP, ciprofloxacino, azitromicina ou ceftriaxona com cirurgia nos casos de abscessos, lesões vasculares e infecções ósseas e articulares. (Ver também Visão geral das infecções por Salmonella.)
Para somar, o ovo cru ou mal cozido pode aumentar o risco de infecção por salmonela, bactéria que pode causar salmonelose não tifoide e febre tifoide, além de causar sintomas como náuseas e vômitos, diarreia e febre.
Valéria lembra também que, entre os patógenos que mais matam, dois deles, Staphylococcus aureus e Escherichia coli, estão entre os microrganismos que naturalmente habitam o corpo humano. “São bactérias que estão presentes no nosso organismo como colonizantes na pele e no trato gastrointestinal.
Quais são os sintomas da bactéria Escherichia coli?
Os sintomas surgem cerca de 8 a 44 horas após o consumo do alimento contaminado e têm uma duração de 3 a 19 dias. Os sintomas mais comuns são diarreia aquosa, febre baixa, cólicas abdominais, fadiga e náuseas. Os casos mais severos fazem lembrar a cólera com diarreia tipo água de arroz que pode conduzir à desidratação.
Higienize vegetais deixando-os mergulhados em um litro de água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária. Ovos e carnes - especialmente as de aves, mais sujeitas à contaminação - devem ser bem cozidos ou assados. Prefira consumir leite pasteurizado ou fervido ao invés de leite cru.
Sintomas. Os sintomas mais comuns da infecção por salmonella são: febre, diarreia, vômitos, dores abdominais, fadiga e, em quadros graves, calafrios e sangue nas fezes. O período de incubação da bactéria após a contaminação é de 8 a 48 horas e os sinais podem perdurar por até sete dias.
A bactéria Salmonella atua sobre o intestino das pessoas, onde se multiplica e pode entrar na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos do corpo e, em casos raros, podendo provocar graves infecções e até mesmo a morte.
A salmonela vive nos intestinos das aves e a contaminação ocorre na postura do ovo, por rachaduras na casca. Para eliminar o risco, os ovos devem ser bem fritos de ambos os lados ou cozidos por, no mínimo, sete minutos em água fervente.
Em condições saudáveis de reprodução e postura o conteúdo dos ovos geralmente é isento de microrganismos. Entretanto, o interior e a casca dos ovos podem ser contaminados por diferentes sorovares de Salmonella spp.
A gastrenterite por Salmonella raramente requer tratamento, com exceção de uma hidratação adequada, e melhora ao fim de cinco a sete dias. Se a diarreia for muito intensa pode ser necessário recorrer a uma hidratação por via intravenosa em ambiente hospitalar.
🍳 Essa bactéria que pode estar presente em diferentes partes do ovo pode causar náuseas, vômito e diarréia 🤢 👉 assista o vídeo para saber como se previnir e ingerir esse alimento com segurança 😊🥚
O ideal é que o processo de limpeza seja feito em água corrente, para que as impurezas mais superficiais sejam removidas. Posteriormente, os ovos devem ser colocados em uma solução de água com cerca de 10 gotas de hipoclorito de sódio por, mais ou menos, 10 minutos.
Lavar ou não? Segundo o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC/Food Research Center) da Universidade de São Paulo (USP), a resposta é não. Afinal, os ovos já vêm com uma película natural, chamada de “cutícula”, que protege o interior do produto contra a invasão de micro-organismos.