Jaleco - A roupa hospitalar mais conhecida é o jaleco, também chamado de avental médico. Ele é colocada por cima da roupa e precisa ser bem confortável porque o profissional da saúde costuma passar muitas horas seguidas trabalhando, né? Ele pode ser feito em diferentes tecidos, como oxford, poliester ou algodão.
Desde o século XIX o emblemático jaleco branco foi instituído como o padrão desse segmento, isso porque é uma cor que permite a fácil identificação de secreções, sangue e outras substâncias que poderiam contaminar outros pacientes e até os próprios profissionais.
Os jalecos são geralmente feitos de materiais resistentes a manchas, como poliéster ou algodão. Eles podem ser de manga longa ou curta e podem ser ajustados para um ajuste confortável. O tamanho do jaleco pode variar, dependendo do médico, mas geralmente são projetados para cobrir o comprimento do tronco e os braços.
Médicos começaram a usar roupas brancas. Com o aumento da ênfase em higiene e no sanitarismo, começa a evoluir a ideia do uso de equipamento de proteção individual (EPI), com William Stewart Halsted utilizando luvas de borracha pela primeira vez em 1889.
PORQUE OS MÉDICOS USAM ROUPA VERDE OU AZUL NA SALA DE CIRURGIA?
Como se chama a roupa de médico?
Jaleco - A roupa hospitalar mais conhecida é o jaleco, também chamado de avental médico. Ele é colocada por cima da roupa e precisa ser bem confortável porque o profissional da saúde costuma passar muitas horas seguidas trabalhando, né? Ele pode ser feito em diferentes tecidos, como oxford, poliester ou algodão.
Nos séculos XVI e XVII, durante surto da Peste, esses “profissionais de saúde” se vestiam de forma sinistra e peculiar. Eles utilizavam máscara, capas, chapéu de aba e luvas.
O pijama hospitalar, comumente chamado de scrub, serve para fornecer um uniforme facilmente reconhecível, limpo e estéril para profissionais de saúde que trabalham em ambientes hospitalares.
Os Scrubs são roupas sanitárias usadas por enfermeiros, médicos, cirurgiões ou outros profissionais envolvidos no atendimento direto a pacientes em hospitais e clínicas. Quem faz uso dos scrubs não fica isento da obrigatoriedade de usar jalecos durante o exercício do trabalho.
Os aparelhos médicos são os desfibriladores, estetoscópios, máscaras, martelos de reflexo e todos os demais itens que possibilitam a atuação de profissionais da saúde.
Ele funciona como uma barreira no seu corpo, impedindo que os germes presentes no ambiente fiquem na superfície das suas roupas e na pele dos seus braços. Esse EPI também faz a proteção reversa, evitando que possíveis bactérias, vírus e fungos passem das suas roupas e da sua pele para os pacientes.
Como se tornar um Médico? Para se tornar médico, o profissional deve se graduar na faculdade de Medicina. Após a formação, de no mínimo seis anos de estudo, o profissional ainda deve realizar residência médica, em que irá adquirir experiência prática por mais ou menos dois anos e estudar uma especialização.
É recomendado que o profissional tenha no mínimo dois jalecos (para uso no dia a dia) e dois scrubs (para uso nos procedimentos cirúrgicos). O uso de uma gravata ou lenço é opcional para alguns médicos e ajuda a manter a imagem profissional. Os sapatos também devem seguir o mesmo padrão de qualidade.
Você sabe por quê médicos e enfermeiros usam azul e verde nas salas de cirurgia? Bastante difundida entre os profissionais de medicina, a roupa na cor branca é peça obrigatória em consultórios, ambulatórios, clínicas e hospitais.
Porque são cores opostas ao vermelho. Os médicos e enfermeiros passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, o que tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo. Olhar para o verde ou o azul de vez em quando dá uma calibrada nas retinas e aumenta o contraste.
O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.
Embora não haja leis que proíbam o uso de scrubs femininos na rua, é importante levar em conta a imagem que você deseja transmitir. Se você deseja se portar de forma profissional e respeitável, o uso de scrubs na rua pode não ser a escolha mais apropriada.
Scrubs são as roupas sanitárias utilizadas por médicos, enfermeiros, dentistas e outros trabalhadores envolvidos no atendimento ao paciente ou em outras áreas da saúde.
Somente é permitido visitar pacientes e circular no ambiente hospitalar com vestimenta adequada. O uso de roupas sumárias, como shorts, saias curtas, roupas transparentes, bermudas, camisetas, trajes de banho, chinelos e calçados abertos, não é apropriado para o acesso ao hospital.
Quais são os vestuários atuais usados no ambiente hospitalar?
Das peças de vestuários usadas pelos profissionais da saúde em ambiente hospitalar encontramos os jalecos, as toucas, os aventais e os pijamas cirúrgicos.
Possivelmente o uso do branco tornou-se mais habitual a partir da introdução de medidas de assepsia para prevenir as mortes no ambiente hospitalar. Até os primeiros anos do século XIX as causas das doenças eram pouco conhecidas. Os estudos sobre parasitas e bactérias eram incipientes e alvo de controvérsias.
O médico húngaro Semmelweis (1818-1865) é considerado o pai do jaleco e da assepsia, pois percebeu que muitas mulheres morriam após darem à luz porque os médicos utilizavam nos partos o mesmo bisturi que empregavam para dissecar corpos.