ao ambiente urbano. Nome popular: Rolinha-roxa, caldo-de-feijão, picui-peão, rolinha-juriti, pomba-café. Características: Alimenta-se de grãos e já foi visualizada alimentando-se de frutos do Juazeiro (Zizyphus joazeiro).
Conhecida também como caldo-de-feijão, (rola)rolinha-caldo-de-feijão (PB), picuí-peão, rola, pomba-rola, rola-cabocla (CE), rola-grande, rola-roxa, rola-sangue-de-boi (PE e BA), rolinha, rolinha-comum, rolinha-vermelha, rolinha-juruti e pomba-café.
Mede 12-18 centímetros de comprimento e pesa cerca de 35-56 gramas. O macho, com penas marrom avermelhadas, cor dominante no corpo do adulto, em contraste com a cabeça, cinza azulada. A fêmea é toda parda. Nos dois sexos, sobre a asa há uma série de pontos negros nas penas.
A rola simboliza as lágrimas ocultas das orações; a pomba, vivendo em bandos, figura as orações públicas da Igreja. Ora, São Lucas não diz no seu Evangelho se foram rolas ou pombinhos os animais oferecidos ao Senhor pela Sagrada Família…
Os machos têm penas avermelhadas por todo o corpo, tendo uma cabeça com plumagem cinza azulada; já as fêmeas possuem coloração parda. Sobre as asas, ambos os sexos apresentam pontos pretos nas penas. Os imaturos têm traços da plumagem de cada sexo.
Os ninhos são pequenas tigelas de ramos e gravetos, feitos entre cipós ou galhos, bem fechados pelas ramadas do entorno. Postura de 2 ovos, chocados pelo casal entre 11 e 13 dias.
Elas possuem o tamanho variável entre 18 até 22 centímetros de comprimento. Seu peso médio é entre 20 a 30 gramas. Por fim, para caracterizar essa curiosa ave, o bico é pequeno, curto e frágil. A Rolinha Diamante pode viver em média 8 anos em cativeiro, mas, na natureza, elas podem ultrapassar os 10 anos.
A rolinha é um tradicional enfeite de Natal. Segundo crenças surgidas a partir de contos antigos, ela não serve apenas para decorar com todo o seu encanto durante a época festiva, pois também carrega consigo uma simbologia especial.
Sinal disso é quando se sentem ameaçadas, onde o canto é usado como forma de aviso para o seu bando. Aliás, no geral o uso é feito como comunicação entre si, servindo também para informar sobre o encontro de comida.
Os filhotes têm taxas de crescimento rápido e podem voar a partir de 11 dias após a eclosão dos ovos. O motivo é a necessidade que os adultos têm em produzir uma nova ninhada rapidamente. Esta espécie tem potencial para produzir várias ninhadas por ano.
Não importa se a rolinha é um texto, um livro, uma gentileza, uma palavra certa, um favor oportuno, um presente físico, um elogio ou mesmo uma crítica necessária. O que importa é que algo dessa natureza simboliza e representa a capacidade que temos de ser humanos, em nossa melhor versão.
A rolinha de Deus é a menina dos Seus olhos; está guardada na concavidade da Sua mão, sã e salva no Seu amor. Melhor do que tudo: o Senhor tem nos livrado dos problemas, e mostrado Sua eterna fidelidade para conosco.
Habitat: Paisagens abertas, brejos e quintais, explorando telhados de casas e edifícios e adaptando-se aos grandes centros urbanos. Hábitos: Espécie diurna, pode viver solitária, aos pares ou em grupos de tamanhos variáveis.
Em geral, as rolas são um pouco menores que as pombas e têm caudas mais curtas e arredondadas. Suas plumagens geralmente são mais suaves e com tons mais discretos de cinza, marrom e branco. As rolas também são conhecidas por seu canto suave e cadenciado, que pode ser ouvido durante a época de acasalamento.
A primeira palavra, Columbina, significa “que se parece com um pombo”, porque a rolinha é mesmo parente do pombo doméstico, aquele tão comum nos parques e praças das nossas cidades. A segunda palavra que constitui o nome dessa espécie é talpacoti, que é como os indígenas conhecem esta ave.
Alimentação: Herbívora, mais especificamente granívora e frugívora, alimentando-se de grãos, sementes, frutas e vegetais. Reprodução: Deposita 2 ovos em ninho de gravetos em formato de xícara, normalmente construídos a 1 ou 2 m de altura, às vezes também no chão.
ORNITOLOGIA (Arenaria interpres) ave marinha, da família dos Escolopacídeos, observável em Portugal, sobretudo em estuários e zonas limícolas, pode atingir cerca de 23 centímetros de comprimento e tem corpo robusto, patas curtas de coloração alaranjada, bico escuro e plumagem de tons castanhos nas partes superiores e ...