Como é o rito da Eucaristia?
Liturgia Eucarística: Nesta parte central da Missa, os fiéis oferecem pão e vinho, que são consagrados pelo sacerdote, tornando-se o Corpo e Sangue de Cristo. Inclui a apresentação das oferendas, a oração eucarística e a comunhão. O Catecismo (CIC, 1352-1354) destaca que a Liturgia Eucarística é o ápice da celebração.O que fazer no rito de comunhão?
O Rito da Comunhão inserido na recitação do Rosário costuma ter lugar no final deste exercício de piedade. Terminada a recitação, os fiéis que desejam comungar (e que não o fizeram na Missa desse dia), aproximam-se do altar, rezam a Confissão, e recebem a Comunhão que lhes é distribuída pelo respectivo ministro.Como é o ritual da Primeira Comunhão?
A comunhãoO sacerdote aproxima-se da criança e pronuncia as palavras «O Corpo e o Sangue de Cristo» ao que o menino responde «Amém», demonstrando sua fé no sacramento e recebendo em sua língua a hóstia consagrada molhada no vinho. Após a comunhão.
O que falar depois de receber a hóstia?
Uma importante dica para este momento é a oração “Alma de Cristo”. Nela, temos um diálogo íntimo com Jesus clamando por nossa santidade e amparo. Por esse motivo, é bem comum que essa oração seja feita logo após a comunhão, pois é o momento que recebemos o corpo de Cristo e estamos bem próximos de sua presença.Preparação para a Primeira Eucaristia
O que fazer na hora da Eucaristia?
Deixar o banco (sem genuflexão) e caminhar com reverência até o altar, com as mãos unidas em oração. Fazer um gesto de reverência ao se aproximar do ministro em procissão para receber a Comunhão. Se ela for recebida de joelhos, não se faz nenhum gesto adicional antes de recebê-la.Qual é a reza da Primeira Comunhão?
Peço à Virgem Maria, nossa mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão por seu amor, tão grande amor. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.O que o padre pergunta na Primeira Eucaristia?
No momento da comunhão, o Padre aproximará da criança e pronunciará as palavras “O Corpo e o Sangue de Cristo“. A criança responde: “Amém“, de maneira a demonstrar a sua fé no Sacramento, recebendo a hóstia em sua boca.Como se preparar para receber a Eucaristia?
“Quem vai receber a Santíssima Eucaristia abstenha-se de qualquer comida ou bebida, excetuando-se somente água e remédio, no espaço de, ao menos, uma hora antes da sagrada comunhão” (Cân. 919, § 1).O que rezar na hora da comunhão?
Com a ajuda do Espírito Santo, preparai-me para este presente. Concedei-me agora e sempre amar-vos com todo o meu coração, com toda a minha alma, com toda a minha força e com toda a minha mente. E que eu nunca me esqueça da grande misericórdia que agora me é dada nesta Sagrada Comunhão. Amém.”O que rezar após comungar?
“Deixai, se quiserdes, que a Santa Hóstia permaneça um momento sobre a vossa língua a fim de que Jesus, verdade e santidade, a purifique e santifique. Introduza-a depois em vosso peito, no trono do vosso coração, e, adorando em silêncio, começai a Ação de Graças” (pg. 131).O que pedir na comunhão?
Peça ao Senhor que lhe conceda as graças e bênçãos necessárias para a sua conversão e salvação, bem como de sua família. É a hora de apresentar ao Divino médico as feridas da nossa alma, nossas angústias, tristezas, mágoas. Enfim, é a “hora da graça”. Não deixe passar em vão essa hora tão preciosa.O que responder no rito da Comunhão?
O sacerdote une as mãos.
- O povo conclui a oração, aclamando: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
- O povo responde: Amém.
- O povo responde: O amor de Cristo nos uniu.
- O que vai comungar responde: Amém.
- Ao terminar, o povo aclama: Amém.
O que é um rito de Comunhão?
De toda a celebração eucarística, um ponto se faz referência e conduz o fiel à comunhão com o Senhor: o Rito da Comunhão. Nele a liturgia do Concílio Vaticano II estabelece quatro momentos principais: o convite à Oração do Senhor, o Pai-nosso; o Rito da Paz; a Fração do Pão e a Comunhão.Quais são os ritos eucarísticos?
A missa possui quatro partes, sendo as duas mais importantes a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. A liturgia da palavra é precedida pelos ritos iniciais: entrada, saudação, ato penitencial, Glória e oração. A liturgia eucarística precede os ritos finais: a bênção final e a despedida.O que responder ao Padre na hora da comunhão?
Este "Amém" deve ser a afirmação da fé: "Quando pedes a Comunhão, o sacerdote te diz: "O Corpo de Cristo", e tu dizes: "Amém", "é isto mesmo"; o que a língua confessa, conserve-o o afeto" (S. Ambrósio, De Sacramentis, 4, 25).O que o Padre pergunta antes da confissão?
Mencionar os pecados veniais (cotidianos) e os pecados mortais, que são mais graves. Tente ser minucioso, mas não faz mal se não se lembrar de todos os pecados. Pode ser mais uma conversa, uma vez que o padre pode fazer perguntas ou comentários. Não precisa ser uma lista ininterrupta de pecados.Quais são as orações que precisam saber para fazer a Primeira Eucaristia?
Afinal, rezar é dialogar com Deus, e muitas vezes ao longo do dia precisamos falar com ele, agradecendo ou pedindo ajuda! Logo no início, são transcritas as principais orações do dia a dia: o Pai-Nosso, Ave-Maria, Salve-Rainha, a saudação a Nossa Senhora, e ainda o Ato de Contrição e o Hino ao Espírito Santo.Qual oração fazer quando receber a comunhão?
“Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente.Qual é o Ato de Contrição?
O Ato de Contrição é uma oração que fazemos para expressar o nosso profundo arrependimento pelos pecados que cometemos e suplicar a misericórdia de Deus. Ela pode ser recitada publicamente, na Santa Missa, ou de modo particular, ao final do Sacramento da Confissão e na oração pessoal.Qual oração devo rezar antes da comunhão?
Oração para antes da comunhão:Ó Jesus, meu soberano Senhor, eu creio cheio de Fé que estais realmente presente na Sagrada Hóstia, e que é Vosso Corpo, Vosso Sangue, Vossa Alma e Divindade que vou receber neste adorável Sacramento. Meu Senhor, meu Deus, Vós sois a própria Santidade, e eu pobre pecador.
Porque não cruzar as pernas na Missa?
Não cruze as pernas. O ato de cruzar as pernas é considerado pouco respeitoso. O seu corpo deve expressar a sua devoção; A mesma pessoa não deve fazer a Leitura e o Salmo.
Solicitação de remoção
Veja a resposta completa em nossasenhoradefatimasantoagostinho.arquidiocesebh.org.br