Na natureza, o ródio pode ocorrer em várias formas minerais, como sulfetos, arsenetos e ligas. Comum minerais que podem conter ródio incluem sulfeto de ródio (Rh2S3), arsenieto de ródio (RhAs) e liga de ródio-platina (Rh-Pt).
As principais fontes deste elemento estão situadas nas areias dos rios dos montes Urais, na América do Norte e do Sul e também nas minas de cobre — sulfeto de níquel na região de Sudbury (Ontário).
Elas estão concentradas no noroeste da Amazônia, na fronteira com a Colômbia, e em Goiás e Minas Gerais. A resistência à corrosão e às altas temperaturas do irídio é tão extrema que o material se tornou quase essencial na fabricação de motores de aeronaves, catalisadores de automóveis ou tubos de águas profundas.
Não há minério de ródio. Na verdade, é um subproduto de outras atividades de mineração. Na África do Sul, que responde por 80% da produção, é um subproduto da platina. Na Rússia, é um subproduto do níquel.
O ródio (Rh) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição e ao grupo dos metais da platina, de cor branco-prateada, dúctil e quebradiço, que se localiza no grupo 9 e período 5 da Tabela Periódica. Este possui número atómico 45 e massa atómica 102,905 50.
O que são os metais preciosos? Por que o Ródio e o Rutênio são tão valiosos?
Como saber se e ródio?
O irídio é um metal prateado, mas com uma tonalidade levemente amarelada. É bastante duro e quebradiço, sendo muito difícil de moldar ou trabalhar com ele. É o segundo elemento mais denso da Tabela Periódica, ficando atrás apenas do ósmio (Os), o qual possui poucas centenas a mais de densidade.
Não existem minas de ródio. Ele é, na verdade, um subproduto de outras atividades da mineração. Na África do Sul, que concentra 80% da produção, é um subproduto da platina.
Apesar de não existirem minas de explotação de Ródio, ele é obtido como subproduto da explotação de outros metais, como da platina e do níquel. O maior produtor mundial dele é a África do Sul, que concentra 80% de sua produção. Nesse país, ele é obtido de uma mina de platina pela empresa Impala Platinum Holdings.
O ródio é utilizado nos catalisadores automotivos, auxiliando na transformação dos gases nocivos provenientes do motor em substância inofensivas. Entretanto, além do ródio os catalisadores automotivos possui outros metais preciosos, como: paládio, platina, ouro, entre outros.
O metal precioso é um elemento químico metálico raro, de elevado valor econômico, sendo menos reativo e mais suave e lustroso do que os outros. Entre os mais famosos estão o ouro, a prata e a platina. Contudo, engana-se que um deles é o mais valioso. Afinal, esse título é de um desconhecido: o ródio.
No Brasil, a maior reserva dessas substâncias está na região de Seis Lagos, no noroeste do Amazonas. Minas Gerais e Goiás também concentram abundância desses materiais.
Conclusão. O ródio se torna o metal mais valiosos devido também, à possuir uma grande variedade de usos comerciais e por ser um excelente condutor de eletricidade.
Como o ródio é um subproduto da produção de platina, ele só é produzido quando as mineradoras veem lucro com a platina – o que pode acontecer por alguns anos até que o excedente diminua.
Ródio é um elemento químico com o símbolo Rh e número atômico 45. Na tabela periódica, pertence ao grupo cobalto. O ródio é um metal raro, muito semelhante a outros metais como platina ou paládio, tendo baixa reatividade, característica dos metais preciosos.
O ródio branco é um metal considerado precioso, ele pertence a família da platina que confere as peças aquele bela tonalidade prateada tão buscada pelas mulheres.
A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.
De forma geral, se compararmos apenas o peso, um diamante de alta qualidade pode, de fato, ser mais valioso do que a mesma quantidade de ouro. No entanto, o ouro tem uma liquidez mais alta; ele pode ser vendido mais facilmente e tem um preço mais padronizado globalmente.
Não existem minas de ródio. Ele é, na verdade, um subproduto de outras atividades da mineração. Na África do Sul, que concentra 80% da produção, é um subproduto da platina. Na Rússia, é um subproduto do níquel.
Por sua resistência e brilho, o ródio é muito utilizado na indústria joalheira, na etapa de acabamento de joias de prata e ouro branco. A liga de ouro branco 18K, que é formada por 75% de ouro e 25% de outros metais brancos, como prata, zinco e paládio, possui um leve aspecto amarelo acinzentado.