Sangramento menstrual intenso ou irregular Um dos primeiros sintomas que começam a se manifestar em caso de endometriose são os sangramentos menstruais irregulares, como escapes, ou a intensificação do fluxo. Cada mulher conhece o volume médio de sangue menstrual que é normalmente expelido em cada ciclo.
Consequentemente, o fluxo menstrual tende a ser maior, com maior eliminação de coágulos. Quando há menstruação com coágulos na endometriose, a duração da menstruação geralmente tem um período superior a sete dias e o sangramento pode apresentar uma coloração mais escura, geralmente com tons amarronzados.
O fluxo é mutável; o volume de sangue expelido varia de mês a mês. Contudo, uma alteração muito grande, representada por um aumento intenso no sangramento, pode ser indicativo de um tipo específico de endometriose.
Endometriose. Caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero, essa condição pode provocar dor intensa e formação de coágulos, levando à menstruação com pedaços de sangue. A condição precisa ser controlada, especialmente se a mulher tiver o desejo de engravidar.
Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
Sua duração pode variar de 2 a 7 dias, assim como o ciclo completo pode durar de 21 a 34 dias. Quando essas características oscilam muito é preciso procurar um ginecologista para investigar uma possível patologia.
Um dos primeiros sintomas que começam a se manifestar em caso de endometriose são os sangramentos menstruais irregulares, como escapes, ou a intensificação do fluxo. Cada mulher conhece o volume médio de sangue menstrual que é normalmente expelido em cada ciclo.
O inchaço abdominal associado à endometriose é um sintoma que se destaca pela sua intensidade e persistência, diferenciando-se significativamente do inchaço abdominal comum que as pessoas podem experienciar ocasionalmente.
A endometriose pode ter sintomas que se confundem com inúmeras doenças... Colites, Síndrome do Intetino Irritável, Intolerância alimentar... Entre outras... Geralmente indicamos tratamento para as pacientes que possuem sintomatologia muito intensa e que podem possuir comprometimento intestinal também...
A endometriose pode ainda tornar o sangramento menstrual irregular. No entanto, há outros problemas de saúde que podem aumentar o fluxo, como miomas, pólipos uterinos e má-formação do útero.
O corrimento vaginal com cor ou odor forte pode representar diversas doenças, e quando ele tem uma cor escura em um tom parecido com o marrom, é possível que seja um sintoma de endometriose ovariana.
Além disso, outros fatores como o aspecto desse sangue, sua intensidade e volume também servem para diferenciar o sangramento de escape da menstruação: normalmente o sangramento da menstruação é mais volumoso, intenso e de cor mais avermelhada, enquanto o sangramento de escape é escasso e de cor mais amarronzada.
Os principais sintomas de endometriose incluem: cólicas menstruais de forte intensidade; dores durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação e dificuldade de engravidar.
A endometriose profunda é o estágio mais grave dessa doença ginecológica. O primeiro passo para o diagnóstico é a suspeita clínica. Ainda mais no quadro profundo, que se manifesta nas mulheres com dores intensas.
Se forem necessárias medicações para controlar o sangramento, tratar com AINEs, ácido tranexâmico, contraceptivos orais de estrogênio/progesterona, DIUs liberadores de levonorgestrel, agonistas ou antagonistas de gonadotropinas, ou outros hormônios.
Os sintomas urinários costumam acompanhar o quadro clínico como desconforto ao urinar, com urgência miccional (vontade intensa de urinar), urinar várias vezes ao dia (polaciuria) e presença de sangue na urina (especialmente durante a menstruação).
A classificação do ponto de vista morfológico apresenta três tipos de endometriose: a superficial peritoneal, a ovariana, também chamada de endometrioma, e a infiltrativa profunda.
Cólicas – A dor pode ser agravada durante a menstruação. Pode ser sentida no abdômen, nas costas e no quadril. Dor durante relações sexuais – A dor durante as relações (dispareunia) é um sintoma comum da endometriose. Pode haver dor ou desconforto durante o ato sexual.
A endometriose pode fazer a região lombar ficar realmente dolorida quando ocorre a presença do endométrio na junção do útero ao osso sacro, localizado na curvatura entre o bumbum e as costas. Essa circunstância gera uma inflamação dos nervos da região útero sacral.
Quanto tempo dura o ciclo de quem tem endometriose?
Em geral, este é um ciclo cuja duração do sangramento menstrual varia entre um e oito dias. É importante alertar que nem todas as mulheres apresentam todos os sintomas descritos com a mesma intensidade, mas é importante ficar alerta sempre que forem percebidas algumas dessas alterações.
Pernas. O que muita gente não sabe é que a endometriose também pode impactar pernas e ombros. A dor nas pernas associada à endometriose pode ocorrer devido à inflamação ou a compressão no nervo ciático, condição conhecida como endometriose ciática. Esse acometimento não é muito comum, mas pode ocorrer.