A fotografia então popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888. A empresa Kodak abriu as portas com um discurso de marketing onde todos podiam tirar suas fotos, sem necessitar de fotógrafos profissionais com a introdução da câmera tipo "caixão" e pelo filme em rolos substituíveis criados por George Eastman.
Em meados de 1900, com o fotógrafo Edward Steichen e o Barão Adolf Meyer, foi criada as primeiras fotografias de moda. Até então, as revistas e catálogos utilizavam de ilustrações, sem cenários e poses inusitadas. O pioneiro Barão Adolf de Mayer fez sua primeira foto de moda para a Vogue no início do século XX.
Nos anos 1980, a fotografia brasileira tornou-se conhecida no exterior por meio da participação em exposições internacionais e da publicação do trabalho de fotógrafos brasileiros em revistas estrangeiras.
Louis Daguerre e a popularização da fotografia (1850)
Louis Daguerre, também francês, trabalhou junto com Niépce e deu continuidade aos estudos da fotografia quando este faleceu. Daguerre quis aperfeiçoar a técnica criada por Niépce e mais: queria levar a fotografia para o maior número de pessoas possível.
A fotografia então popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888. A empresa Kodak abriu as portas com um discurso de marketing onde todos podiam tirar suas fotos, sem necessitar de fotógrafos profissionais com a introdução da câmera tipo "caixão" e pelo filme em rolos substituíveis criados por George Eastman.
A história da fotografia - História das coisas 01.
Quando a fotografia passou a ser reconhecida como arte?
A partir da segunda metade do século XIX entra em cena o movimento pictorialista, congregando os fotógrafos que ambicionavam produzir aquilo que consideravam como fotografia artística, a partir desse momento a fotografia começou a ganhar reconhecimento artístico.
A fotografia é uma das mais importantes invenções da humanidade, pois é um meio que nos permite recordar acontecimentos. Ela foi a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão, outros meios de comunicação de grande relevância para a sociedade.
A história da fotografia teve início com Joseph Niépce, em1826. Ele fotografou o telhado das casas vizinhas à sua. Louis Jacques Mandé Daguerre fez um acordo com Niépce e recebeu o direito de utilizar sua invenção, aperfeiçoando-a e criando o daguerreótipo, que demorava cerca de 30 segundos para tirar uma fotografia.
A chegada da fotografia no Brasil aconteceu pelas mãos de Hercule Florence. Esse pintor e naturalista francês se mudou para terras tupiniquins em 1824 e, assim, depois de realizar uma série de testes e experimentos conseguiu, em 1833, registrar uma cena.
Em 9 de maio de 1826, usando uma caixa de madeira, o francês Joseph Nicéphore Niepce conseguiu, pela primeira vez na história, gravar uma imagem numa folha de papel sensibilizado quimicamente.
A fotografia nos dias atuais não é apenas sobre imagens individuais, mas sobre criar narrativas visuais. Os fotógrafos usam sequências de imagens para contar histórias profundas e impactantes.
A fotografia foi responsável por uma grande revolução na pintura, já que possibilitava uma representação “perfeita” do objeto fotografado. Representação desejada pelos pintores desde o início do renascimento, quando se iniciou uma intensa pesquisa de técnicas para melhor (de maneira mais fiel) reproduzir a realidade.
Qual a importância da fotografia para o mundo atual?
Ela retrata momentos, ocasiões especiais, e vai muito além do que guardar algumas recordações. Ela conta nossa história, nossa identidade, evolução e nossas grandes conquistas. Momentos que marcam as nossas vidas e de outras pessoas merecem ser memorizados, guardados e relembrados.
A fotografia como mídia tem menos de 200 anos. Nesse breve espaço de tempo, ela evoluiu de um processo bruto usando produtos químicos cáusticos e câmeras complicadas para um meio simples, porém sofisticado, de criar e compartilhar imagens instantaneamente.
A fotografia é o processo e a arte que permite registar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura. O princípio da câmara escura consiste em projetar a imagem que é captada por um pequeno orifício sobre a superfície.
A fotografia é uma arte que busca reinterpretar a realidade e transformá-la em imagens. Como um pintor sobre tela, o fotógrafo é capaz de se expressar de forma criativa por meio da câmera e criar suas obras por meio da luz e da imaginação.
Uma das funções da fotografia é documentar uma era, um povo, uma história. Ao longo dos anos as fotos passaram a se apropriar de novos conceitos e é hoje uma das manifestações artísticas que mais cresce e ganha atenção. A fotografia revolucionou o mundo e a forma das pessoas guardarem lembranças e registrarem momentos.
A fotografia é uma técnica que cria imagens através da exposição da luz, e foi se desenvolvendo e melhorando com o passar do tempo. Ela surgiu em meados de 1826 e teve a contribuição do francês Joseph Niépce.
A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos.
A primeira fotografia de que se tem registro foi tirada na França, em 1826, por Joseph Nicéphore Niépce. Entretanto, há quem afirme que sua história teve início muitos séculos antes desse registro, com as experiências feitas por alquimistas na Antiguidade.
Fotografia é atividade técnica de extrema precisão, baseada na mensuração (da distância e velocidade do objeto, da quantidade de luz que penetra na câmera, da paralaxe entre o visor e a janela do filme, da margem de profundidade de campo, do tempo de revelação, etc.).
Hoje é o dia mundial da fotografia. A data é celebrada em 19 de agosto, quando ocorreu a apresentação pública do daguerreótipo, invenção que antecedeu as câmeras fotográficas e que chegou ao Brasil em 1840, numa iniciativa de dom Pedro II.