AS FORMIGAS, COMO OUTROS INSETOS, SE COMUNICAM ATRAVÉS DE FEROMÔNIOS, UMA SUBSTÂNCIA QUÍMICA QUE PROVOCA REAÇÕES ESPECÍFICAS ENTRE INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIE. ASSIM, ELAS PODEM DEIXAR UM SINAL QUÍMICO QUE SERVE DE ALERTA OU AVISO PARA OUTRAS FORMIGAS.
As formigas se comunicam através de uma substância química chamada de feromônio. À medida que elas vão andando, deixam para trás um rastro dessa substância, que é percebida através das antenas.
As formigas produzem vários tipos de feromônios. O feromônio de alarme é bastante vo- látil, logo se espalha pelo ar e pode alertar toda a colônia sobre algum perigo iminente.
A comunicação utilizada pelos insetos consiste numa espécie de tábua de lavar natural que eles têm no abdômen, a qual esfregam gerando sons. A descoberta foi feita através de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998). Esta maneira de ver o mundo é uma das características de vários artrópodes, dentre eles crustáceos e insetos.
Elas fazem transmissões boca a boca o tempo todo, com todas as primas e filhotes da colônia. Esses beijos são chamados de trofalaxia e não são muito românticos: através deles, as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras.
Quando as formigas dormem? As formigas, na realidade, não dormem. Assim como os peixes, elas entram em um estado de letargia, quando o seu metabolismo abaixa muito, chegando perto do sono. Porém, elas continuam em estado de alerta para qualquer perigo.
Elas mordem, além de apresentarem em seu ventre um ferrão usado para injetar veneno em qualquer coisa que perturbe seu ninho ou elas próprias. Sua picada pode ser bem dolorosa, e casos de múltiplas picadas podem exigir cuidados médicos.
No caso das formigas, elas utilizam principalmente sinais químicos para se comunicar. Esses sinais servem para diferentes objetivos: marcação de trilhas e recrutamento de operárias para o trabalho, por exemplo.
Como vimos, as formigas têm um coração, mas ele é diferente dos corações de outros animais. O vaso dorsal tem uma forma alongada, assemelhando-se a um tubo longo e fino, o que permite que ele percorra praticamente todo o corpo do inseto, ao mesmo tempo em que transporta o fluido circulatório, a hemolinfa.
Os olhos das formigas são um pouco mais afiados que os nossos. Conseguem captar ondas de uns 350 nanômetros. Mas ainda não é o suficiente para ver um coronavírus, cujo tamanho fica entre 80 nanômetros e 120 nanômetros.
Elas pensam no futuro e se preparam. O terceiro conceito da filosofia das formigas é que as formigas pensam no verão o inverno inteiro. Isso é muito importante! Durante o inverno, as formigas motivam-se pensando: “Este tempo horrível já vai passar, logo sairemos daqui”.
Resumo: Ninguém ouve voz de formigas conversando, porém esses insetos se comunicam por meio de formas alternativas interessantes. Uma maneira muito comum de comunicação entre formigas é pela liberação de feromônios.
Na realidade esse fenômeno ocorre porque as formigas possuem um sistema de comunicação muito peculiar, através das antenas. O que ocorre de fato é o reconhecimento através do cheiro umas das outras, para detectarem se fazem parte do mesmo ninho.
A rainha ganha asas por ocasião do acasalamento. Ela procura um parceiro e os dois namoram voando. Depois, a fêmea perde as asas e deposita muitos ovos dentro do formigueiro.
Cada fêmea cava um buraco para iniciar a criação de sua própria colônia. Para isso carrega dentro da boca um pedaço de fungo, tirado de sua colônia de origem. Ele dará início a um cultivo que será a refeição principal das formigas.
AS FORMIGAS, COMO OUTROS INSETOS, SE COMUNICAM ATRAVÉS DE FEROMÔNIOS, UMA SUBSTÂNCIA QUÍMICA QUE PROVOCA REAÇÕES ESPECÍFICAS ENTRE INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIE. ASSIM, ELAS PODEM DEIXAR UM SINAL QUÍMICO QUE SERVE DE ALERTA OU AVISO PARA OUTRAS FORMIGAS.
As formigas são dedicadas as suas funções, elas também são muito organizadas. Formiga simboliza cooperação, determinação, pensamento coletivo, a sinergia e planejamento. Cada uma possui função definida dentro da equipe e todas as tarefas são bem divididas entre elas.
A comunicação entre as formigas é realizada através de substâncias químicas chamadas de feromônios. Com suas antenas, elas detectam feromônios deixados nas trilhas, ao redor do formigueiro, ou presentes no corpo de outras formigas.