O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
Porém, existem alguns sinais que mostram que estão descansando, como antenas sem se mover, cabeça e cauda dobradas e podem até mesmo cair de lado. Muitas espécies de abelhas dormem dentro das flores, deixando suas patas para fora, ou em caules de grama, prendendo-se para maior proteção.
Na verdade, as abelhas nem chegam a dormir, assim como muitos peixes e outros insetos. Elas apenas reduzem a atividade metabólica. durante a noite, mas o trabalho delas continua intenso dentro do ninho.
Você não vai ACREDITAR o que as ABELHAS fazem durante a NOITE!!!
O que irrita as abelhas?
Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas; Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas.
A principal hipótese dos cientistas é que essas abelhas desenvolveram o hábito noturno como fuga de competidores por recursos florais durante o dia e também como forma de evitar inimigos naturais mais comuns no período diurno, como os parasitas de seus ninhos.
As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.
Têm como função detectar a intensidade luminosa. As duas antenas na região frontal mediana da cabeça capta cheiros(olfato), ouve sons e vibrações(audição) e tem função tátil, de sentir superfícies(tato) por exemplo.
AS ABELHAS OPERÁRIAS NASCEM 21 DIAS APÓS A POSTURA E VIVEM EM MÉDIA 45 DIAS. ESTE TEMPO PODE SER MAIOR OU MENOR, DE ACORDO COM O NÚMERO DE HORAS QUE ELAS VOAM PARA BUSCAR ALIMENTO, ÁGUA OU DEFENDER DA COLMEIA.
Ela coloca cerca de 2.500 ovos por dia! Os ovos fertilizados produzem operárias e rainhas. O que determina se o ovo formará uma rainha ou uma operária é o alimento oferecido à larva originada do próprio ovo. As larvas que se alimentam exclusivamente de geleia real se desenvolvem em rainhas.
É surpreendente para muitos, mas as abelhas também precisam de descanso. Elas dormem de cinco a oito horas por dia, o que explica por que muitas delas simplesmente entram em um estado de sono quando a noite chega.
Ele explica que as abelhas noturnas podem ter um relógio biológico interno, que indica a hora de começar e de encerrar as atividades, como acontece em outros animais, inclusive outras espécies de abelha. Mas outra explicação passa pela vantagem de ser o primeiro a aproveitar recursos e evitar competidores.
O complexo sistema visual das abelhas é composto por três olhos simples, situados na parte frontal da cabeça e dois olhos compostos, localizados nas laterais da cabeça, e são capazes de enxergar bem a longas distâncias.
No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
A enxameação normalmente ocorre durante a primavera ou início do verão (abril – junho). Em poucas palavras, a rainha, acompanhada de um número de operárias deixam o apiário em busca de um novo ninho.
As abelhas melíferas, voam, em média, 3 km de distância de suas colônias. Nas abelhas sem ferrão, espécies maiores podem percorrer maiores distâncias comparado a espécies menores.
Quando sentem que o ninho ou a colônia está em perigo, as abelhas podem se sentir ameaçadas e atacar em defesa. – Proteção da alimentação: As abelhas coletam néctar e pólen para alimentar a colônia. Quando sentem que a fonte de alimento está ameaçada, as abelhas podem atacar para proteger a fonte de alimento.
Após a polinização e a subsequente extração do néctar, a abelha volta para sua colméia, onde estão os favos de mel, a fim de armazenar esse alimento a uma temperatura que deve estar em aproximadamente 35°C, conta o documento da FAO sobre abelhas melíferas.
Se uma abelha chegar perto ou pousar em você, fique calmo e evite movimentos bruscos. Provavelmente ela se aproximou para investigar e vai se afastar quando perceber que você não tem alimento para fornecer. Lembre-se, abelha são herbívoras e saem da colmeia em busca de néctar e pólen, não para picar pessoas.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc. Plantas aromáticas como a lavanda e a mirra também são ótimas opções.