O Swooth é tão representativo da Nike que, há alguns anos, a empresa deixou de imprimir o seu próprio nome como parte da marca, optando por deixar apenas o Swoosh como símbolo absoluto da empresa!
Nike: nem todos sabem o que significa o símbolo da marca. A símbolo da logo representa uma das asas da deusa grega Nike, que personifica a força, a velocidade e a vitória e, por isso, é associada ao esporte. Além disso, o símbolo também representa movimento e velocidade.
A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson.
O Swoosh, projetado por Carolyn Davidson e utilizado pela Nike, Inc. Bill Bowerman e Phil Knight fundaram a Nike em 25 de janeiro de 1964, como Blue Ribbon Sports (BRS). Após a mudança do nome para Nike, Inc. em 30 de maio de 1971, a companhia adotou o Swoosh como seu logotipo oficial no mesmo ano.
Para lhe dar um exemplo específico, se olhar para as camisolas das equipas de futebol Nike (equipa francesa, PSG ou outras), notará que a vírgula Nike é sempre cosida em frente ao coração (lado direito).
Ela recebeu $ 35 pelo trabalho, que hoje equivale a $ 217. Errado! Pode parecer até piada, mas a verdade é que, o logo da Nike, custou nada mais que 35 dólares. Talvez você já conheça essa história, que a estudante de design Carolyn Davidson recebeu apenas 2 dólares por hora de trabalho para desenvolver o Nike Swoosh.
Logo, se não há números no tênis ou eles são diferentes dos da embalagem, o modelo muito provavelmente é falsificado. Verifique a etiqueta da lingueta. Frequentemente, os fabricantes de Nike falsos colocam etiquetas que já não são mais atuais na lingueta do calçado.
Em 1971, a marca lançou oficialmente o nome Nike, inspirado na deusa grega da vitória. Essa mudança de nome veio acompanhada de um novo logotipo: o famoso “swoosh”. A escolha do swoosh foi resultado da colaboração com Carolyn Davidson, uma estudante de design gráfico da Universidade Estadual de Portland.
As afiliadas integrais da Nike, Inc., chamadas de Other Businesses (Outros Negócios) – Cole Haan, Converse, Inc., Hurley Inernational,LLC, Nike Golf e Umbro Ltda., tem um papel significativo em nossos planos futuros de crescimento.
Vagamente instruída pelo cofundador da marca, Phil Knight, a tarefa coube à estudante de design gráfico da Portland State University, Carolyn Davidson.
O famoso logotipo é baseado nas asas da deusa Nice
Mas não foi o caso da designer americana Carolyn Davidson, responsável por criar o icônico logo da Nike. Inicialmente, ela só recebeu 35 dólares pelo trabalho. A fama e o reconhecimento só vieram tempos depois.
Niké é a Deusa Grega da Vitória e está vinculada ao Triunfo e à Glória. Todos os Deuses, atletas e guerreiros desejavam Niké ao seu lado, pois assim, a vitória estaria garantida.
A Nike nasceu em 25 de janeiro de 1964 como Blue Ribbon Sports e tinha como atividade base importar tênis de corrida japoneses para os EUA, em especial os Tiger.
A história da Nike começou por um ex-atleta Phil Knight e seu treinador de atletismo Bill Bowerman, em 1964 nos Estados Unidos, enquanto Phil vendia os tênis em seu carro, Bill ficava por conta do desenvolvimento e design de modelos novos. O primeiro lançamento da marca ocorreu em 1971.
Nike, Inc. é uma empresa estadunidense de calçados, roupas, e acessórios fundada em 1972 por Bill Bowerman e Philip Knight. A sua sede fica em Beaverton, no estado de Oregon, nos Estados Unidos.
Em 2016 a autoridade de propriedade intelectual da UE anulou o registro das três linhas como marca da Adidas, em apoio a queixa da Shoe Branding Europe, concordando que o famoso símbolo não é suficientemente distintivo, para ser registrado como marca.
Em 1978, a fonte do logotipo foi alterada para letras maiúsculas e em negrito. Esse logotipo foi posteriormente adaptado em várias cores, incluindo vermelho e azul.
Além do Ceará, apenas dois estados produzem Nike no Brasil: Rio Grande do Sul (Coopershoes) e Bahia (Dass). Segundo o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (Cede), Alexandre Pereira, a mão de obra cearense é um diferencial para as grandes empresas.
Os tênis falsificados costumam apresentar uma pisada desconfortável, semelhante a um plástico um pouco duro. A tração, que corresponde ao contato do calçado no chão, também pode ser diferente da versão original da peça. Por isso, veja se o solado tem uma boa aderência e não é escorregadio.
As camisas originais da Nike geralmente possuem uma etiqueta costurada na parte de trás da gola. Essa etiqueta deve conter informações como o nome da marca, o tamanho da camisa e o país de fabricação. Certifique-se de que a costura da etiqueta esteja bem feita e que as informações estejam corretas.
O símbolo da Adidas, uma das maiores empresas de artigos esportivos do mundo, é representado por três listras, que têm o significado de velocidade, meta e competição. Não há somente um símbolo, mas os que existem têm as listras, que é justamente o que identifica a marca. Símbolo...
A Nike também tem o maior Valor de Percepção de Sustentabilidade (SPV), com US$ 2,3 bilhões. A campanha de sustentabilidade "Move to Zero" da marca melhorou a percepção global do compromisso da marca com sustentabilidade.
Quando Steve Jobs deixou a Apple em meados da década de 80 e montou a NeXT, a criação do logo ficou por conta de Paul Rand, que cobrou aproximadamente R$ 200 mil pelo projeto.