Para dizer menina em português de Portugal, usamos a palavra rapariga. Para os portugueses, rapariga é uma palavra usada para denominar uma jovem do sexo feminino, mulher nova, adolescente ou moça.
De forma geral, em Portugal, sempre que se dirigir directamente a uma mulher acima dos 25 anos (uma mulher adulta) que não conhece, deve dirigir-se a ela como "a Sra.", caso contrário como "a Menina". Sempre que se dirigir directamente a um homem adulto que não conhece, deve utilizar "o Sr.".
Nem todos os portugueses acham simpático os termos “moça” ou “moço”. Os termos “campeão”, “irmão”, “brother” ou qualquer outra forma de chamar um atendente ou garçom, por exemplo, devem ser evitados. Em vez disso, o recomendável é utilizar os tradicionais “com licença”, “me desculpe”, “bom dia”.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
Esposa/esposo têm mais que ver com os esponsais (o contrato de promessa de casamento, o noivado, as convenções antenupciais) e mulher/marido com o casamento (após a entrada em vigor do contrato, ou seja, depois do "sim" no altar e/ou no registo).
No Brasil, o aparelho que virou extensão do nosso corpo chama-se “telefone celular” ou, simplesmente, “celular”; em Portugal, atende pelo nome de “telemóvel”.