O elemento químico Paládio (paladium) é um metal, cujo símbolo químico é representado por Pd e pertence ao 5º período da família VIIIB da Tabela Periódica.
O paládio é um metal branco prateado parecido com a platina, não se oxida com o ar, e é o elemento do grupo da platina de menor densidade e menor ponto de fusão. É macio e dúctil quando aquecido, aumentando consideravelmente sua dureza e resistência quando trabalhado a frio.
O Paládio possui coloração branco-prateada e é um elemento considerado denso, embora seja o de menor densidade quando comparado aos demais elementos do grupo da platina.
O paládio é encontrado em baixas concentrações nos minérios dos metais mais comuns, em especial os de ní- quel e de cobre. Dessa forma, é obtido como um subprodu- to (lodo anódico) durante o processamento e a purificação eletrolítica desses metais.
O paládio, como lembrou o especialista, costuma ser extraído como um subproduto da platina na África do Sul e do níquel na Rússia, onde são encontrados os principais depósitos desse metal precioso.
PEDRA QUE VALE MILHÕES QUE PODE SER ENCONTRADA EM CASCALHO COMUM DE RIOS
Onde tem paládio no Brasil?
Também são conhecidos registros da presença de paládio no Brasil, nos estados de Minas Gerais e na Bahia. Nestes locais foram encontradas ligas naturais, na qual o paládio apresenta-se geralmente junto ao ouro.
A cotação do paládio teve uma valorização de mais de 675% entre 2016 e 2021, passando de cerca de US$ 400 para quase US$ 2,7 mil. Muito superior ao ouro.
Existem dois procedimentos. usuais para refinar o paládio. (1) O primeiro utiliza a precipitação clássica de sais de paládio, enquanto o segundo emprega a técnica de extração por solventes. (2) Ambas as rotas partem de soluções de composição variada contendo o metal de interesse.
O paládio é também utilizado na produção de equipamento de uso militar, aeroespacial e civil. Entre 75% e 80% do paládio extraído das minas são utilizados na fabricação de catalizadores, de acordo com os dados do ICBC Standard Bank.
O que é um Paládio? O paládio é uma escolha popular para jóias devido à sua resistência, durabilidade e cor branca atraente. É frequentemente utilizado para criar desenhos finos e intrincados, pois é capaz de segurar bem detalhes delicados.
O paládio é o elemento químico de número atômico 46 da Tabela Periódica. Ele é representado pelo símbolo Pd e é pertencente ao grupo chamado “metais do grupo da platina” (MGPs). É um metal de coloração branco-prateada, dúctil e maleável. É considerado um metal nobre, pouco reativo e muito resistente à corrosão.
A densidade do paládio puro é 12,02 g/cm3 enquanto a da platina é 21,45 g/cm3, o que nos indica uma relação de 65% de Pd e 35% de Pt na pepita, caso consideremos apenas esses dois metais em sua composição.
Nosso especialista concorda: Para testar platina, raspe um pedacinho da joia na pedra e pingue um pouco de ácido nítrico com ácido hidroclórico. Caso o risco não se desfaça, é porque o material é platina. Já se ele se desfizer, o material é falso. Observe a reação do ácido.
A maior parte do paládio em circulação no mundo é oriunda de jazidas de minérios da Rússia (principal produtor), África do Sul (maior reserva), Estados Unidos e Canadá.
Via de regra, os catalisadores monolíticos virgens usados na indústria automotiva possuem em torno de 1,89 g/kg de platina, 0,29 g/kg de paládio, além de 0,10 g/kg de ródio, metais preciosos de altíssimo valor agregado.
Características principais. O ródio é um metal dúctil de coloração branco prateado, sendo um ótimo refletor de luz. Não é atacado pelos ácidos, porém dissolve-se em água régia ou ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado e aquecido quando finalmente dividido.
[ Química ] Elemento químico metálico branco (símbolo: Pd), de número atómico 46, muito duro e dúctil, que tem a propriedade de absorver o hidrogénio .
O Brasil não produz os metais do grupo da platina, mas importa e exporta em variadas formas. Essa surpreendente tendência díspar entre importação e exportação representa o desenvolvimento do país, o qual depende de importação de platina e demanda incentivos na busca pelos minerais do grupo da platina.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%. De acordo com analistas de mercado, pode continuar subindo.