1. Um dia na Lua equivale a quantos dias na Terra? Um dia na Lua dura até 29,5 dias terrestres. No entanto, como acontece com todos os corpos do Sistema Solar, é necessário distinguir entre diferentes tipos de dias considerando períodos também diversos.
Ao contrário do Sol, que produz seu próprio brilho, a Lua não o faz. O brilho dela e o fato de o satélite natural poder ser visto da Terra devem-se à luz do Sol, que a ilumina e produz seu reflexo tanto de dia quanto de noite, explica Noble no artigo.
Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente. A primeira só aparece pela manhã e a segunda, depois do meio-dia, isso porque a minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo nos céus durante 12 horas.
As quatro principais fases da Lua (Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante) ocorrem nessa ordem durante um mês sinódico ou lunação, cuja duração é de aproximadamente 29,5 dias. Então, poder-se-ia pensar que o intervalo de tempo entre duas fases consecutivas da Lua é um quarto de 29,5 dias.
A lunação, que também é chamada de ciclo lunar, é o intervalo de tempo entre as luas novas. Pouco variável, ela tem uma duração média de 29,5 dias. Ao longo do período, o satélite passa pelas quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. O ciclo de cada fase da Lua dura, aproximadamente, sete dias.
Um ano lunar, em sua essência, é o tempo necessário para a Lua completar um ciclo completo de fases, desde a Lua Nova até a próxima Lua Nova, com uma duração média de aproximadamente 29,5 dias.
Dura aproximadamente 28 dias, assim como a rotação, e é ele que permite a existência das quarto fases, de 7 em 7 dias. Este período de 28 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar. O número de dias do mês lunar é diferente do número de dias do mês da Terra.
Isso quer dizer que, já que a Lua está a, mais ou menos, 384 405 quilômetros da Terra, você vai andar, andar, andar e a diferença angular da sua posição em relação à dela, que determina a chamada velocidade angular, não vai variar quase nada. E aí surge a sensação de que ela não se move. Ou de que está seguindo você.
A realidade é que nem sempre conseguimos observar a Lua durante o dia, mas em algumas ocasiões podemos ver o satélite natural mesmo com a forte iluminação diurna do Sol. Isso ocorre principalmente devido à atmosfera da Terra e ao ciclo orbital do nosso planeta.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.
A luz que vemos da lua é na verdade a luz refletida do sol. Essa luz refletida é o que nos permite enxergar a lua. Mas o sol, mesmo com esse brilho todo, não consegue iluminar a lua por inteiro. Só conseguimos enxergar a parte iluminada, a parte escura a gente não enxerga.
A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.
Existe, sim. No nosso satélite, o Sol nasce e se põe normalmente, como acontece na Terra. A diferença principal é que, por lá, o fenômeno ocorre num intervalo de tempo muito maior. Compare: por aqui, o astro aparece e some mais ou menos a cada 12 horas.
- O diâmetro da Terra é de 12.750 km e o da Lua é de 3.470 km, isto é, 3,67 vezes maior. - A superfície da Terra é 13,5 vezes maior que a superfície da Lua, porque a área varia com o quadrado do diâmetro. - Como o volume varia com o cubo do diâmetro, o volume da Terra é 49,6 vezes o volume da Lua.
O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega. Por lá se chamava Selene, mas esse nome não pegou.
No dia 20 de julho de 1969, há 51 anos, o homem pisou na Lua pela primeira vez, durante a Missão Apollo 11. Após Neil Armstrong e Buzz Aldrin terem realizado esse feito inédito, apenas outros dez astronautas exploraram o solo lunar, sendo Eugene Cernan e Harrison Schmitt os últimos, em 1972, na Missão Apollo 17.
Acredita-se há séculos que certos comportamentos como a agressividade e a instabilidade emocional são potencializados durante a lua cheia. A partir disso, surge o termo lunático (pessoa que sofre de loucura em intervalos), que vem da palavra latina que significa “lunar”.
Elas são os famosos mares lunares. Mas calma que não tem mar na Lua! Esse nome pegou porque alguns dos cientistas mais antigos acreditavam que essas manchas eram mares, mas na verdade foram formadas por erupções vulcânicas.
Muitas vezes, ele é chamado erroneamente de lado escuro da Lua, dando a impressão de que não é iluminado, mas, na verdade, tanto o lado visível quanto o lado oculto da Lua estão expostos aos raios luminosos solares durante parte do seu movimento ao redor da Terra.
Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.
Um dia na Lua equivale a quantos dias na Terra? Um dia na Lua dura até 29,5 dias terrestres. No entanto, como acontece com todos os corpos do Sistema Solar, é necessário distinguir entre diferentes tipos de dias considerando períodos também diversos.
🌕 Você já se perguntou quanto tempo leva para chegar à Lua? A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 km. As missões Apollo da NASA levaram cerca de 3 dias para chegar ao nosso satélite natural.