Os filhotes de onça-pintada recém-nascidos pesam entre 700 gramas e 900 gramas. Os filhotes nascem sem serem capazes de enxergar, abrindo seus olhos entre 7 dias e 13 dias após o nascimento. Apesar de serem felinos, as onças não miam, mas emitem uma espécie de ronco, denominado esturro.
Os filhote de onça pintada são diferentes, eles já nascem muito mais manchados, ou seja, o padrão de cor deles é muito diferente, eles já nascem bem parecidos. como eles vão ficar quando forem adultos. Já os filhotes de onça parda, assim como os filhotes de leão, nascem com algumas pintinhas no seu corpo.
A gestação dura em média 90 a 115 dias. Nasce de um a quatro filhotes, porém o mais comum são dois. Os filhotes nascem completamente cegos e totalmente dependentes da mãe. Com duas semanas de vida eles abrem os olhos.
Após o acasalamento, as fêmeas não toleram a presença do macho. As onças-pintadas apresentam uma gestação que varia de 90 a 100 dias. Geralmente, a fêmea dá à luz dois filhotes, entretanto, pode haver uma variação de um a quatro filhotes. Os filhotes nascem com os olhos fechados e são dependentes de suas mães.
Geralmente a onça-pintada tem dois filhotes em cada gestação. A maturidade sexual dessa espécie ocorre dos dois anos aos dois anos e meio nas fêmeas e dos três a quatro anos nos machos. O período gestacional pode durar até 105 dias, podendo gerar até quatro filhotes, no entanto, gera-se normalmente dois.
A ONÇA-PINTADA PALOMA TEVE FILHOTINHOS! | TIAGO JÁCOMO
Quanto tempo a onça leva para parir?
A gestação de uma onça dura, em média, três meses. A idade reprodutiva das fêmeas começa aos 2,5 anos e pode ir até os 13 anos – elas vivem cerca de 15 e se reproduzem a cada dois anos. Ao longo da vida, têm em média oito filhotes.
No período reprodutivo, os machos são atraídos pelo odor produzido pela fêmea e pela vocalização por elas produzida. Os machos e fêmeas interagem por alguns dias e copulam nesse período. Após a fecundação, inicia-se a gestação, que pode durar entre 90 dias e 110 dias.
1. O maior felino das Américas. A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino encontrado na região das Américas, assim como o maior carnívoro. No mundo, a onça ocupa o terceiro lugar entre os felinos, ficando atrás apenas do tigre (Panthera tigris) e do leão (Panthera leo).
porque a onça esturraoferece 25 estilos diferentes com cores e designs exclusivos, proporcionando aos usuários uma variedade de opções para elevar os stories das suas mídias sociais. Para usar esse modelo, basta clicar no botão ""Usar modelo"" e você será direcionado ao CapCut Web com o modelo pronto para edição.
"Esse é o maior felino da América e depois de adulto é muito perigoso para as pessoas, por isso não deve ser criado como animal doméstico. Esse animal é fatal", esclarece.
As onças-pintadas possuem hábitos solitários e, além disso, são territorialistas. Isso quer dizer que elas demarcam seu território com urina, excrementos e marcas de garras nas árvores. A família dos felinos, de nome científico Felidae, abrange animais mamíferos que andam sobre as pontas dos dedos e que são carnívoros.
"Os ataques de onça-parda a humanos são muito raros, em geral ocorrem em situações onde o animal está acuado, sem possibilidade de fuga, em defesa de uma presa que ela conseguiu ou dos filhotes. Ela normalmente adota um comportamento de intimidação seguido de fuga", explica o biólogo.
A onça é capaz de predar praticamente qualquer animal terrestre ou semiaquático em seu ecossistema. Elas se alimentam de animais de menor porte, como tatus, peixes, quatis e macacos, apesar de terem preferência por animais de médio e grande porte, como veados, jacarés, capivaras e até antas.
Sendo mamíferos, o leite materno é fundamental e é o primeiro alimento que o filhote de onça-pintada consome. O desmame completo só ocorre por volta dos 5 ou 6 meses de idade.
A onça não tem como ser domesticada, ela pode ser condicionada, mas uma hora ou outra, pode acontecer um acidente. É um animal individualista e territorialista, que não aceita ser controlado", diz Gianni.
As onças são animais solitários, casais permanecem juntos apenas durante o cio das fêmeas, que dura de 6 a 16 dias, em média. Depois disso é cada um para o seu lado e a fêmea cria os filhotes sozinha.
Os dados foram publicados neste mês e revelam que onças-pintadas podem ter em média oito filhotes durante a vida, com um intervalo médio entre partos de quase dois anos.
A onça-pintada é um superpredador, o que significa que está no topo da cadeia alimentar, e praticamente, seu maior predador é o ser humano. Entretanto, filhotes podem ser mortos por outras onças, jacarés e grandes cobras da família Boidae.