Uma carta geralmente segue um formato específico, com seções como cabeçalho, saudação, corpo, conclusão, despedida e assinatura. No cabeçalho, são indicados o endereço do remetente e do destinatário, bem como a data da escrita. A saudação é uma forma de cumprimentar o destinatário, como “Prezado(a)” ou “Querido(a)”.
Se necessário, identifique o nome, cargo e instituição do destinatário. Utilize um vocativo (pessoal ou formal) para marcar o início do diálogo. Se for uma carta formal, apresente uma linguagem direta, evite informações irrelevantes e opiniões pessoais. Expresse sua mensagem com clareza e foco.
É comumente conhecida pelos seguintes tipos: carta pessoal, carta do leitor e carta aberta, os quais se subdividem de acordo com o conteúdo e a função.
Como escrever uma CARTA em vestibular? [Prof Noslen]
Como começar a escrever uma carta aberta?
Como se faz uma carta aberta? Para fazer uma carta aberta, é necessário, antes da produção textual: identificar e pontuar o destinatário exato ao qual se destinará o texto; definir a questão que será abordada e os argumentos que serão apresentados.
Conto, crônica, piada e fábula; são consideradas como gêneros textuais. Sendo assim, podemos considerar que “carta” é um gênero textual e que, por conta de sua natureza ela poderá estar associada a qualquer tipologia textual, de acordo com a intenção de quem a escreve.
Do ponto de vista estrutural, a carta aberta se organiza da seguinte forma: título, introdução, desenvolvimento, conclusão, despedida, assinatura, local e data.
A carta pessoal é um gênero textual utilizado para transmitir uma mensagem particular a algum destinatário conhecido. Ela se define por seu caráter íntimo entre os interlocutores, de modo que o conteúdo e a forma se moldam a depender das características da relação.
Cabeçalho: o cabeçalho deve incluir o local e a data em que a carta foi escrita, além do nome e endereço do destinatário. Saudação: a saudação é a forma de cumprimentar o destinatário e deve ser adequada ao contexto. É comum utilizar expressões como "Prezado(a) [nome do destinatário]".
Dica: Se você já estiver no Word para a Web, acesse os modelos de carta indo para Arquivo > Novoe, abaixo das imagens do modelo, clique em Mais em Office.com. Você estará na página Modelos do Word. Na lista de categorias, clique em Cartas.
No smartphone ou tablet Android, abra um app em que você possa digitar, como o Gmail ou o Keep. Toque em uma área onde é possível inserir texto. Seu teclado será exibido na parte inferior da tela. Selecione um teclado de escrita manual, como Escrita à mão de inglês (EUA).
São estruturas que possibilitam a construção de textos diversos. São divididos em cinco tipos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo.
A estrutura é a divisão correta do texto em blocos lógicos. Também é importante selecionar bem os parágrafos e não pegar informações que deveriam estar em outro bloco; separar o texto em orações e conectá-las dentro de um parágrafo. A estrutura básica de um texto é composta por: Título.
Apresentação do assunto da carta e da tese (opinião) do autor sobre o tema na introdução da carta; Construção de argumentos bem fundamentados que comprovem o ponto de vista do remetente; Se possível, desenvolvimento de contra-argumentação – ou seja, produção de argumentos que refutem ideais contrárias àquelas do autor.
Nas cartas, é necessário escrever, na primeira linha do texto, o momento e o local em que o remetente (aquele que envia a carta) está quando escreve. Por exemplo: “São Paulo, 07 de abril de 2019”. Prezada professora Maria, Perceba, “Prezada professora Maria” é o vocativo dessa carta.
Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998. No fecho de documentos, coloque ponto-final após a data: Florianópolis, 27 de março de 2008.
Para preencher um envelope de carta, é necessário escrever os dados em ambos os lados do envelope. O verso do envelope é o lado a ser fechado e selado, com a típica aba a ser colada. É precisamente na superfície da aba que deve ser escrito o endereço do remetente, ou seja, da pessoa que pretende enviar a carta.
A carta é um gênero textual de correspondência, o qual visa a estabelecer uma comunicação direta entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens. Por seu contexto de circulação, as cartas podem ser divididas em: carta pessoal.