O voo noturno apresenta vários desafios exclusivos das operações após o pôr do sol. Um dos principais desafios é a visibilidade reduzida. Isso pode dificultar que os pilotos vejam outras aeronaves, obstáculos no solo e até mesmo a pista durante o pouso.
Muitos viajantes se perguntam se há um horário do dia que seja mais seguro andar de avião. Embora a segurança dos voos não varie significativamente ao longo do dia, há algumas considerações que podem tornar os voos matutinos uma escolha preferida para alguns passageiros.
O ambiente de voo noturno é inerentemente diferente do voo diurno. A visibilidade é reduzida e pontos de referência familiares podem ser mais difíceis de identificar. A falta de luz natural pode levar à desorientação, e o silêncio da noite também pode tornar mais difícil detectar problemas na aeronave.
§ 1º Considera-se vôo noturno o realizado entre o pôr e o nascer do sol. § 2º A hora de vôo noturno para efeito de remuneração é contada à razão de 52'30” (cinqüenta e dois minutos e trinta segundos).
Em voos noturnos ou logo pela manhã, é raro ocorrer turbulência, pois nesse horário as correntes de ar são mais suaves. Por outro lado, os voos pela tarde e noite podem ter mais turbulências.
Outro aspecto importante a considerar são as condições meteorológicas. Durante o dia, o aquecimento da superfície terrestre pode causar turbulências devido às correntes de ar ascendentes. Já à noite, a atmosfera tende a ser mais estável, proporcionando um voo mais suave.
Os especialistas afirmam que os voos noturnos tem um pequeno ganho de performance, pois a noite geralmente as temperaturas são menores, o que facilita pousos e decolagens, e também menos possibilidade de turbulências.
Um outro elemento que faz com que o número de voos noturnos seja maior é a possibilidade de maximizar o descanso dos passageiros. Voando à noite, os clientes das companhias aéreas podem descansar melhor — e também chegar mais cedo aos destinos.
A ideia de que adquirir passagens aéreas de madrugada é mais barato não é um mito, pois os sites das companhias aéreas estão menos congestionados e você terá mais chances de garantir sua passagem em promoções-relâmpago, por exemplo.
Em geral, não se aconselha sair perambulando à noite, por mais segura que a cidade pareça ou seja, de fato. Tem o detalhe de que muitas vezes os aeroportos estão localizados em áreas periféricas e não é uma boa ideia sair para dar uma esticada às 3 da manhã.
A cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, o mais perigoso para a segurança da aeronave. Nos demais períodos do dia a probabilidade de haver um sério equívoco operacional se reduz praticamente à metade.
Se o seu intuito é dormir durante o voo o melhor a fazer é relaxar a mente antes de pegar no sono. Deixe de lado os equipamentos eletrônicos e aquele filme de ação que você gostaria muito de ver. Evite distrações que podem agitar a mente e te atrapalhar na hora de pegar no sono.
Viajar durante a noite tem mesmo muitas vantagens. Mas tem, também, desvantagens como a baixa visibilidade, que é um fator de risco para acidentes, e menor segurança. Lembre-se, ainda, que a visão periférica é reduzida durante a noite, assim como a capacidade de avaliar distâncias.
Afinal, qual é o melhor horário para comprar passagens aéreas? A maioria das companhias costuma oferecer promoções e ofertas no período noturno, das 00h às 6h da manhã, principalmente de sexta-feira a domingo. Nesse período, você pode encontrar as melhores condições de voos por um ótimo custo-benefício.
A principal vantagem de viajar de dia é a segurança, pois os motoristas podem trafegar com melhor visibilidade. Além disso, no período diurno, a capacidade de concentração e reação ao volante tende a ser melhor. Contudo, vale sempre reforçar alguns cuidados: Antes de pegar a estrada, esteja bem descansado.
Riscos: Voar à noite pode ser mais perigoso do que voar durante o dia devido à visibilidade reduzida. Os pilotos precisam estar atentos a outros helicópteros, aeronaves, torres e obstáculos no solo. Eles também precisam lidar com condições meteorológicas que podem dificultar a visibilidade, como neblina, chuva e neve.
Os voos de madrugada podem ser mais em conta quando as distâncias são menores. Portanto, geralmente aqueles que são para lugares mais próximos, dentro do Brasil ou em países vizinhos, como Uruguai, Argentina, entre outros, acabam sendo ainda mais baratos.
Esses voos podem ser mais caros devido à alta demanda e ao custo de operar rotas longas sem interrupções. Para quem busca voos mais baratos, a regra não é absoluta, mas, em geral, a simplicidade e a rapidez dos voos diretos custam mais.
Alertas sobre ameaças de turbulência em rota podem ser enviados pelos pilotos da empresa no formato de notificações em áudio e visuais, sinalizando quando e onde o aviso de apertar cintos deve ser ligado e quando os pilotos necessitam estar no comando.
Eles podem ficar em áreas específicas próximas aos passageiros ou em compartimentos "secretos", chamados de sarcófagos, onde podem se deitar e dormir. Cochilo de meia hora na cabine é permitido: Um tipo de soneca que pode ser tirada na cabine é o controled rest (descanso controlado).
Segundo o professor, as turbulências não causam perdas de altitudes relevantes no avião, mas a aeronave sofre mais variações no trecho em questão. Apesar disso, tem estrutura suficiente para passar com segurança. "O avião vai para cima e para baixo em uma turbulência, não é questão de perda de altitude", disse.
À noite, o ar tende a ser mais frio do que de dia, melhorando as condições para que a aeronave decole. O ar mais frio e, ocasionalmente, mais seco, se torna mais denso, o que facilita o pouso e a decolagem dos aviões.
Já se sentiu cansado depois de uma viagem de avião? Há vários fatores que podem contribuir para que isso aconteça. Um deles é o facto de a pressão do ar ser mais baixa em altitudes mais elevadas e mesmo que o ar da cabine seja pressurizado, a pressão continua a não ser equivalente à que temos ao nível do mar.