Como elaborar um documento oficial?

O ofício possui a seguinte estrutura: cabeçalho, identificação do expediente, local e data, endereçamento, assunto, vocativo, corpo do texto, fecho e assinatura. A linguagem utilizada no corpo do texto deve ser formal, impessoal, objetiva, clara, concisa e coerente.
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Como criar um documento oficial?

5 dicas de como fazer uma informação oficial
  1. Entenda o tipo de documento.
  2. Atente-se à linguagem.
  3. Faça textos diretos e claros.
  4. Não esqueça das identificações.
  5. Use um timbre.
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O que é um documento oficial exemplos?

Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.
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Como redigir um documento?

Evite uso de palavras “difíceis” para seu público. Use títulos e subtítulos para ordenar o conteúdo do seu documento. Mantenha sempre a mesma fonte e estilo para informações do mesmo nível. Use marcadores de tópicos quando precisar separar informações dentro de um parágrafo.
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Como elaborar um ofício?

Aqui estão as instruções essenciais:
  1. Identificação das partes. Inclua informações detalhadas sobre os órgãos ou setores das partes envolvidas, juntamente com endereços e dados de contato.
  2. Número e ano do ofício. ...
  3. Local e data. ...
  4. Assunto referencial. ...
  5. Prazo e contato. ...
  6. Despedida formal. ...
  7. Assinatura e identificação.
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REDAÇÃO OFICIAL - ESTRUTURA DO PADRÃO OFÍCIO | ALINE RIZZI

O que deve conter em um ofício?

identificação do destinatário; conteúdo da mensagem, ordem ou solicitação; data, local e assinatura; comprovante de entrega (protocolo, aviso de recebimento etc.).
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Quem pode emitir um ofício?

O ofício é um tipo de documento oficial, enviado normalmente a funcionários ou autoridades públicas ou expedido por órgãos públicos para requisição, comunicado ou pedido de apoio.
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Qual a formatação para documentos oficiais?

Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação:
  • a) tamanho de papel: A4 (29,7 cm x 21cm);
  • b) margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura;
  • c) margem lateral direita: 1,5 cm;
  • d) margem superior e inferior: 2 cm;
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O que é considerado um documento oficial?

DOCUMENTO OFICIAL – Aquele que, possuindo ou não valor legal, produz efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. DOCUMENTO PÚBLICO – Aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público, no desempenho de suas atividades.
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Qual o tipo de letra para documentos oficiais?

Os textos escritos pelos usuários nos materiais de papelaria impressa devem usar sempre a fonte Times New Roman.
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Qual o padrão de um ofício?

O ofício apresenta a seguinte estrutura: cabeçalho, numeração do ofício e ano, local e data, corpo do texto, despedida e assinatura. Por se tratar de uma redação oficial, prevalecem a impessoalidade, a linguagem denotativa, o texto conciso e escrito em norma-padrão e a função referencial.
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Quais os 4 tipos de documentos?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.
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Como finalizar o ofício?

Como finalizar um recado?
  1. abraços;
  2. agradeço a atenção;
  3. atenciosamente;
  4. até a próxima;
  5. com os melhores cumprimentos;
  6. cordialmente;
  7. desde já, muito obrigado(a);
  8. grato(a);
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Como iniciar um documento?

A breve saudação pode iniciar com o nome da pessoa: “Caro Sr. Daniel”, “Prezado Thiago,” ou “Sra. Ana,”, são todos exemplos apropriados. Começar com o nome do contratante ajuda a incentivá-lo a pensar em você como alguém com proximidade, com quem gostaria de trabalhar.
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O que não são documentos oficiais?

Os documentos não oficiais seriam aqueles que são ou produzidos espontaneamente, sem ter por fim registrar nada em específico, ou que não são produzidos pelo governo estabelecido. São exemplos disto registros de canções populares, enfeites ou poemas registrados por meio da escrita que contem daquele contexto.
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Quais os documentos oficiais do Brasil?

Documentos brasileiros
  • Passaporte.
  • Carteira de identidade (RG)
  • CPF.
  • Carteiras de identificação emitidas por órgão regulador do exercício de atividade profissional.
  • RNE.
  • Título de eleitor.
  • Carteira de habilitação nacional (CNH)
  • Certificado de alistamento militar (CAM)
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Como escrever local e data em documentos oficiais?

Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998. No fecho de documentos, coloque ponto-final após a data: Florianópolis, 27 de março de 2008.
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Como redigir documentos administrativos?

Aprenda a estrutura da redação administrativa
  1. identificação do tipo do documento;
  2. local e data;
  3. assunto;
  4. destinatário;
  5. texto (com introdução, desenvolvimento e conclusão);
  6. encerramento;
  7. assinatura;
  8. identificação do signatário.
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Como se faz um memorando?

Como escrever um memorando
  1. Escreva seu cabeçalho. O cabeçalho contém elementos como Para, De, Data do memorando e Assunto, que por sua vez ajudam o destinatário a entender que a mensagem é para ele e do que se trata. ...
  2. Escreva sua introdução. ...
  3. Forneça contexto. ...
  4. Inclua as próximas etapas. ...
  5. Termine com uma conclusão.
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Qual a validade de um ofício?

Os ofícios e mensagens eletrônicas expedidos e recebidos, mencionados nos incisos II, III e VI do art. 75, serão conservadas pelo prazo de 1 (um) ano, a partir da data de expedição ou do recebimento pelo ofício de justiça.
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Qual é a diferença entre ofício e memorando?

Resumindo: ofício é comunicação oficial externa. Memorando é comunicação oficial interna.
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Como formatar um ofício no Word?

Você pode usar as opções de formatação disponíveis na guia página inicial para formatar o texto.
  1. Mudar a fonte: Selecione algum texto e, em seguida, toque em caixa de nome da fonte. ...
  2. Alterar o tamanho da fonte: Selecione algum texto, toque na caixa Tamanho da fonte e, em seguida, escolha um tamanho na lista suspensa.
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Como fazer uma solicitação formal?

Eu, (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), (dados necessários para identificação do remetente), residente no endereço (endereço), na qualidade de (posição do remetente), venho, por meio da presente carta, solicitar (pedido e justificativa).
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Como é que se faz um requerimento?

Para fazer um requerimento, é preciso, anteriormente, informar-se sobre quais os dados necessários e qual a estrutura mais adequada. É necessário averiguar o nome do destinatário, confirmar seu cargo e usar o pronome de tratamento adequado. Por fim, é importante, também, pesquisar quais leis sustentam seu pedido.
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