Como eliminar o excesso de vitamina C Para eliminar o excesso de vitamina C no corpo, é importante beber água, pois isso ajuda o organismo a facilitar a eliminação do excesso dessa vitamina através da urina. Além disso, também é recomendado parar a ingestão do suplemento de vitamina C e consultar o médico.
Altas doses (até o limite superior de segurança – 2.000 miligramas por dia) de vitamina C normalmente não são tóxicas para adultos saudáveis. Ocasionalmente, doses mais altas provocam náuseas ou diarreia e interferem no equilíbrio da atividade antioxidante do organismo.
O que acontece se tiver vitamina C demais no corpo?
Embora seja raro, o excesso de vitamina C pode causar alguns efeitos colaterais, como distúrbios gastrointestinais (náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal) e cálculos renais.
O tratamento do excesso de vitamina D deve ser feito pelo clínico geral ou endocrinologista e inclui parar de tomar suplementos de cálcio e/ou vitamina D, a administração de soro fisiológico e, em alguns casos, o uso de remédios e a hemodiálise.
No caso dos hidrossolúveis (que se dissolvem em água), vitaminas B1, B2, B3, B6, B9, B12, o ácido pantotênico e a vitamina C, basta interromper a administração dos nutrientes, sem grandes problemas, pois seu excesso é excretado pelos rins e pela urina.
Cada excesso de nutriente acarreta repercussões específicas; por exemplo, doses elevadas de vitamina E podem propiciar hemorragias, enquanto a vitamina K está associada à coagulação do sangue (3). Em relação à vitamina C, o excesso pode provocar diarreia e a formação de cálculos urinários.
O limite superior de vitamina C é 2000 mg/dia. Às vezes, consome-se mais de 10 g/dia de vitamina C para benefícios ainda não comprovados, como prevenção ou redução da duração de infecções virais, ou interrupção ou reversão da progressão de câncer ou aterosclerose.
Assim como no caso dos sintomas, o tipo de tratamento varia dependendo do quadro e da vitamina que causou a hipervitaminose. Em casos mais leves, a simples redução de ingestão de alimentos ricos na vitamina em excesso pode ser suficiente para resolver o problema.
Para eliminar o excesso de vitamina C no corpo, é importante beber água, pois isso ajuda o organismo a facilitar a eliminação do excesso dessa vitamina através da urina.
A capacidade que o intestino tem em absorver o ácido ascórbico é de aproximadamente 1200 mg/24h. Quando o suprimento em ácido ascórbico aumenta muito, a absorção diminui, passando de 49,5% para uma dose oral de 1,5g, a 16,1%, para uma dose de 12 g 5.
O exame de sangue para medir os níveis de vitamina C envolve a coleta de uma amostra de sangue, geralmente da veia do braço, que é analisada em laboratório para determinar a concentração de vitamina C no plasma sanguíneo.
Qual a fruta mais rica em vitamina C? Entre as frutas citadas, a acerola é sem dúvida a campeã em vitamina C. Com um teor de 1.800 mg em apenas 100 g de fruta, se destaca por oferecer uma dose concentrada de nutrientes essenciais em uma pequena porção. Em segundo lugar temos o kiwi e em terceiro, a conhecida laranja.
Quais são os resultados possíveis para o exame Vitamina C? Os valores normais de vitamina C (ácido ascórbico) devem ser entre 4,6 e 15 mg/L. Resultados fora da faixa normal devem ser acompanhados por um médico.
Quanto tempo demora para a vitamina sair do organismo?
A vitamina A é armazenada, majoritariamente, no fígado. Estima-se que o estoque dessa vitamina dure meses. A função fisiológica mais conhecida da vitamina A é no processo visual, sendo a cegueira noturna um dos principais sintomas de sua deficiência.
A hipervitaminose também pode causar danos aos órgãos e ao sistema cardiovascular. A vitamina D, se consumida de forma incorreta, pode levar à calcificação dos tecidos moles e dos rins.
O que acontece se o corpo tiver excesso de vitamina C?
“A utilização de doses elevadas de vitamina C, pode ocasionar em distúrbios gastrointestinais como diarréia, cólicas e em alguns casos, dependendo dos antecedentes do paciente, pode até provocar a formação de cálculos de pedras nos rins.”, explicou o médico.
A vitamina C, ou Ácido Ascórbico, age no corpo humano em funções regulatórias. Ela atua na fabricação de colágeno e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Também colabora na absorção de ferro e a formação de tecidos, como ossos, músculos, vasos sanguíneos, entre outros.
Vitaminas consumidas em excesso podem provocar quadros de intoxicação. É que elas podem interferir em importantes processos do corpo humano, já que agem como cofatores de reações químicas, ou até mesmo diretamente no material genético de certos tecidos.
Reações alérgicas: Embora raro, algumas pessoas podem ser alérgicas à vitamina C e experimentar reações alérgicas, como urticária, inchaço e dificuldade para respirar.
Como apontado anteriormente, a vitamina C pode ser ingerida diariamente, tanto por meio de fontes alimentares como de suplementos1. O cuidado apenas é necessário com excessos, que podem causar desconforto gástrico e diarreia1. O limite máximo recomendado para a ingestão diária de vitamina C é de 2.000 mg para adultos7.
Assim, como consequência do excesso de vitamina do complexo B circulante, é possível notar o aparecimento de alguns sintomas, como formigamento dos pés e das mãos, coceira e vermelhidão da pele, aumento da pressão arterial, cansaço excessivo, tonturas e desequilíbrio e dificuldade para dormir, por exemplo.