priorizar uma alimentação equilibrada, com itens frescos, frutas, legumes e verduras, grãos e cereais integrais; evitar o consumo excessivo de sal, alimentos processados, ultraprocessados, açúcar e alimentos refinados.
A ingestão adequada de água ajuda a eliminar o excesso de sódio e a manter um equilíbrio saudável de fluidos no corpo. A água também é essencial para a função renal adequada.
Os adultos saudáveis devem beber, pelo menos, seis copos (aproximadamente dois litros) de líquido por dia (inclusive líquidos provenientes da ingestão de alimentos com alto teor de água, tais como frutas e verduras).
Embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros ultraprocessados são alimentos ricos em sódio e figuram entre os alimentos que prejudicam os nossos rins de forma mais severa.
Os principais fatores de risco para a doença renal são a hipertensão arterial e o diabetes (pessoal ou na família). Essas duas doenças crônicas podem levar à doença renal, se não forem bem controladas.
berries – cranberry, mirtilo, morango, framboesa e amora têm propriedades antioxidantes e previnem infecções urinárias, bem como a formação de cristais; melancia – por conter bastante água, auxilia na hidratação e, consequentemente, na remoção de resíduos por meio da urina.
Os sucos de limão, laranja e melão contêm ácido cítrico. Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.
A redução da albuminúria é uma importante meta na terapia com protetores renais, e a vitamina D demonstrou efeito positivo. 67 Ao mesmo tempo, há evidência de que a terapia com vitamina D pode ter o potencial para alterar a progressão da doença renal.
Evite alimentos processados, congelados, enlatados ou em conserva, que contêm sódio em excesso; Aposte em alimentos ricos em potássio como beterraba, laranja, espinafre e feijão, pois auxiliam na redução dos efeitos do sal.
A sobrecarga de sódio pode ser tratada com diuréticos e a natriurese é substituída por água. Deve-se ter cuidado com o uso de dextrose intravenosa nos pacientes envenenados com sal — eles já estão com volume expandido e suscetíveis a edema pulmonar.
Para tratá-la, o médico aumenta lentamente os níveis de sódio no sangue por meio de hidratação intravenosa e, às vezes, com um diurético. Às vezes, são necessários medicamentos chamados vaptanas, que bloqueiam os receptores da vasopressina e impedem que os rins respondam à vasopressina.
A lista inclui limão, aipo e aspargos. Outra sugestão das especialistas é aumentar o consumo de água com o objetivo de ajudar a eliminar o sal do organismo.
Adicione açúcar. Às vezes você pode neutralizar alimentos levemente salgados com um pouco de açúcar. Basta 1 colher de sopa de açúcar para corrigir o excesso de sal da sua comida.
Também dê atenção aos alimentos ricos em potássio , como banana, feijão, espinafre e cenoura, que ajudam na eliminação do sódio. Por fim, não se esqueça de beber muita água.
Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, não fazer uso de medicações que são tóxicas aos rins (como anti-inflamatórios), ingerir água em ...
"Alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas e embutidos, peixes como a sardinha e a anchova, bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja, alimentos ricos em proteína, como o consumo excessivo de carne, peixe e ovos, que sobrecarregam os rins", alerta o nutrólogo.
Os principais tratamentos são uma dieta adequada e medicamentos e, para aqueles que atingem o estágio final da doença renal, tratamento de diálise de longo prazo ou transplante de rim.
5) Beba muita água: é ela quem ajuda o rim a fazer seu trabalho. Quando o rim recebe pouco líquido, ele concentra a urina como reserva de água, nesses casos podem se formar pedras nos rins e na bexiga, o famoso cálculo renal.
O limão e a laranja são frutas cítricas ricas em vitamina C e outros nutrientes benéficos à saúde. Ambas as frutas têm potencial para oferecer benefícios aos rins, especialmente quando se trata da prevenção de cálculos renais.
Maçã A maçã é uma fruta muito conhecida por proporcionar diversos benefícios para a saúde, como reduzir o colesterol, prevenir doenças do coração e até câncer. Mas, além disso, a maçã é rica em fibras e compostos anti-inflamatórios, que podem melhorar a saúde dos rins.
Mantém os rins saudáveis. Isso mesmo! De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.
Potássio – apesar de saudáveis, algumas frutas, legumes e verduras entram no grupo de alimentos que prejudicam os rins por serem ricos em potássio, a exemplo da banana, da cenoura e das folhas da beterraba. A dica é descascá-los e deixá-los de molho antes de cozinhá-los.
VERDADE – Alimentos como presunto, mortadelas, bacon, salsichas, queijos amarelos, margarinas e manteigas, enlatados e peixes salgados, como sardinha e atum em conserva, são ricos em sódio, substância já citada anteriormente pela capacidade prejudicial aos rins.