Saiba como terminar a relação com o seu terapeuta
- AVALIE SEUS OBJETIVOS INICIAIS. Idealmente, você estabeleceu objetivos quando começou a terapia, diz Dontea' Mitchell-Hunter, psicoterapeuta. ...
- SEJA DIRETO. ...
- ELABORE UM PLANO PÓS-TRATAMENTO. ...
- FAÇA DA SUA ÚLTIMA SESSÃO ALGO SIGNIFICATIVO.
Como terminar com o terapeuta?
Idealmente, a psicoterapia deve ser encerrada por um acordo mútuo entre terapeuta e paciente. Em caso de não existir esse acordo, a opinião do paciente deve ser preponderante, por duas razões principais: Ele não deve ceder ao terapeuta (como a qualquer outra pessoa) o direito de tomar decisões sobre si mesmo.Como dispensar um terapeuta?
Nesses casos, o melhor a se fazer é conversar com o terapeuta, pois se realmente parar for a melhor opção, o profissional irá conduzir as sessões de forma a se desligar gradualmente do paciente. Tal tratativa é importante para a pessoa não sentir o efeito que tanto tememos: a recaída.Como falar que quer parar a terapia?
Seja honesto e aberto: Expresse seus sentimentos e razões para interromper a terapia de forma honesta. Pode ser útil compartilhar se você sentiu que alcançou seus objetivos terapêuticos, se está enfrentando dificuldades financeiras ou se está buscando uma abordagem terapêutica diferente.Como saber se é hora de parar a terapia?
Quando os objetivos iniciais são atingidos, quando há uma sensação de "esvaziamento" na sessão, quando há estabilidade no humor, quando as queixas gerais diminuem, quando o paciente consegue compreender por si mesmo a origem e a solução para os problemas, entre outros.Enterrar o passado para conseguir viver o presente
Como dizer ao psicólogo que não quer ir mais?
O ideal é conversar com seu terapeuta sobre, entender o que pode ter levado a esse momento, identificar se é alguma questão sua ou com a dinâmica dos atendimentos, não deixe de expor isso em sessão e junto ao seu terapeuta encontrar uma solução de enfrentamento, será importante para você e para ele essa troca.Como saber se é hora de trocar de terapeuta?
10 sinais de que está na hora de trocar de terapeuta
- Você não está vendo melhorias. ...
- Terapia parece muito impessoal. ...
- É difícil para você ser honesto com seu terapeuta. ...
- Ele não tem a experiência que você procura. ...
- Ele está agindo de forma inadequada. ...
- Seu terapeuta ocupa mais espaço do que você
Quando não sei mais o que falar na terapia?
Se você chegou nesse ponto, fique tranquilo: isso é absolutamente normal e quase todo mundo passa ou já passou por isso e faz parte do processo terapêutico. É importante saber disso pois muitas pessoas acham que, uma vez sem ter o que falar, é hora de parar com as sessões.É normal querer desistir da terapia?
O que está acontecendo é um processo normal, que ocorre em psicoterapia e se chama transferência. Ñ desista da sua terapia, comunique ao seu terapeuta. É interessante que você fale isso em terapia, pois o que está ocorrendo pode apenas ser transferência, já que você diz não ter motivo aparente.Como parar de ir na terapia?
Se você deseja interromper sua terapia, você precisa cancelar diretamente com seu psicólogo(a). Basta você enviar um WhatsApp para o profissional informando que deseja interromper as sessões.Como terminar com a terapeuta?
Saiba como terminar a relação com o seu terapeuta
- AVALIE SEUS OBJETIVOS INICIAIS. Idealmente, você estabeleceu objetivos quando começou a terapia, diz Dontea' Mitchell-Hunter, psicoterapeuta. ...
- SEJA DIRETO. ...
- ELABORE UM PLANO PÓS-TRATAMENTO. ...
- FAÇA DA SUA ÚLTIMA SESSÃO ALGO SIGNIFICATIVO.
Como mudar de terapeuta?
Para facilitar esta troca, o ideal é pedir para o profissional que o acompanhava para escrever um relatório ao novo, apontando as questões trabalhadas. Além disso, também é válido realizar a troca de contato entre psicólogos, pois, dessa forma, fica até mais fácil para os profissionais se entenderem.É normal se sentir mal depois da terapia?
Segundo o psicólogo Andrew Keefe, “há uma infinidade de razões pelas quais você pode se sentir pior depois de iniciar a terapia. O mais comum é que ela o coloca em contato com o que você realmente sente”. Tal situação acontece, pois somos expostos a emoções que tínhamos ignorado como forma de proteção.Quanto tempo uma pessoa fica na terapia?
No geral, é indicado de 4 a 6 meses de terapia, mas como já mencionado, depende muito da situação.Como saber se a terapia chegou ao fim?
Teoricamente, um bom critério para saber se a terapia está funcionando é o paciente estar se sentindo bem o suficiente para encerrar o assunto que o levou à psicoterapia. A questão é que a vida é feita de vários problemas e não apenas um.Por que as pessoas desistem da terapia?
Essa dificuldade, diz a psicóloga, decorre de dois fatores: um é o fato de que mexer em problemas requer desacomodar-se, e ninguém quer sair da sua zona de conforto. O outro é a preguiça: - Fazer terapia é algo doloroso. É preciso descortinar certas questões, e as pessoas querem muito encontrar receitas prontas.É normal sentir raiva do terapeuta?
Quando a emoção da raiva aparece na relação terapêutica é importante que a pessoa consiga comunicar isso. A raiva pode se manifestar por vários motivos, um deles, inclusive significa que a terapia está dando certo.O que o terapeuta não pode fazer?
Entre elas estão:
- se envolver em situações preconceituosas ou discriminar pacientes;
- tentar induzir o paciente, baseado em crenças próprias;
- expor informações sigilosas do paciente;
- praticar ou ser conivente com casos de violência;
- utilizar técnicas não regulamentadas pela profissão;
- estabelecer vínculos com o paciente.
Como saber se o seu terapeuta é bom?
Uma maneira de saber se seu psicólogo está realmente te ajudando é avaliar se existe algum progresso em seus sentimentos, pensamentos ou comportamento. Você deve se sentir progressivamente melhor e conseguir lidar melhor com suas questões ao longo do tempo.Quando a terapia incomoda?
De fato, existem situações que são trabalhadas na psicoterapia que podem ser muito dolorosas e causar essa sensação. Como se trata de um processo de autoconhecimento e é preciso falar, recordar e ressignificar situações, sentimentos ou traumas para conseguir enfrentar o problema de frente, um processo que dói muito.O que não se pode dizer a um psicólogo?
Veja aqui algumas frases comuns que podem atrapalhar seu progresso terapêutico
- “Sinto que estou falando demais.” ...
- "Eu sou o pior. ...
- “Sinto muito por minhas emoções.” ...
- “Sempre falo de mim.” ...
- "Eu não posso acreditar que eu te disse isso!" ...
- “A terapia não vai funcionar para mim.” ...
- Outras coisas a evitar. ...
- Uma última dica.