Como entrar com danos morais contra Enel?

Para pedir a indenização, o consumidor deve registrar a situação nos canais de atendimento da Enel. Mas, atenção, é fundamental que o consumidor registre provas de que os aparelhos foram danificados por conta do apagão, o mesmo vale no caso de alimentos estragados. Essas provas devem ser fixadas à reclamação.
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Como processar Enel por danos morais?

Procurar o Procon

Para isso, vá até o PROCON da sua cidade ou do seu Estado. Ele será responsável por intermediar o problema entre você e a Enel. O PROCON da sua localidade não representará você judicialmente, as tentativas de solução do problema serão administrativas.
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Como entrar na justiça contra Enel?

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 00 120 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado. No caso de reclamação de não atendimento, é necessário informar o número do protocolo registrado pelo canal de atendimento anterior. Antese de iniciar um pedido, por favor.
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Quanto a Enel paga por danos morais?

Em 2023/2024, todos os Tribunais Estaduais, e o STJ, tem arbitrado às indenizações por dano moral para o corte indevido da energia elétrica entre R$5.000,00 (0013513-74.2021.8.19.0202) e R$15.000,00 (0068626-07.2016.8.19.0002).
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Como pedir indenização a Enel?

Como e onde reclamar
  1. SMS: envie gratuitamente mensagem de texto do seu celular para o número 27373 com a palavra "luz" e o número da instalação que está sem energia. Por exemplo: luz 012345678.
  2. Pelo aplicativo da Enel, pelo site enel.com.br ou pelo WhatsApp, no número (21) 99601-9608.
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Ações contra concessionárias de energia elétrica | Canal do Quaresma

Onde posso processar a Enel?

Canais de atendimento da Ouvidoria:​
  • Teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8h às 18h)
  • Por carta: pedimos enviar em envelope fechado mencionando “OUVIDORIA” para o endereço: Av das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17 andar, Vila Gertrudes, São Paulo, SP, CEP 04794-00.
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Como fazer para ser ressarcido pela Enel?

Conforme resolução da Aneel, os clientes têm a opção de fazer a solicitação por meio de aplicativo, site, Central de Relacionamento ou loja da distribuidora. O prazo máximo para ingressar com a solicitação é de até 5 anos a partir da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento.
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Quanto tempo demora um processo contra a Enel?

Quanto tempo demora um processo contra Enel? O tempo de um processo pode variar significativamente. Processos nos Juizados Especiais podem ser mais rápidos, alguns concluídos em poucos meses, enquanto ações na justiça comum podem levar mais tempo, dependendo da complexidade do caso.
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Quanto tempo sem energia gera indenização?

O prazo para o ressarcimento é de até 20 dias corridos, a partir da data da resposta da empresa.
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Quanto tempo demora para receber indenização por danos morais?

O tempo de demora varia de acordo com os envolvidos bem como a situação, como documentos, necessidade de perícias e mais. Isso porque, é preciso analisar as partes envolvidas no processo. Além dos argumentos e documentação apresentada por cada um. Geralmente, existe uma média de um a três anos de duração.
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Como abrir uma ação contra o Enel?

Você pode entrar em contato pelo telefone 0800 72 73 110, em dias úteis, das 8h às 18h. Para agilizar, lembre-se de informar o número do protocolo do atendimento recebido anteriormente e o número da instalação disponível na conta de energia. Se preferir clique aqui para registrar a sua manifestação.
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O que fazer quando a Enel não resolve o problema?

3 - Fale com a ANEEL

Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na ANEEL por um dos canais: Assistente virtual: ChatBot. Formulário no site da ANEEL. Aplicativo ANEEL Consumidor.
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Qual o órgão que fiscaliza a Enel?

ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica. Seu navegador não pode executar javascript. Alguns recursos podem não funcionar corretamente.
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Como entrar na Justiça contra a Enel?

Recorra à Justiça

Para isso, você pode contar com a ajuda de um advogado ou de um juizado especial cível, que atende causas de até 40 salários mínimos. Você deve apresentar as provas dos prejuízos e do contato com a Enel, além de demonstrar o nexo causal entre o apagão e os danos sofridos.
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Quando o consumidor tem direito a indenização?

Para que seja caracterizado o dano moral no Direito do Consumidor, é necessário que exista uma relação de consumo estabelecida e que haja uma conduta ilícita do fornecedor de produtos ou serviços. Essa conduta pode envolver desde práticas abusivas de venda até a comercialização de produtos defeituosos.
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Quanto tempo posso ficar sem energia por lei?

A concessionária deve restabelecer o fornecimento de energia elétrica no menor prazo possível. Em áreas urbanas, o prazo máximo é de quatro horas, enquanto em áreas rurais, esse prazo pode ser de até oito horas. Se esses prazos não forem cumpridos, o consumidor tem direito a compensação financeira.
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Qual o tempo máximo que pode ficar sem luz?

Prazo para restabelecimento da energia

Por norma, a falta de luz deve ser restabelecida em até três horas em área urbana e em até seis em área rural. Caso isso não aconteça, o consumidor tem direito de ser compensado com crédito na conta até dois meses depois do incidente.
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Quanto tempo a Enel pode deixar sem luz?

O prazo para o retorno do serviço de luz depois da comunicação do pagamento é de 24 horas para as áreas urbanas e 48 horas para as rurais.
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Pode processar Enel?

Sim, você poderá requerer indenização pelos danos patrimoniais e morais. Para isso, você deve encaminhar sua reclamação à empresa responsável pelo fornecimento de energia. E, no caso de não ter sucesso, deve procurar um advogado para encaminhar o pedido ao Poder Judiciário.
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Como colocar a Enel na Justiça?

Os canais de atendimento para solicitar a indenização por danos elétricos são os seguintes: site: www.enel.com.br; telefone 0800 062 0196 ou nas lojas de atendimento Enel. Observação: Opte por receber a resposta da sua solicitação por e-mail, é mais rápido e seguro.
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Como ser indenizado pela Enel?

Você pode solicitar a indenização por danos elétricos em nosso app Enel São Paulo, site www.enel.com.br, pelo telefone 0800 72 72 120 ou em nossas lojas de atendimento. O seu prazo para solicitação é de 5 anos após a provável data de ocorrência do dano elétrico no equipamento.
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Quantos processos a Enel tem?

O Jusbrasil encontrou 42.657 processos que mencionam Enel, e que podem ser de pessoas diferentes com esse nome.
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Como faço para processar a Enel?

Para pedir a indenização, o consumidor deve registrar a situação nos canais de atendimento da Enel. Mas, atenção, é fundamental que o consumidor registre provas de que os aparelhos foram danificados por conta do apagão, o mesmo vale no caso de alimentos estragados. Essas provas devem ser fixadas à reclamação.
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Como pedir indenização por queda de energia?

Conforme a resolução, os clientes têm a opção de fazer a solicitação por meio de aplicativo, site, Central de Relacionamento ou loja da distribuidora. A empresa ressalta que o prazo máximo para ingressar com a solicitação é de até 5 anos a partir da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento.
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Tem como processar a Enel por falta de energia?

Para especialistas, os consumidores devem reunir documentos, vídeos e outras evidências que mostrem os prejuízos causados pela falta de luz para acionar a Enel judicialmente. Segundo advogados, além de cobrar danos materiais, os consumidores podem pedir ressarcimento por danos morais pela falta do serviço.
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