Como entrar contra a Enel?

Procurar a plataforma “consumidor.gov” Por meio desse serviço público, o consumidor pode registrar sua reclamação e a Enel responde o registro. Cadastre-se no site e registre sua reclamação. A Enel deverá responder no prazo de 10 dias.
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Como entrar com processo contra a Enel?

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 00 120 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado. No caso de reclamação de não atendimento, é necessário informar o número do protocolo registrado pelo canal de atendimento anterior. Antese de iniciar um pedido, por favor.
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É possível processar a Enel?

É possível processar a Enel? Sim, é possível processar a Enel se você tiver enfrentado problemas como cobranças indevidas, cortes indevidos de energia ou outros serviços inadequados que causem prejuízos.
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Como abrir uma ação contra o Enel?

Você pode entrar em contato pelo telefone 0800 72 73 110, em dias úteis, das 8h às 18h. Para agilizar, lembre-se de informar o número do protocolo do atendimento recebido anteriormente e o número da instalação disponível na conta de energia. Se preferir clique aqui para registrar a sua manifestação.
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Como colocar a Enel na justiça?

Os canais de atendimento para solicitar a indenização por danos elétricos são os seguintes: site: www.enel.com.br; telefone 0800 062 0196 ou nas lojas de atendimento Enel. Observação: Opte por receber a resposta da sua solicitação por e-mail, é mais rápido e seguro.
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Associação de restaurantes entra na Justiça contra Enel após apagão em SP | CNN 360°

Quanto tempo demora um processo contra a Enel?

Aneel pode intervir imediatamente na Enel, mas processo para quebra de contrato leva até um ano.
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Quanto a Enel paga por danos morais?

Em 2023/2024, todos os Tribunais Estaduais, e o STJ, tem arbitrado às indenizações por dano moral para o corte indevido da energia elétrica entre R$5.000,00 (0013513-74.2021.8.19.0202) e R$15.000,00 (0068626-07.2016.8.19.0002).
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Como pedir indenização a Enel?

Como e onde reclamar
  1. SMS: envie gratuitamente mensagem de texto do seu celular para o número 27373 com a palavra "luz" e o número da instalação que está sem energia. Por exemplo: luz 012345678.
  2. Pelo aplicativo da Enel, pelo site enel.com.br ou pelo WhatsApp, no número (21) 99601-9608.
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Como abrir um processo na Enel?

Canais de atendimento da Ouvidoria:​
  1. Teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8h às 18h)
  2. Por carta: pedimos enviar em envelope fechado mencionando “OUVIDORIA” para o endereço: Av das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17 andar, Vila Gertrudes, São Paulo, SP, CEP 04794-00.
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Como processar Enel por danos morais?

Procurar o Procon

Para isso, vá até o PROCON da sua cidade ou do seu Estado. Ele será responsável por intermediar o problema entre você e a Enel. O PROCON da sua localidade não representará você judicialmente, as tentativas de solução do problema serão administrativas.
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Quando o consumidor tem direito a indenização?

Para que seja caracterizado o dano moral no Direito do Consumidor, é necessário que exista uma relação de consumo estabelecida e que haja uma conduta ilícita do fornecedor de produtos ou serviços. Essa conduta pode envolver desde práticas abusivas de venda até a comercialização de produtos defeituosos.
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Quanto tempo posso ficar sem energia por lei?

A concessionária deve restabelecer o fornecimento de energia elétrica no menor prazo possível. Em áreas urbanas, o prazo máximo é de quatro horas, enquanto em áreas rurais, esse prazo pode ser de até oito horas. Se esses prazos não forem cumpridos, o consumidor tem direito a compensação financeira.
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Quanto tempo demora para receber indenização por danos morais?

O tempo de demora varia de acordo com os envolvidos bem como a situação, como documentos, necessidade de perícias e mais. Isso porque, é preciso analisar as partes envolvidas no processo. Além dos argumentos e documentação apresentada por cada um. Geralmente, existe uma média de um a três anos de duração.
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Quando devo processar a Enel?

Sempre que experimentar algum prejuízo em decorrência da falta de energia ou de alguma descarga elétrica, o consumidor deve, com a maior brevidade possível, procurar a empresa fornecedora de energia, relatando a ocorrência e pleiteando os ressarcimentos que entenda devidos.
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Quantos processos a Enel tem?

O Jusbrasil encontrou 42.657 processos que mencionam Enel, e que podem ser de pessoas diferentes com esse nome.
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Qual órgão fiscaliza a Enel?

Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. LISTA DA 41ª SESSÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO DE PROCESSOS AOS DIRETORES-RELATORES.
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Como entrar em processo contra a Enel?

Você pode entrar com uma ação judicial contra a Enel, pedindo uma indenização pelos danos materiais e morais que você sofreu por causa do apagão. Para isso, você pode contar com a ajuda de um advogado ou de um juizado especial cível, que atende causas de até 40 salários mínimos.
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Quanto tempo demora um processo contra Enel?

Em caso de vistoria, a Enel entrará em contato para informar a data e o turno da realização. O prazo máximo para execução é de até 10 (dez) dias corridos após o ingresso da sua solicitação.
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O que fazer se a Enel não resolve o problema?

Você também acessar este serviço pelo App Enel para IOS e Android, em nosso WhatsApp Elena (21) 99601-9608 ou pelo 0800 72 72 120.
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Como processar a empresa Enel?

Para pedir a indenização, o consumidor deve registrar a situação nos canais de atendimento da Enel. Mas, atenção, é fundamental que o consumidor registre provas de que os aparelhos foram danificados por conta do apagão, o mesmo vale no caso de alimentos estragados. Essas provas devem ser fixadas à reclamação.
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Onde processar a Enel SP?

Procon notifica Enel

Ao longo do procedimento, o Procon poderá solicitar documentos, realizar fiscalizações, entre outras medidas.
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Como fazer para ser ressarcido pela Enel?

Conforme resolução da Aneel, os clientes têm a opção de fazer a solicitação por meio de aplicativo, site, Central de Relacionamento ou loja da distribuidora. O prazo máximo para ingressar com a solicitação é de até 5 anos a partir da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento.
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Quanto tempo sem energia gera indenização?

A regra da Aneel prevê que a compensação seja feita em até 60 dias. Caso a compensação seja maior que a conta do mês, a diferença será abatida da conta subsequente. Se o consumidor estiver inadimplente, o ressarcimento deverá ser abatido da dívida total do cliente com a empresa.
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Quanto tempo demora o ressarcimento da Enel?

Após a inspeção, a concessionária tem 15 dias para dar uma resposta por escrito e 20 dias para fazer o ressarcimento; Sem inspeção, a Enel tem que fazer o ressarcimento em 15 dias após a solicitação do consumidor; O cliente não pode tentar consertar o equipamento sem permissão prévia da empresa.
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Pode processar por falta de energia?

A falta de fornecimento de energia elétrica, por um tempo maior do que o estipulado pelo artigo 176 da Resolução nº 414/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pode gerar indenização por danos morais, conforme entendimento de turmas recursais do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).
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