A Carteira de Identidade Nacional, ou RG, é outro documento válido para brasileiros que desejam entrar na Argentina. Este documento é amplamente aceito, especialmente em viagens terrestres, desde que esteja em bom estado de conservação e tenha sido emitido há menos de 10 anos.
A boa notícia é que, dentro do território brasileiro, a validade do RG não é um obstáculo. Mesmo com o documento vencido, você pode embarcar em voos domésticos, desde que o RG esteja em bom estado de conservação e sua foto permita sua identificação com clareza.
Pode entrar na Argentina com a certidão de nascimento?
RG ou passaporte
Para turistas brasileiros, os únicos documentos de viagem válidos para ingressar no território argentino são a Carteira de Identidade (física, não digital) ou o Passaporte.
RG ou PASSAPORTE – O RG precisa estar em boas condições de conservação e com foto atual. Embora o RG brasileiro não tenha uma “validade”, na prática, RGs com emissão superior aos 10 anos não estão sendo aceitos para entrada no país. A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) também é válida para entrar no país.
VIAJAR PRA ARGENTINA COM A IDENTIDADE VENCIDA? A MINHA VENCEU LÁ
Pode entrar na Argentina com documento vencido?
Pode entrar na Argentina com RG vencido? Não, não é possível entrar na Argentina com o RG vencido. As autoridades argentinas exigem que o documento de identidade (RG) esteja em bom estado de conservação e que a foto seja atual, de modo a garantir a identificação clara do viajante.
É ilegal a conduta de companhia aérea que impede o embarque de passageiro com destino a país do Mercosul, por apresentar documento de identificação com mais de 10 anos de emissão.
Não são aceitos documentos como CNH, identidade funcional, carteira de trabalho, cópias ou fotos de documentos. Links úteis: Acordo do Mercosul sobre Documentos de Viagem: [https://www.mercosur.int/documento/acordo-documentos-de-viagem/].
Aos visitantes de todos os países, mesmo como turistas, as autoridades migratórias argentinas têm solicitado, no momento da viagem, documentos como passagem de saída do país, comprovante de renda e quantidade de bagagem compatível com o período de permanência.
Os documentos obrigatórios para viajar ao Paraguai são RG e um passaporte brasileiro que esteja dentro do período de validade. Ao entrar no Paraguai, as autoridades deverão dar o carimbo no passaporte a partir do momento em que você entrar no país.
Não existe prazo de validade estabelecido em lei para os documentos de identidade (RG). Conforme a própria Constituição (art. 5º, II), ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude da lei.
Carteira de Trabalho (modelo físico com fotografia); DNI (Documento Nacional de Identidade); A CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica) agora é aceita no embarque de passageiros em trechos domésticos.
Na posse do boletim de ocorrência você deve se dirigir ao Consulado (Carlos Pellegrini 1363, no início da 9 de Julio) e fazer um documento gratuito e provisório chamado de Autorização de Retorno ao Brasil, ou ARB.
Como documentos de identificação, são aceitos passaporte válido ou RG com menos de 10 anos de emissão. Ambos devem estar em perfeito estado de conservação, sem dobras, cortes ou rasuras.
Com o aplicativo gov.br, você passa a ter uma carteira de documentos digitais no seu celular e diversos documentos que servem para te identificar vão estar disponíveis ali. Você só precisa acessar o aplicativo gov.br na sessão “Meus Documentos” e já pode usá-los em diferentes situações.
Os documentos para viajar para a Argentina não são um grande mistério para os brasileiros. Basta apresentar a carteira de identidade ou passaporte, que precisa de ter uma validade de no mínimo 6 meses a partir da data de entrada no país.
Para o caso de brasileiros(as) turistas, os únicos documentos de viagem válidos para ingressar no território argentino são a Carteira de Identidade (física, não digital) ou o Passaporte.
Como já reforçado anteriormente, brasileiros que planejam visitar a Argentina como turistas não precisam de visto. Eles podem entrar no país vizinho usando o RG ou passaporte. A carteira de motorista, no entanto, não é um documento válido para essa finalidade.
Documentos de identificação eletrônicos aceitos em voos domésticos. Documentos de identificação em suporte eletrônico podem ser apresentados pelos passageiros às empresas aéreas no momento do seu embarque em voos domésticos.
Brasileiros que visitem Paraguai ou Argentina deverão ter aceitos os documentos digitais de trânsito- de habilitação e do veículo- assim como acontece no Brasil.
Portanto, caso a identidade esteja mal conservada, rasgada, puída, a pessoa esteja irreconhecível na foto, tenha alterado a assinatura ou o nome em virtude de casamento ou divórcio por exemplo, o documento pode ser recusado.
O RG emergencial pode ser feito nas unidades de Guarulhos e Campinas, até 48 horas antes do embarque. Basta levar uma foto 3X4 e a passagem/bilhete de embarque para solicitar o documento provisório, que tem validade de 90 dias.