Como era a cidade de Tessalônica na época de Paulo?
No tempo de Paulo, a cidade era rica e movimentada. Atraía inúmeras pessoas de outras nações que vinham atrás de prosperidade. Isso trouxe também inúmeras religiões, ganância, exploração, manipulação política e imoralidade numa sociedade tipicamente escravagista.
A cidade era privilegiada por um porto, e pela mesma era cortada (passava) pela Via Egnata que ligava Roma a Bizâncio, o que fez Tessalônica tornar-se uma cidade próspera.
O Contexto Histórico: Tessalônica na Época de Paulo No século I, Tessalônica era uma cidade próspera e cosmopolita, um importante centro comercial na rota entre Roma e o Oriente. Com uma população diversificada, a cidade era um caldeirão de culturas e crenças religiosas, tornando-a um campo missionário desafiador.
É muito provável que a comunidade, em grande parte, fosse formada por escravos, sem direitos de cidadania. Tudo leva a crer, portanto, que os membros da comunidade de Tessalônica eram pessoas empobrecidas e sofridas, vivendo na periferia, em “extrema pobreza” (2Cor 8,2).
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
Os conversos tessalonicenses estavam entre os primeiros europeus a abraçar o evangelho e, por isso, foram perseguidos. Além disso, tinham muitas dúvidas quanto à Segunda Vinda.
Por que o apóstolo Paulo foi expulso de Tessalônica?
Alvoroçando as multidões: O mesmo aconteceu em Antioquia da Pisídia (Atos 13:45,50), em Icônio (Atos 14:2,5), em Listra (Atos 14:19) e em Tessalônica (Atos 17:5-8) Esta foi a quinta cidade de onde Paulo foi expulso por uma multidão enfurecida, agitada por líderes judeus invejosos.
Havia nela características que a identificava e a distinguia como uma igreja saudável. Para isto, a igreja dos tessalonicenses, evidenciava ser formada de crentes realmente eleitos e salvos por Cristo Jesus (1.3 e 4). As ações de graças de Paulo e de seus companheiros, eram dadas em razão do progresso de tais crentes.
Paulo escreveu 1 Tessalonicenses para os membros da Igreja em Tessalônica. Tessalônica era a cidade mais populosa e próspera na Grécia antiga, no reino da Macedônia, por dois fatores importantes: a cidade foi construída no melhor porto natural no Mar Egeu e estava localizada no principal caminho que ligava Roma à Ásia.
Nos séculos 16 e 17, houve uma Era de Ouro dos judeus em Tessalônica, que alcançaram um auge de desenvolvimento cultural e econômico. A fama dos rabinos de lá se espalhou por todo o mundo sefardita. Em 1908, os judeus da cidade eram nada menos do que 80 mil, a maioria da população.
O que Paulo pediu quando orou pelas pessoas de Tessalônica?
O Apóstolo Paulo queria fortalecer a fé dos membros da Igreja de Tessalônica. Ele ensinou-lhes a doutrina da ressurreição dos mortos na Segunda Vinda de Jesus Cristo, bem como o que fazer para prepararem-se para a Segunda Vinda.
Qual era o objetivo da carta de Paulo aos tessalonicenses?
Nesta carta, Paulo também procura responder a algumas questões que preocupam a comunidade de Tessalônica. Uma é o problema da vinda gloriosa de Cristo. Os tessalonicenses pensavam que essa vinda se realizaria logo, e se perguntavam: Os que já morreram, será que não vão participar desse grande acontecimento?
Religião: Do ponto de vista religioso Tessalônica era uma típica cidade da época: divindades romanas, divindades locais, cultos mistéricos do Egito e da Ásia Menor. Portanto havia politeísmo e sincretismo. Os judeus estavam presentes, tinham sua sinagoga (1Ts 2,14-16; At 17,2) e foram ativos contra a pregação de S.
Os bereianos eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se era verdade o que eles anunciavam.
Salonica, também conhecida como Tessalónica ou Tessalônica (em grego: Θεσσαλονίκη; romaniz.: Thessaloníki; "vitória sobre os tessálios") é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia.
No tempo de Paulo, a cidade era rica e movimentada. Atraía inúmeras pessoas de outras nações que vinham atrás de prosperidade. Isso trouxe também inúmeras religiões, ganância, exploração, manipulação política e imoralidade numa sociedade tipicamente escravagista.
Chegou em Tessalônica após haver viajado cerca de 175 km vindo de Filipos, onde havia sido ultrajado e preso com Silas. (Atos 17.2 e 1 Tess. 2.2). Ao chegar em Tessalônica, prontamente passou a pregar o Evangelho nas Sinagogas durante mais ou menos três semanas.
Jasão de Tarso, também Jasom, é um dos Setenta Discípulos. Ele aparece no Novo Testamento em Atos 17, quando sua casa foi utilizada como refúgio para Paulo, Silas e Timóteo, na Tessalônica.
Resumo. Em 380 o imperador Teodósio promulga o edito de Tessalônica no qual reconhece o cristianismo como religião oficial do Império. A esse edito seguem-se outros, sempre reforçando o primeiro, condenando o paganismo e as heresias e punindo até com a perda dos direitos civis aos que não professassem o cristianismo.
As epístolas paulinas [1Ts 2.1, 2, 9 p. ex.] sugerem que Paulo ficou em Tessalônica muito mais do que três semanas. De acordo com Fp 4.16, a igreja de Filipos repetidamente lhe mandava ajuda, e a epístola aos Tessalonicenses indica que Paulo tinha podido dar extensa instrução doutrinária aos cristãos tessalonicenses.
O que estava acontecendo na igreja de Tessalônica?
O chamado Massacre de Tessalónica ou Tessalônica foi um episódio de perseguição e violência contra os não-cristãos do Império Romano ocorrido no ano de 388, e que resultou na morte de 300, 500 ou 7000 pessoas, conforme as diversas versões do acontecimento.