Michelangelo foi um artista renascentista, considerado um dos grandes representantes do seu período. Ficou conhecido, principalmente, por suas esculturas, mas também era pintor, arquiteto e poeta. Michelangelo era originário de uma família aristocrática decadente: os Buonarroti.
Michelangelo tinha temperamento explosivo, era rebelde, desconfiado e com grande senso de liberdade. Era avarento, pedia sempre dinheiro antecipado diante das encomendas que recebia. Era provavelmente homossexual e não teve filhos e era muito apegado ao sobrinho Lionardo.
Michelangelo morreu em 18 de fevereiro de 1564, vítima de uma febre súbita. De acordo com relatos da época, faleceu com paz e tranquilidade em Roma, na companhia de Tiberio Calcagni, Diomede Leoni, Tommaso dei Cavalieri e Daniele de Volterra, assim como dois médicos que o auxiliavam.
Diz a lenda que Michelangelo, admirando seu Moisés, fascinado pelas formas muito realistas de sua imponente escultura, foi acometido por um violento acesso de raiva e exclamou a famosa frase “Perché non parli!? (Por que você não fala!?)”.
A "arte secreta" de Michelangelo - Uma história em 5 minutos #18
Por que Michelangelo odiava Leonardo da Vinci?
Michelangelo, 23 anos mais jovem que o rival, era irreverente, impetuoso e, não raro, malcriado. Sua intempestividade lhe rendeu brigas homéricas com os Médicis, a família florentina que patrocinava grande parte dos artistas da época. Discordava daqueles que viam em Leonardo um gênio.
O que Michelangelo comia? O que fazia parte da dieta de Michelangelo Buonarroti, um dos artistas mais famosos de todas as épocas? O gênio italiano alimentava-se de peixe, pão e muito vinho.
Tommaso dei Cavalieri (Roma, c. 1509 - Roma, 1587) foi um nobre e colecionador de arte da Itália. Nada se sabe sobre seus primeiros anos, mas é lembrado por ter sido um dos grandes amores de Michelangelo, seu aluno e também o destinatário de diversos poemas do mestre renascentista.
Viveu dramas políticos e ideais insólitos, amou à terra natal, Florença. Entregou-se às paixões proibidas da sua homossexualidade latente, muitas vezes dilacerando os sentimentos para proteger-se do seu tempo. Michelangelo buscava as respostas das tormentas da sua alma, era um homem instável e de arroubos tempestivos.
Procuravam, reinterpretar os Evangelhos à luz dos valores da Antiguidade Clássica, exaltando o ser humano como dotado de liberdade, de vontade e de capacidade individual.
Diversos historiadores relacionam as obras do artista renascentista a orientação sexual, com um nebuloso debate associado a possibilidade de Michelangelo ser gay.
Michelangelo era filho de Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni e Francesca di Neri di Miniato del Sera. Aos seis anos, ficou órfão de mãe e foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite, cujo marido era cortador de mármore, o que despertou nele a vocação de escultor.
O artista ficou muito conhecido por suas esculturas e por suas pinturas, mas realizou trabalhos como arquiteto e também escrevia sonetos. Entre alguns de seus trabalhos mais conhecidos estão Pietà, Davi e os afrescos que ele fez no teto da Capela Sistina.
Lorenzo de' Medici, impressionado com o trabalho do jovem artista, comentou que um sátiro tão velho não teria todos os dentes em sua boca. Michelangelo aceitou a crítica e rapidamente extraiu um dos dentes. A habilidade dele se tornou inquestionável para Lorenzo e assim Michelangelo ganhou seu primeiro patrono.
A Igreja de Santa Croce é a maior igreja franciscana do mundo e o autêntico panteão de Florença. A igreja abriga quase 300 tumbas, incluídas as de Michelangelo e Galileu.
Especialista em TDAH, anatomia do cérebro e ciência da Renascença, Catani diz em sua análise que da Vinci gastava "tempo excessivo planejando projetos", mas não perseverava. "TDAH pode explicar aspectos do temperamento de Leonardo e sua estranha e mercurial genialidade", ele fiz.
Qual a diferença entre Leonardo da Vinci e Michelangelo?
Isso porque, Leonardo se identificava muito mais com a visão objetiva de Aristóteles, que valorizava a investigação científica e a observação da natureza. Por outro lado, Michelangelo buscava as formas perfeitas e idealizadas, seguindo a subjetividade do filósofo grego Platão.
Durante o Renascimento italiano, quem era o artista de maior prestígio: Leonardo da Vinci, Michelangelo ou Rafael? - Quora. Certamente Leonardo da Vinci, talvez o maior gênio que a humanidade já teve, antes e depois de sua morte, inclusive até os dias atuais.
Os chifres na escultura “Moisés” são resultado de uma tradução da Bíblia Vulgata, onde a palavra hebraica “qaran” foi interpretada como “chifres”. Na tradição cristã medieval, essa iconografia foi amplamente adotada para representar a iluminação divina, uma característica que Michelangelo incorporou em sua obra.
O artista ficou para sempre com um nariz de aspecto "achatado", o que, para alguém que buscava a beleza ideal em seu trabalho, não deve ter sido muito agradável. Michelangelo teria sido agredido a golpes de bengala pelo vaidoso papa Júlio II, quando trabalhava na pintura da Capela Sistina.