Proposta pelo físico e cientista da computação Tim Berners-Lee em 1989, a primeira geração da web baseava-se em hiperlinks e era utilizada para, basicamente, exibir conteúdo estático com um design semelhante ao de páginas impressas. Vídeos eram raros.
A história da internet teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais.
A Web 1.0, frequentemente chamada de web estática, era caracterizada por suas páginas estáticas, interatividade limitada do usuário e um fluxo predominantemente unidirecional de informações. Durante essa era, os sites eram simples e ricos em texto, e o principal modo de interação era ler e clicar em links.
Então, com a construção de ferramentas, como o primeiro navegador web, a Web 1.0 teve seu início em 1991. Dessa forma, o desenvolvimento de sites e páginas na internet feitos através do Hypertext Markup Language (HTML).
A evolução dos websites é uma jornada contínua, impulsionada pela inovação e pelas necessidades em constante mudança dos usuários. Desde os primeiros sites baseados em texto até os modernos aplicativos interativos e responsivos, a web tem se transformado ao longo das décadas.
O primeiro website do mundo foi lançado por ele em 6 de agosto de 1991. O conteúdo simplesmente descrevia a forma de funcionamento dessa nova forma de conexão. O domínio era http://info.cern.ch , e até hoje está no ar em sua forma original.
O primeiro site do mundo está completando quase 30 anos, foi criado em 06 de agosto de 1991 por Tim Berners-Lee, físico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), responsável por inventar a World Wide Web (WWW) em 1989 e considerado o pai da Web.
O primeiro website nasceu no dia 6 de agosto de 1991 no escritório do engenheiro inglês Tim Berners-Lee, na época funcionário do CERN, o laboratório de pesquisas atômicas da Europa. Comumente confundida com a própria internet, a web se tornou uma plataforma de comunicação tão importante quanto o rádio e a televisão.
Atualmente, estamos vivendo a terceira geração da internet, conhecida também como Web 3.0. Agora, você sabe quais são as suas características? Além disso, quais são as diferenças para a Web 1.0 e 2.0?
WWW. Tim Berners-Lee, o criador do conceito de Web como conhecemos hoje, criou o primeiro navegador chamado WorldWideWeb, que funcionava só para textos e tinha acesso restrito aos acadêmicos do CERN (Organização Européia para a Investigação Nuclear).
A Web 1.0 surgiu em meados dos anos 90 e foi a primeira geração da internet comercial. Foi com ela que a internet se popularizou e através dela que surgiram os grandes portais.
A produção de conteúdo para web é o processo pelo qual as empresas e entidades oferecem informação, seja para solucionar uma dúvida ou problema, seja para prover entretenimento ou integrar a base de conhecimento dos usuários da internet.
Proposta pelo físico e cientista da computação Tim Berners-Lee em 1989, a primeira geração da web baseava-se em hiperlinks e era utilizada para, basicamente, exibir conteúdo estático com um design semelhante ao de páginas impressas. Vídeos eram raros.
A internet, sem dúvida, revolucionou a maneira como nos comunicamos e nos comportamos em sociedade. Com o seu advento e a subsequente evolução, o mundo se tornou mais interconectado, possibilitando o acesso a uma infinidade de informações e oportunidades inéditas.
O desenvolvimento web inclui criação, codificação e programação de sites e seus respectivos elementos e linguagens. Ele também envolve integração com sistemas e ferramentas, armazenamento de banco de dados, cibersegurança, entre outros, com o objetivo de estruturar cada detalhe de uma página da internet.
O primeiro endereço da página foi http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html, que se centrou em informações sobre o projeto, onde os visitantes poderiam aprender mais sobre hipertexto, detalhes técnicos para criar sua própria página e até mesmo uma explicação sobre como pesquisar informações na web.
Invenção da World Wide Web. O desenvolvimento da World Wide Web até 1991 começou em 1980, quando o inglês Tim Berners-Lee, um funcionário contratado do CERN - Organização Europeia para a Investigação Nuclear, na Suíça, desenvolveu o ENQUIRE, um projeto usado para reconhecer e armazenar associações de informações.
A Geração Internet (GI) é composta pelos indivíduos nascidos a partir da segunda metade da década de 1980 até a atualidade. Essa geração é marcada pelo uso intenso das tecnologias, principalmente a internet.