Por sua vez, as águas de Colossos eram frias e agradáveis, recebendo riachos que vinham das montanhas. As águas de Laodiceia eram mornas, sem a temperatura e os minerais para torná-las terapêuticas, nem frias e puras para o consumo.
Os aquedutos forneciam água mineral de fontes termais situadas 10 quilômetros ao sul. As águas chegavam a Laodiceia com uma temperatura morna, e seu sabor, devido ao alto teor de minerais, era sempre nauseante.
Laodicéia foi uma cidade na região da Frígia e Lídia, localizada a cerca de 60 km a leste de Éfeso. Era uma das mais importantes cidades da Ásia Menor. Tornou -se uma das primeiras sedes do Cristianismo. O local encontra-se atualmente em ruínas, e é chamado pelos turcos de Eski-hissar, castelo velho.
Laodiceia era uma cidade na Ásia Menor (atual Turquia) que existia durante o período bíblico. Ela era conhecida por sua prosperidade material, mas também por sua falta de disponibilidade de água. Essa característica da cidade é usada por Jesus na carta, ao comparar a igreja de Laodiceia com a água morna sem utilidade.
Os santos de Colossos estavam sendo influenciados por ensinamentos enganosos e práticas errôneas que ameaçavam sua fé. Os membros da Igreja de nossa época enfrentam dificuldades semelhantes.
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses.
Centro de ÁGUAS TÉRMICAS – A região era formada por três cidades: Colossos, Hierápolis e Laodiceia. Em Colossos ficavam as fontes de águas frias e em Hierápolis havia fonte de água quente, que em seu curso sobre o planalto (até chegar a Laodiceia pelos aquedutos) tornava-se morna.
A Igreja de Laodicéia era a igreja orgulhosa que achava que não precisava de nada, que tinha sabedoria suficiente para caminhar sem o tratamento de Deus. Por isso, precisava muito da sabedoria do Senhor, deixando de lado a sua sabedoria humana sem valor.
Quando um terremoto destruiu parte da cidade, em meados do primeiro século, os orgulhosos laodiceanos recusaram a ajuda de Roma. Eles mesmos quiseram reconstruir a cidade. Laodicéia era o centro da moda.
foi uma nobre selêucida casada com o rei Antíoco II Teos, de quem era prima. século III a.C. século III a.C. Laódice era neta de Seleuco I Nicátor, general de Alexandre Magno e fundador do reino selêucida.
Por sua vez, as águas de Colossos eram frias e agradáveis, recebendo riachos que vinham das montanhas. As águas de Laodiceia eram mornas, sem a temperatura e os minerais para torná-las terapêuticas, nem frias e puras para o consumo.
O grupo denominado nicolaítas, participava de uma seita que procurava difundir ensinos contrários ao Evangelho e aos ensinamentos já estabelecidos no início da era cristã. O objetivo era corromper as doutrinas das igrejas e perverter os costumes já existentes.
Laodiceia era uma antiga cidade localizada na Ásia Menor, na região que agora faz parte da Turquia moderna. Ela ficava na rota de importantes vias comerciais e era conhecida por sua prosperidade econômica.
A cidade de Laodicéia sofreu um terremoto em 60 d.C. e foi reedificada com recursos próprios, sem auxílio do governo romano. Parece que a igreja sentia a mesma atitude de auto-suficiência, perigosíssima num rebanho de ovelhas que precisa seguir o seu Bom Pastor!
Paulo não fundou essa comunidade, tudo indica que seu fundador tenha sido Epafras, a quem Paulo chama de “querido companheiro de serviço” (1,7) e “servo de Jesus Cristo” (4,12). A cidade de Colossos hoje é apenas um sítio arqueológico.
Anatólio de Laodiceia (início do século III - 3 de julho de 283) foi um clérigo romano de Alexandria, no Egito, do século III. Em 262, auxiliou na supressão pacífica duma rebelião em Alexandria e tempos depois foi ordenado e tornar-se-ia bispo conjunto de Cesareia.
E Laodiceia vem do Grego LAOS, “povo”, mais DIKÉ, “costume, lei, julgamento, punição”, dependendo do contexto. Parece que o povo dessa cidade da Ásia menor se considerava como um seguidor da lei.
Estava situada cerca de 15 quilômetros a sudeste de Laodiceia, próximo à grande estrada que ligava Éfeso ao Eufrates. Suas ruínas, localizadas na atual província de Denizli na Turquia, nunca foram escavadas.
Epístola aos Colossenses, Carta de Paulo aos Colossenses, ou abreviadamente Colossenses são alguns dos nomes pelos quais é conhecida a epístola atribuída ao apóstolo Paulo, redigida aos cristãos da Igreja situada em Colossas, uma cidade frígia da Ásia Menor, aproximadamente no ano 60 d.
O colostro é um líquido espesso e amarelado, rico em anticorpos que desempenham um papel fundamental na imunidade e desenvolvimento saudável do bebê. Geralmente, dura em torno de três a cinco dias, sendo substituído pelo leite maduro após esse período.