Na Grécia Antiga de 6.000 a.C, o sangue da menstruação era parte central de grandes festas chamadas Tesmofórias. Mulheres se isolavam de homens durante nove dias em um ritual de purificação, comendo alho para repelir os indivíduos do gênero oposto. Quando menstruavam, elas ofertavam o sangue para fertilizar a terra.
Regras, "aqueles dias", fluxo, mênstruo, menorreia, "chico"... São vários os nomes dados à menstruação, assim como também são muitas as crenças e ideias equivocadas a respeito desse assunto que, ainda hoje, é cercado de preconceito e desconhecimento.
A primeira menstruação da vida de uma mulher recebe o nome de menarca. Este evento ocorre habitualmente entre os 10 e 14 anos de idade. Aos 15 anos, mais de 95% das meninas já terão tido a sua primeira menstruação, motivo pelo qual essa é a idade considerada limite para o surgimento da menarca.
Quando começa a TPM? O mais comum é que a TPM tenha início de sete a 10 dias antes da menstruação, mas pode ocorrer antes disso, cerca de 14 dias antes. Apesar dos sintomas começarem tão antes do período menstrual, é durante os dias mais próximos da menstruação que eles se intensificam.
MENSTRUAÇÃO NA IDADE MÉDIA - Veja como as mulheres faziam no período menstrual
É normal ter 20 anos e nunca ter menstruado?
Os estresses físicos e emocionais e as atividades físicas extenuantes podem provocar ausência de menstruação. As disfunções hormonais precisam ser investigadas: menopausa, hiperprolactinemia, disfunções da tireoide, disfunções da adrenal, síndrome do ovário policístico, etc.
Qual é o nome dado a primeira e a última menstruação?
A menarca é a primeira menstruação, marca o limite entre a infância e a vida adulta e costuma ocorrer na adolescência. Já a menopausa é a fase em cessam os períodos menstruais.
Enquanto a menarca refere-se ao evento da primeira menstruação, a menstruação em si diz respeito à eliminação cíclica de sangue e tecidos do útero pelo canal vaginal.
Na Bíblia, a mulher é biologicamente impura por ter consumido o fruto proibido no Jardim do Éden. Durante a “Era das Trevas”, o catolicismo influenciou fortemente a forma que a população olhava para a menstruação. “Tornou-se uma coisa que fazia a mulher ser meio temida, a ponto de elas serem queimadas por isso.
Menstruação, também denominada período, é o corrimento fisiológico do mênstruo (tecido mucoso do revestimento interior do útero) pela vagina. Cerca de 80% das mulheres menciona sentir alguns sintomas antes da menstruação.
Como dizer que estou menstruada de forma elegante?
Diga algo simples, como: "Acabei de ficar menstruada e não estou me sentindo 100%." Você também pode falar algo como: "Aquela hora do mês chegou de novo..." e ele provavelmente vai entender. Muitos casais acabam inventando códigos engraçados para falar de menstruação.
O fluxo menstrual, como qualquer secreção do corpo humano (à exceção da lágrima e, em alguns casos, do suor) é visto como impuro. Por se tratar de sangue, símbolo da própria vida, são muito mais intensas as regras que recaem sobre ele. Nem todas essas regras têm valor negativo.
Mas o importante é fechar o corpo para não sair de lá biruta. Mulher de resguardo, grávida ou menstruada não pode ir em cemitério. Não é bom levar criança também não.
Algo semelhante era feito no Egito, com pedaços de papiro. Muito tempo depois, na Idade Média, eram usadas toalhas higiênicas feitas de retalhos. Essa alternativa foi adaptada e evoluída pelas mulheres ao longo dos anos.
A menarca, nome dado à primeira menstruação, ocorre geralmente entre 11 e 16 anos. A partir dela, todo mês o corpo feminino se prepara para a fecundação do óvulo. Quando não ocorre, o endométrio se desprende do interior do útero.
A estimativa para o tempo de gravidez depende da Data da Última Menstruação que chamamos de DUM, que corresponde ao primeiro dia de sangramento do último período menstrual referido pela mulher. As normas de cálculo são realizadas de acordo com proposto pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2006a).
É incomum este tipo de situação. No geral, as mulheres brasileiras entram na menopausa de 50 a 52 anos. As mulheres que continuam menstruando após os 55 anos ficam expostas aos efeitos dos hormônios, motivo pelo qual você deve estar sempre sendo acompanhada do ponto de vista ginecológico.
É possível engravidar depois de um ano sem menstruação?
A idade média da menopausa da mulher brasileira é entre 48 e 52 anos. A menopausa é o fim da fase reprodutiva da mulher. O risco de gravidez é nulo ou zero. Enquanto não completar os 12 meses sem menstruar, o risco de gravidez existe mas é baixo.
As causas para a ausência de menstruação além da gestação incluem estresse, baixo peso corporal, obesidade, síndrome do ovário policístico, uso de anticoncepcionais, doenças crônicas, problemas na tireoide e perimenopausa precoce.
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
A palavra menstruação tem como sílaba-raíz mens, mensis, que quer dizer mês, o que por sua vez, se associa à origem da contagem do tempo e Page 3 Introdução 4 às fases da lua. E a menarca, uma palavra proveniente do grego men, significando lua e mês, e arkhe, significando início e começo.