Segundo grau ou ensino médio? O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões. Mas não se preocupe, ambos os nomes remetem à mesma etapa de formação.
O ensino médio no Brasil (antigamente chamado de ensino de segundo grau) corresponde desde 1996 à etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para etapas posteriores da vida ...
A reforma educacional de 1971 também mexeu na organização das escolas. Até então, a educação básica era dividida em primário (com quatro anos de duração) e ensino médio (composto por ginásio e colegial, com oito ou nove anos). Foi com a reforma que se criaram o 1º e o 2º grau.
A educação básica é formada por três etapas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação superior, por sua vez, abrange os cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.
Como era chamado o ensino fundamental antigamente?
Em 1971, o ginásio foi fundido com o ensino primário, dando origem ao ensino de 1.º grau. Na sequência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, o ensino de 1.º grau foi substituído pelo ensino fundamental.
Anteriormente, o Ensino Médio era composto por 12 disciplinas, as quais os estudantes cursarvam ao longo das três séries da etapa, independentemente de seus interesses e necessidades de aprofundamento.
Segundo grau ou ensino médio? O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões. Mas não se preocupe, ambos os nomes remetem à mesma etapa de formação.
Formação acadêmica é a sua escolaridade, ou seja, geralmente refere-se ao seu estudo formal, que se divide em: Educação básica, Técnica e Superior. A Educação básica é o Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Ensino Técnico refere-se aos cursos técnicos e o Ensino superior à graduação e pós-graduação.
Não podemos deixar de citar o Programa Mobral, que por tempos tentou à sua maneira formatar uma Educação a Distância, e que na década de 80 acabou sendo substituído pela Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos, o Educar, que se considerava diferente, mas se baseava em muitos de seus trabalhos.
A educação escolar brasileira divide-se em dois níveis: I - Educação básica, que compreende a educação infantil (de 0 a 6 anos), O ensino fundamental (de 7 a 14 anos) e o ensino médio (de 15 a 17 anos).
Como era o ensino nos anos 1970 dentro das escolas?
A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.
Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.
Antes da reforma, a carga horária letiva anual era de 800 horas, totalizando 2400 horas nos três anos. No Novo Ensino Médio, essa quantidade muda para pelo menos 1000 horas por ano, para que a carga total seja ampliada para 3000 horas.
A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...
Antigamente, os graus de instrução eram definidos como 1º grau (Ensino Fundamental), 2º grau (Ensino Médio) e 3º grau (Ensino Superior). Atualmente, existem quatro níveis de grau de instrução que contribuem para a formação integral de um indivíduo.
Durante um longo período da história brasileira, o ensino secundário tinha como objetivo possibilitar o acesso dos jovens pertencentes à elite ao ensino superior e durante a Ditadura Militar o objetivo era preparar técnicos para atender as demandas do desenvolvimento econômico.
Assim, a principal diferença entre as modalidades de ensino é que o Ensino Médio regular oferece uma educação abrangente ao aluno e com foco nas áreas do conhecimento. Já o Ensino Médio profissionalizante busca promover um primeiro contato com o mercado de trabalho, principalmente nas áreas de tecnologia e indústria.
Ainda de acordo com Soares, o 4º ano do Ensino Médio será optativo e seu oferecimento será condicionado à existência de vagas. Ele não detalhou quais vagas. Nesta quarta, o governo estadual detalhou um plano para a retomada das aulas a partir de 8 de setembro de forma gradual e com rodízio de estudantes.
O ensino médio no Brasil (antigamente chamado de ensino de segundo grau) corresponde desde 1996 à etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para etapas posteriores da vida ...
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.