Há ainda o termo futtobōru (フットボール), derivado do britânico "football", mas este é pouco usado. O termo original, de origem chinesa, era Shūkyū (蹴球, literalmente chute-bola). Jogadores e torcedores do Júbilo Iwata celebram um gol na final da Copa da Liga Japonesa de 2010.
Kemari (em japonês: 蹴鞠) é um jogo parecido com o futebol, muito popular no Japão durante o Período Heian. Kemari foi revivido nos tempos modernos. A primeira evidência do kemari é de 644 d.C. Fontes indicam que o Kemari foi influenciado pelo esporte chinês Cuju.
Doze jogadores de cada lado tinham por objetivo chutar um crânio do adversário, mais tarde uma bola de couro, entre duas estacas de bambu. Uma variação do tsu-chu foi importada para o Japão com o nome de kemari. Agora a bola percorria por oito jogadores sem tocar o solo até as estacas.
A POPULARIZAÇÃO DO FUTEBOL NO JAPÃO, A HISTÓRIA DOS SAMURAIS AZUIS
O que significa tsu-chu?
O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2197 a.C.
Era um espetáculo chamado Kemari ( 蹴鞠keru=chutar, mari=bolinha), e consistia em sustentar “altinhas” em roda, num campo quadrado, com um tipo de árvore em cada canto: cerejeira, macieira, salgueiro e pinheiro. Não havia um número determinado de jogadores, sendo o mais comum entre 6 e 8, podendo chegar ao máximo de 15.
Harpasto (em latim: Harpastum) era um jogo atlético praticado por antigos romanos. A palavra harpastum em latim significa "lágrima" ou "rasgado a força". O harpasto era disputado por duas equipes em um terreno retangular demarcado e dividido pela metade por uma linha.
福 (fuku): Esta palavra significa “sorte” ou “fortuna”. Exemplo: あなたは福を持っています (Anata wa fuku wo motte imasu) – Você tem sorte. 幸福 (kofuku): Esta palavra significa “felicidade”. Exemplo: あなたは幸福です (Anata wa kofuku desu) – Você é a felicidade.
O nome oficial em japonês é Nippon koku ou Nihon koku (日本国), literalmente "País do Japão". A partir da Restauração Meiji até o fim da Segunda Guerra Mundial, o título completo do Japão foi o "Grande Império do Japão" (大日本帝国 Dai Nippon Teikoku).
Epísquiro (do grego antigo Ἐπίσκυρος, Epískyros; ou Ἐπίκοινος, Epíkoinos, 'bola comum') era um jogo com bola da Antiga Grécia. O jogo, que fomentava o trabalho de equipa, era feito por duas equipas, normalmente de entre 12 e 14 jogadores cada, com uma bola, e segundo as regras era permitido o uso das mãos.
História. Não se sabe ao certo como o futebol chegou ao Japão. O clube Kobe Regatta & Athletic Club, fundado em 1870, afirma ter realizado (e vencido) a primeira partida oficial de futebol no país, contra o Yokohama Country & Athletic Club, em 18 de fevereiro de 1888.
O judô e o karatê vieram a se tornar esportes internacionais. O sumô é considerado o esporte nacional do Japão e é muito popular. Tem aproximadamente 2.000 anos de história e pode se vangloriar de uma longa lista de profissionais que remetem a centenas de anos atrás.
Mehen é um dos jogos mais antigos do mundo, tendo sido encontrados vestígios de seu tabuleiro em escavações na pirâmide de Sacara, Egito, datados de 3000 a.C. O jogo possui aparência de uma cobra enrolada e seu nome é também o de uma divindade cobra da religião egípcia antiga.
Por volta de 5.000 a.C a 4.000 a.C foram criados o Senet e o Jogo Real de Ur. Ambos eram jogos de tabuleiro. O primeiro se tratava de um jogo estratégico envolvendo uma série de linhas e casas marcadas por hieróglifos. Ele é considerado como um possível antepassado do gamão.
Em 1967, o alemão refugiado nos Estados Unidos, Ralf Baer, criou o primeiro game que poderia ser jogado diretamente em um aparelho de televisão. O engenheiro já tinha essa ideia em sua cabeça desde 1951, no entanto, havia sido rejeitado pela empresa no qual trabalhava.
Muitas pessoas acreditam que o futebol foi criado somente pelos ingleses. Porém, ao ver como os samurais jogavam, com certeza podemos questionar se foi uma invenção exclusiva dos ingleses. Esse jogo se chamava kemari, mas tinha algumas diferenças com o futebol como o conhecemos no dia de hoje.
Tudo teve início na década de 30, nas orlas de Copacabana, no Rio de Janeiro. O futebol de Areia começou como uma brincadeira, apenas para lazer e diversão. Algumas pessoas praticavam como uma opção de atividade física, um tipo de esporte de Areia.
As origens da civilização japonesa são remotas e bastante imprecisas. Contudo, alguns estudos indicam que os primeiros ocupantes deste território apareceram no século III a.C.. Entre as várias culturas que surgem nesse período de formação, podemos destacar a existência dos Yayoi, Kyushu e Jomon.
De acordo a Fifa, o Harpastum é um jogo de origem militar que consistia em lançar e pegar uma bola, tirá-la das mãos dos adversários, utilizando golpes de luta livre, além de enganá-los. "Se o lançamento de um jogador fosse interceptado, o lançador provavelmente trocava e se tornava o homem do meio", conta a Fifa.
Com o nome de Tsu' Chu, o jogo consistia em chutar uma bola, feita de couro e recheada com penas e cabelos ou crinas, em direção a uma pequena rede fixada entre duas estacas de bambu.