Como era o absorvente antigamente?
As romanas utilizavam chumaços de lã macia. Na Grécia, pedaços de pano envolviam gravetos de madeira que facilitavam a inserção. Na Índia, introduziam fibras de vegetais e no Japão, pedaços de papel eram enrolados e formavam um "canudinho" semelhante à versão atual dos absorventes internos.Como era a higiene íntima na idade média?
A limpeza íntima era feita com folhas de sabugo de milho – ou com a mão mesmo.Como os povos antigos faziam a higiene menstrual?
Em Roma, há relatos de mulheres que usavam chumaços de lã como uma espécie de absorvente interno. Enquanto as gregas revestiam pedaços finíssimos de madeira com tecido e utilizavam esse recurso também internamente. Já as japonesas confeccionavam canudinhos de papel.Como surgiu a menstruação na Bíblia?
Na Bíblia, a mulher é biologicamente impura por ter consumido o fruto proibido no Jardim do Éden. Durante a “Era das Trevas”, o catolicismo influenciou fortemente a forma que a população olhava para a menstruação. “Tornou-se uma coisa que fazia a mulher ser meio temida, a ponto de elas serem queimadas por isso.MENSTRUAÇÃO NA IDADE MÉDIA - Veja como as mulheres faziam no período menstrual
Como a menstruação era vista na Antiguidade?
Se eles não saíssem, as mulheres ficavam doentes, já que o sangue poderia apodrecer ou ir para outras partes do corpo e pressionar órgãos vitais. Aristóteles menciona a menstruação como sendo igual ao fluxo de sangue de um animal sacrificado.Porque a mulher menstruada era considerada impura?
O fluxo menstrual, como qualquer secreção do corpo humano (à exceção da lágrima e, em alguns casos, do suor) é visto como impuro. Por se tratar de sangue, símbolo da própria vida, são muito mais intensas as regras que recaem sobre ele. Nem todas essas regras têm valor negativo.Como era menstruar na Idade Média?
Nessa época, a ideia era de que a menstruação era necessária e fazia bem para a mulher. Na Roma antiga, as mulheres eram consideradas impuras no período menstrual e todos queriam distância delas. Já na idade média, as mulheres mais puras repudiavam o sexo e, por isso, menstruavam direto, a vida inteira.Como era a higiene no período medieval?
Devido à falta de banhos regulares, a nobreza e a alta classe social recorriam ao uso excessivo de perfumes e aromas fortes para mascarar os odores corporais. A higiene oral era praticamente inexistente. As pessoas limpavam os dentes com panos. O resultado eram problemas dentários graves e mau hálito generalizado.Qual foi a pessoa mais velha a menstruar?
Embora sangramento vaginal após os 60 anos se concentre em um cenário relativamente incomum, uma vez que a maioria das mulheres entra na fase da menopausa por volta dos 45 a 55 anos, a circunstância inusitada foi vivida pela atriz Vera Holtz aos 63 anos.Porque na Idade Média não se tomava banho?
A História mostra que o banho na Idade Média era praticamente nulo. Além da precariedade dos sistemas de higiene, o novo comportamento religioso apresentava a prática como um ato desonroso e impuro. Para Vigarello, a água do banho é insinuante e perturbadora, porque supõe o toque com o corpo.Quantos banhos se tomava na Idade Média?
Pogroms foram feitos por toda a Europa para eliminar a “causa” da peste. Por essa época, a Igreja tratava imundície como um sinal de sacrifício e dizia que banhos eram lascivos, sensuais, e um hábito de judeus e islâmicos. Monges, dependendo da ordem, tomavam banho duas vezes por ano.Como era a higiene na época de Jesus?
A imundície era generalizada, porque lixo e dejetos eram despejados na rua. Havia latrinas públicas em algumas cidades, mas elas eram evitadas pelas condições repulsivas. Os moradores tinham penicos _ que despejavam pela janela, não raro sobre a cabeça de alguém.O que as Índias faziam quando estavam menstruadas?
Enquanto a discussão sobre uma possível licença menstrual ganha corpo no mundo, a tradição indígena já destaca a importância do alívio à sobrecarga da mulher, poupando-as de atividades do dia a dia como cozinhar e organizar a casa (os maridos ou filhos mais velhos se encarregam dessas tarefas).Quando chegou o primeiro absorvente no Brasil?
No Brasil, há relatos sobre proteções menstruais descartáveis a partir de 1930, com a chegada do Modess, uma marca de absorvente americana da Johnson & Johnson, a primeira a desenvolver esse modelo. Mas, apenas em 1974, o Brasil recebeu seu primeiro absorvente descartável adesivo.Porque chamam absorvente de mods?
Um desses acessórios lançado na década de 1940 foi apresentado como "Cinto Modess", que consistia de uma estreita faixa rente à cintura com dois elásticos presos com uma presilha, os quais partiam do umbigo e atravessavam a virilha até o cóccix, acoplando o absorvente.O que era proibido na Idade Média?
Muitas leis da Idade Média buscavam restringir o consumo excessivo de comida e bebida — das pessoas mais pobres, é claro. Por isso, em 1336, uma lei foi promulgada para proibir que as pessoas recebessem mais do que dois pratos de comida durante uma refeição.Como era o banheiro na Idade Média?
O banheiro era comunitário e não necessariamente havia diferenciação de gênero. Todos se sentavam lado a lado em uma latrina coletiva. Ali as pessoas faziam suas necessidades enquanto interagiam, debatiam assuntos diversos e, até mesmo, realizavam banquetes.Como escovavam os dentes na Idade Média?
A população medieval tinha por hábito esfregar os dentes e as gengivas com panos de linho ásperos. Pastas caseiras como a feita da junção de sal com sálvia moída eram comuns. Além de limpar os dentes, essas pastas colocadas nos panos contribuíam para o branqueamento dental e para um hálito fresco.O que a Bíblia diz sobre menstruação?
Levítico 15:19-20, 25-27“Quando uma mulher tiver o fluxo de sangue da menstruação, ficará impura por sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até o entardecer. “Tudo sobre o qual ela se deitar durante a sua menstruação ficará impuro, e tudo sobre o qual ela se sentar ficará impuro.