O maracujá, natural das zonas tropicais das Américas, é nosso! E deve esse nome aos índios tupis. Para eles era um Mara kuya (alimento na cuia) - pelo formato arredondado e sua casca grossa, que parece mesmo com uma cuia. Os espanhóis levaram com eles, à Europa, a fruta e o nome.
A maioria das espécies de maracujazeiro tem origem na América Tropical, envolvendo o Brasil, a Colômbia, o Peru, o Equador, a Bolívia e o Paraguai, embora existam espécies nativas em países que vão dos Estados Unidos até a Argentina, além da Ásia, da Austrália e da China.
A primeira referência ao maracujá no Brasil foi em 1587 no Tratado Descritivo do Brasil como "erva que dá fruto". Maracujá é uma denominação indígena, de origem Tupi, que significa "alimento em forma de cuia". Porém, foi NIC. MONARDIS quem, em 1569, descreveu a primeira espécie do gênero Passiflora, a saber P.
O maracujá também é conhecido como fruto da paixão ou flor da paixão. O termo paixão vem da associação das estruturas das flores e da planta do maracujá à Paixão de Cristo.
O pé de maracujá começa a produzir frutos cerca de um ano após o plantio. Os frutos devem ser colhidos quando estiverem maduros e caírem facilmente da planta. Para evitar a danificação do alimento durante a colheita, utilize tesouras de poda limpas e corte o pedúnculo com cuidado.
O maracujazeiro é uma planta trepadeira de fácil cultivo, que necessita de pleno sol e disponibilidade hídrica para se desenvolver. Em condições ideais, as árvores crescem até 6 metros por ano e geram frutos de seis meses a nove meses após o plantio. Os pomares comerciais podem produzir até duas safras ao ano.
O maracujá, natural das zonas tropicais das Américas, é nosso! E deve esse nome aos índios tupis. Para eles era um Mara kuya (alimento na cuia) - pelo formato arredondado e sua casca grossa, que parece mesmo com uma cuia. Os espanhóis levaram com eles, à Europa, a fruta e o nome.
Quantos litros de água é necessário para um pé de maracujá por dia?
Conforme resultados de pesquisas, você pode irrigar com 16,8 L de água por planta por dia (7,5 mm por dia), assim distribuído: Na fase inicial – Até aos 90 dias após o transplantio das mudas, o consumo médio diário de água é de 2,9 L por planta (1,3 mm por dia).
Na falta das abelhas polinizadoras o custo do agricultor aumenta, pois, o método de polinização manual deve ser incrementado. Quando a flor não é polinizada não ocorre a formação do fruto, que ocasiona o abortamento floral (Figura 2).
O principal agente polinizador natural do maracujá, no Brasil, é a mamangava, uma abelha do gênero Xylocopa, que vive em mourões podres e nas matas. Quando elas visitam a flor do maracujazeiro, em busca do néctar, encostam seu dorso nos estames onde estão os grãos de pólen.
O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá. A produção nacional, no ano de 2020, de acordo com o IBGE, foi de 690.364 toneladas, os principais municípios produtores são: Livramento de Nossa Senhora (BA), Viçosa do Ceará (CE), Tianguá (CE), Ubajara (CE) e Ibiapina (CE).
Righetto Rolim, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Vegetal do Instituto Biológico, o enrugamento e queda de frutos de maracujá antes do amadurecimento podem estar associados a diversas causas, mas as mais comuns são a mosca-das-frutas e os percevejos.
(1986) sobre distribuição de raízes do maracujazeiro, mencionando que a maior concentração das suas raízes se encontra entre 0,30 e 0,45 m de profundidade; contudo, verificaram-se diferenças expressivas entre a máxima (0,900 kg planta-1 de K2O) e as demais doses de potássio.
Segundo o historiador Henrique Carneiro, o maracujá é uma fruta brasileira, conhecida quando os colonizadores chegaram ao país. Mas os europeus resolveram rebatizar a fruta por causa da flor, que pelas características lembram a Paixão de Cristo.
Você sabia que "Maracujá" em inglês é "Passion Fruit" (Fruta da Paixão)? Conheça e ensine essas e centenas de outras palavras em Português, Inglês, Espanhol e Italiano para bebês e crianças de uma forma lúdica e divertida com a série Coloreba.
A flor de maracujá, também conhecida como flor-do-maracujá ou passiflora, é a flor da planta de maracujá, que pertence ao gênero Passiflora. Com uma aparência verdadeiramente única, essa flor é famosa por suas pétalas exuberantes e estruturas intricadas.
Como a frutificação do maracujazeiro ocorre em ramos novos, deve-se efetuar a poda, de modo a possibilitar produções satisfatórias. Os ramos produtivos crescerão livremente em direção ao solo, tendo que ser podados a 20 cm de distância do solo.
O período de início de colheita se dá de 6 a 9 meses após o plantio definitivo, em função das condições climáticas. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão permitem início de colheita mais precoce, em torno de 6 meses. O maracujazeiro tem longo período de safra.