Na genealogia do Evangelho de Lucas, aparece Jesus (VIhsou/j, traduzido como Josué, em português), filho de Eliezer (3:29). Jesus, chamado Justo, era também o nome de um dos companheiros de Paulo, sendo mencionado em Colossenses 4:11. Josué é chamado de VIhsou/j, em Atos 7:45 e Hebreus 4:8.
Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.
Yeshua Hamashia significa Jesus o Cristo ( do grego Χριστός (Khristós) ) ou Messias ambas palavras que traduzem UNGIDO. Um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje.
A vinda de Jesus - Yeshua, como era chamado pelos Seus primeiros discípulos - foi anunciada não só pelos Patriarcas e Profetas, mas também é revelada nos vários tipos messiânicos e também nas analogias e alegorias do Velho Testamento.
Jesus explicou quem Ele era antes da criação do mundo.
Quais são os 7 nomes de Jesus?
Cinquenta nomes e títulos de Jesus Cristo
Salvador. “Porque também para isso trabalhamos e somos injuriados, porquanto esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” (1 Timóteo 4:10).
Na genealogia do Evangelho de Lucas, aparece Jesus (VIhsou/j, traduzido como Josué, em português), filho de Eliezer (3:29). Jesus, chamado Justo, era também o nome de um dos companheiros de Paulo, sendo mencionado em Colossenses 4:11. Josué é chamado de VIhsou/j, em Atos 7:45 e Hebreus 4:8.
Para eles era nome comum e vulgar; para Cristo foi peculiar e, segundo o profeta havia predito, próprio e singular, porque da maneira que de Cristo se disse, a ninguém lhe convém mais do que a Ele, pois não há em outro alguma saúde'.
Na época de Jesus Cristo, não existiam sobrenomes. Para se referir a alguém, era comum dizer a cidade onde a pessoa tinha nascido e vivido ou quem era o pai. Nos evangelhos, Jesus é chamado de “Jesus de Nazaré”, “Jesus, o nazareno”, “Jesus, o filho do carpinteiro” ou “Jesus, o filho de José”.
Emanuel (em hebraico: עמנואל; Deus Conosco (Immanu'El); em latim: Emmanuel; em grego: Ἐμμανουήλ) é um nome profético citado em Mateus 1:23 ("E ele será chamado Emanuel, que significa, Deus conosco") para se falar a respeito de Jesus, o Cristo, por este ter cumprido dezenas de profecias que anunciavam a vinda do Messias ...
Quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente.
Por isso mesmo ele é chamado por eles frequentemente de “rabi”. Esse termo, que poderia ser traduzido como “senhor meu mestre”, era o mesmo título usado também pelos sábios fariseus, os doutores da Lei, isto é, os primeiros rabinos. Esse era o modo como naquela época os discípulos chamavam seus instrutores na tradição.
21 nomes de Jesus em uma música... 1) O bebê de belém 2) homem de dor 3) Consolação de israel 4) Rei das nações 5) A semente prometida 6) Príncipe da paz 7) o caminho, 8) a verdade e 9) vida 10) Deus conosco, 11) cordeiro de Deus, 12) meu redentor 13) Meu Jesus 14) O leão de judá, 15) yeshua 16) Meu juiz, 17) mediador, ...
São Pedro foi o primeiro a ser chamado por Jesus, com seu irmão André (Lc 6,14). Jesus o convidou para deixar o barco na praia e ir caminhar com Ele, pois o faria pescador de homens.
Independentemente de crenças religiosas, “Jesus Cristo” é, de fato, um nome universalmente reconhecível. No entanto, esse não é, nem de longe, o nome original da principal figura do cristianismo. A nomenclatura correta, no caso, é Yeshua, um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou “salvação”.
Resumindo, Jesus era trilingue. Falava um pouco de grego para dirigir-se aos estrangeiros e aos romanos, lia as Escrituras em hebraico e falava o aramaico, sua língua materna.
Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.
Alguns outros títulos de Jesus: Emanuel (Deus conosco) - Mateus 1:23; Filho do Homem-Mateus 25:31; Filho de Davi - Lucas 20:41; Filho de Deus - João 1:34; Senhor - Atos 2:36; Verbo - João 1:1; Servo - Filipenses 2:7; Cordeiro de Deus - João 1:29; Sumo Sacerdote - Hebreus 7:26, 8, 6; Mediador - 1 Timóteo 2:5; Juiz - 2 ...
No caso de Jesus, a forma Ἰησοῦς (Iēsous) é simplesmente a adaptação do nome Yeshua para o sistema fonético e gramatical da língua grega — em outras palavras, a forma dada ao nome de modo que ele possa ser soletrado e pronunciado mais facilmente por falantes de grego.
Onde está escrito na Bíblia que o nome de Deus é Jeová?
Na Bíblia, em Êxodo 3:14 o próprio Jeová descreve a essência do seu nome. Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יה-וה; ou seja, HVHY. Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יה-וה.
Independentemente de crenças religiosas, "Jesus Cristo" é, de fato, um nome universalmente reconhecível. No entanto, esse não é, nem de longe, o nome original da principal figura do cristianismo. A nomenclatura correta, no caso, é Yeshua, um termo de raiz hebraica que significa "salvar" ou "salvação".
Entretanto, disse que, “como disse Manuel de Tuya, O.P., não há oposição entre ambos os nomes, 'porque o nome que se anuncia em Isaías (Emanuel) é o nome profético de Cristo, e o nome de Jesus é seu nome próprio e pessoal.